segunda-feira, 30 de junho de 2014

É tempo de viver sem medo - Eduardo Galeano

"O medo ameaça: Se ama, terá AIDS.

Se fuma, terá câncer.

Se respira, terá contaminação.

Se bebe, terá acidente.

Se come, terá colesterol

Se fala, terá desemprego..."




 Maria da Penha Neles

30 de Junho na história

1821 - Dia do Argoim     

Para vingar a morte do pai, Lampião cai no cangaço. Até sua morte em 38, criará uma legenda de bandido-justiceiro e gênio militar.

Escravos das Minas Gerais          
1699:
Tropa de Morais Novarro ataca os Janduim do Jaguaribe, CE.
1887: 
Congresso Republicano Federal, no Rio.
1921:
Fundação do PC da África do Sul.
1941:
Stálin forma o Comitê de Defesa do Estado, para coordenar a Grande Guerra Patriótica contra a invasão da URSS pelos nazistas.
1960:
Independência do Congo, ex-colônia belga.
1962:
Jovens católicos de esquerda fundam a AP (Ação Popular).
1973:
O Congresso dos EUA, sob forte pressão pacifista, vota a suspensão do bombardeio do Camboja.
1977:
Geisel cassa o dep. Alencar Furtado, líder do MDB na Câmara e do Grupo Autêntico, por sua fala de 27/6 na TV.
Alencar
Furtado
1978:
O candidato presidencial da oposição, gen. Euler Bentes, reúne 3 mil em S. Paulo.
1980:
1ª visita do papa ao Brasil: reúne até 1 milhão e recebe ativista operário de S. Paulo.
1987:
Quebra-quebra de 62 ônibus no Rio revoga aumento da tarifa.
1996:
Preso em Altamira, PA, Darli Alves da Silva, foragido em 93, pela morte de Chico Mendes.
2002:
O Brasil derrota a Alemanha por 2 a 0 em Yokohama (Japão) e torna-se pentacampeão mundial de futebol.

Vermelho

domingo, 29 de junho de 2014

Vaia ao Hino do Chile: a torcida brasileira que nos envergonha para o mundo


O que leva uma pessoa a vaiar o hino de outro país enquanto ele é executado em um jogo de Copa do Mundo? Entendo que, em bando, os seres humanos não raro ficam mais idiotas. Isso é facilmente comprovável, por exemplo, por algumas torcidas organizadas que compensam suas frustrações cotidianas e reafirmam identidades de forma tosca através da violência.
Contudo, não são as torcidas organizadas que preenchem as arquibancadas dos estádios de futebol nestes jogos da seleção (aliás, se fossem, ao menos empurrariam o time o tempo inteiro ao invés de ficarem em silêncio, com cara de susto e medo, diante de momentos tensos), mas grupos com maior poder aquisitivo, dado o preço de boa parte dos ingressos.
Renda pode até estar diretamente relacionada à obtenção de escolaridade de melhor qualidade. Mas escolaridade definitivamente não está relacionada com educação. Ou respeito. Ou bom senso. Ou caráter.
E considerando que, provavelmente, muitos dos que vaiaram o hino do Chile quando executado à capela foram os mesmos que, minutos depois, estavam cantando “sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor'', posso concluir que o sujeito é guiado pela aversão do estrangeiro característica da xenofobia. Aversão potencializada e exposta pela covarde sensação de segurança por ser maioria e estar em casa.
Vaiar o hino do adversário não é uma brincadeira. Muito menos uma catarse coletiva, uma indignação contra a cantoria à capela do outro. Nem ajuda na partida. Pelo contrário, mostra para o mundo que está assistindo pela TV que nós, brasileiros, podemos ser tão preconceituosos quanto os preconceituosos que, não raro, nos destratam no exterior simplesmente por sermos brasileiros.
Aos vizinhos chilenos, portanto, peço que nos perdoem. Parte de nossos conterrâneos não sabe o que faz.

29 de Junho na história

 1920 - Dia do Lampião 

Para vingar a morte do pai, Lampião cai no cangaço. Até sua morte em 38, criará uma legenda de bandido-justiceiro e gênio militar. 

Lampião e seu bando    
 
1823:
Nossa 1ª Constituinte isenta seus próprios atos de sanção imperial. D. Pedro I acha ruim.
  
1958:
A seleção brasileira vence a Suécia por 5 a 2 e leva a Copa do Mundo. Pelé, Garrincha e Didi heróis nacionais. Em 1962, no mesmo dia, vem o bi, no Chile.

Garrincha,
o drible
inesquecível
  
1966: 
Os EUA bombardeiam as cidades norte-vietnamitas de Hanói e Haifong.
  
1967:
Israel, vitorioso na Guerra dos 6 Dias, ocupa a parte oriental de Jerusalém.
  
1972:
A Suprema Corte suprime a pena de morte nos EUA; 4 anos depois, a pena é restaurada e já vitimou 700 cidadãos, na maioria não-brancos. Os EUA são o único país ocidental a manter a pena capital.
  
1989:
Passeata das 3 mil grevistas da fábrica De Millus, no Rio, na maioria adolescentes, contra as "revistas íntimas".
  
1995:
6 agricultores e um PM morrem em conflito pela terra em S. Félix do Xingu, PA.
  
1997:
O MEC faz o 2º Provão para avaliar escolas superiores, sob contestação da UNE.
  
1997:
Condenados os 3 fazendeiros mandantes da morte do pe Josimo, da CPT-TO, em 1986.

Vermelho

Brasil elimina Chile e se classifica para as quartas-de-final

Após muito sofrimento na tarde deste sábado (28) no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, a seleção canarinho derrotou os chilenos nos pênaltis e agora espera o vencedor de Colômbia e Uruguai para seguir na luta pelo hexa.

Por Thiago Cassis


O Brasil começou a partida pressionando muito os chilenos e logo aos 19 minutos David Luiz abriu o placar desviando a bola para as redes dentro da pequena área.

Com a necessidade da equipe chilena ir para o ataque o que se esperava era uma vitória brasileira por mais gols. Não foi o que aconteceu.

O Brasil teve mais uma vez dificuldades para encaixar boas bolas para os atacantes e aos 32 minutos do primeiro tempo, em uma saída de bola errada de Hulk, o craque chileno Alexis Sánchez empatou a partida. Dai pra frente a equipe brasileira ficou nervosa e pouco criou no restante do primeiro tempo.

No segundo tempo a seleção brasileira foi muito bem marcada, e apesar de maior posse de bola não conseguia criar grandes chances de gol. Uma dos bons momentos brasileiros aconteceu aos 38 minutos do segundo tempo em jogada individual de Hulk, o atacante chutou forte para defesa do bom goleiro chileno, Bravo.

A partida foi para prorrogação. O Brasil tentava de todas as formas chegar ao gol, porém com os mesmos problemas de partidas anteriores. Nosso meio-de-campo desorganizado não consegue articular boas jogadas e colocar os atacantes em posição privilegiada para marcar os gols. Neymar precisava buscar a bola muito atrás e Jô, que substituiu Fred ainda no tempo regulamentar, ficava muito isolado na frente. Oscar esteve em dia apagado.

O grande susto brasileiro aconteceu aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação, a um minuto do final da partida, em boa jogada o chileno Pinilla acertou o travessão brasileiro. Mas não dava mais tempo para o desempate.

A dramática batalha do Mineirão foi então para os pênaltis.

David Luiz bateu o primeiro e converteu. Na sequência Julio César defendeu a cobrança de Pinilla. William desperdiçou sua cobrança chutando pra fora, mas para alívio dos brasileiros Julio César, em dia inspirado, defendeu mais uma cobrança.

Foi então a vez de Marcelo bater bem para fazer mais um para o Brasil. Logo depois o meio-campista Aránguiz fez o primeiro gol chileno. Foi quando o silêncio se abateu sobre o Mineirão. Hulk chutou forte, mas no meio do gol, e Bravo com as pernas conseguiu fazer a defesa. E o que parecia quase impossível aconteceu, Marcelo Díaz empatou para os chilenos.

Era a vez do maior craque do Brasil nessa Copa fazer sua cobrança. E Neymar não decepcionou, bateu bem e colocou a seleção de novo a frente no placar. A estrela do arqueiro brasileiro brilhou mais uma vez e Gonzalo Jara chutou seu pênalti na trave, garantindo a seleção brasileira na próxima fase da Copa do Mundo. 

Nova Londrina deve ganhar unidade do Sesc/Senac

Deputado Teruo Kato: A cidade de Nova Londrina e toda microrregião estão crescendo muito, a construção do Sesc/Senac na cidade irá alavancar ainda mais o desenvolvimento regional

Prefeito Dornelis e deputado Teruo Kato mostrando algumas áreas disponíveis para construção do Sesc/Senac na cidade

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Paraná, Darci Piana, esteve ontem de manhã na cidade de Nova Londrina, reunido com o prefeito Dornelis Chiodelli e vereadores para dar informações sobre o trâmite de construção de uma unidade do Sesc/Senac no município.

“O primeiro passo para construção é o repasse da área para o Sesc/Senac, só depois poderemos elaborar o projeto da unidade no município”, destacou Piana.

Piana disse ainda que são 23 unidades em todo o estado em processo de construção ou de licitação pública. “Nós temos interesse na construção dessa unidade em Nova Londrina”, disse o gestor que conheceu as áreas que estão sendo disponibilizadas pelo município.

O prefeito Dornelis enfatizou a importância da instalação do Sesc/Senac no município. “Toda a região será beneficiada com os cursos ofertados, além de ser uma opção de lazer”, disse o prefeito que deve enviar ainda essa semana o projeto de Lei para apreciação dos vereadores, indicando a área para construção e pedindo o repasse da área para o Sesc/Senac do Paraná.

Piana esclareceu que a área deverá ser grande o suficiente para a instalação dos aparelhos de aprendizagem e lazer que fazem parte do sistema Sesc/Senac.

“A unidade será de acordo com o terreno repassado, com a conclusão da unidade boa parte dos cursos ofertados pelo Senac será aplicada na cidade”, disse Piana, que adiantou que os investimentos na construção e aparelhamento da unidade em Nova Londrina podem chegar a R$ 14 milhões, dependendo do projeto indicado.

O deputado Teruo Kato, presente na reunião, falou do trabalho que vem sendo realizado para concretizar a construção do Sesc/Senac em Nova Londrina. “A cidade de Nova Londrina e toda microrregião estão crescendo muito, a construção da unidade na cidade irá alavancar ainda mais o desenvolvimento regional”, disse o parlamentar.

A cidade de Nova Londrina e toda microrregião são atendidas pela unidade de Paranavaí. Com a construção da unidade no município a população dessa região terá acesso mais fácil aos serviços ofertados pelo Sistema Sesc/Senac.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Vico, secretários municipais, vereadores e diretores do Sesc/Senac de Paranavaí.     

Diário do Noroeste

sábado, 28 de junho de 2014

Há 50 anos, a primeira mulher negra era coroada miss no Brasil

A carioca Vera Lúcia Couto enfrentou o racismo, subiu na passarela e recebeu a faixa de Miss Guanabara há 50 anos. Foi a primeira miss negra eleita no Brasil. Em 27 de junho de 1964, na passarela, ela ouviu gritos, vaias e outras manifestações racistas.


"Eu sabia que eu estaria representando uma raça, então, isso me deu muita força para enfrentar o que veio", disse em entrevista ao Repórter Brasil, na TV Brasil. "Tinha uma moça que gritava, corria por entre as mesas, dizendo 'sai dai sua criola, seu lugar é na cozinha'", relatou. Quando venceu o concurso, ela revela que o sentimento foi apenas um: medo. 
A carreira de Vera Lúcia não parou no concurso de Miss Guanabara. Ela conquistou o segundo lugar no Miss Brasil e o terceiro no concurso de Miss Beleza Internacional. A ela é dedicada a música Mulata Bossa Nova, de João Roberto Kelly.

Fonte: Agência Brasil

28 de Junho na história

1874 - Dia da vitória dos mucker              

600 soldados atacam a comunidade mística camponesa dos mucker (beatos), no morro do Ferrabrás, S. Leopoldo, RS. Recebidas a bala, perdem os canhões e batem em retirada, com 4 mortos e 41 feridos.

João Jorge e Jacobina Maurer, iniciadores do levante Mucker

1720:
Revolta de Vila Rica, contra os impostos sobre o ouro de MG. Com Filipe dos Santos à frente, 2 mil homens vão a Mariana. O governador, pressionado, finge ceder para melhor reprimir.
1821: 
Motim do 1º Batalhão de Caçadores de Santos, SP, dito da Fome, contra o atraso nos soldos e o jugo português.
1890:
Decreto racista proíbe entrada de imigrantes africanos e asiáticos.
1908:
O navio Kasato Maru traz ao Brasil 781 imigrantes japoneses. Começa a última grande leva migratória para a lavra do café.
1914:
Atentado em Sarajevo, Bósnia, mata o herdeiro do Império Austríaco e fornece pretexto para o início da 1ª Guerra Mundial.
1918:
Desembarque de marines dos EUA no Panamá.
1945:
A Polônia torna-se República Socialista (até 89).
1959:
JK rompe com o FMI em nome da soberania nacional. Roberto Campos sai do governo.
1985:
Sarney envia emenda (votada em 22/11 no Congresso) que convoca a Constituinte.
1997:
Exumados em Vallegrande, Bolívia, os restos do guerrilheiro Ernesto Che Guevara.
Capa de
Henfil
para 
O
Pasquim
1985:
O governo racista proíbe viagem de d. Evaristo Arns à África do Sul.
1990:
A Câmara aprova a Lei de Defesa do Consumidor, projeto do dep. Joci Góes.
2000:
Cientistas da Inglaterra e EUA anunciam ter decifrado o genoma humano.

Vermelho

Thalia Costa - A Bela da Semana


Como não nos rendermos diante da beleza e realeza incondicional contida nestas mulheres dos cabelos cor de ouro? Como não nos prostrarmos diante destas dádivas esculpidas propositalmente para nos roubar a atenção? É um espetáculo a parte quando elas passam diante de nós tais como musas a desfilar na passarela e nós, delirantes espectadores, ficamos extasiados pela reação de suas impecabilidades. Rendemo-nos, a mulher é definitivamente o maior espetáculo da terra...

A supremacia que vemos na bela que hora temos a honra de homenagear, serve para dar seqüência ao show feminino que semanalmente aqui apresentamos, eis que do recanto das belas vem Thalia Costa, ela que absolutamente linda, ocupa o pedestal das imortais divindades que aqui prestamos culto. Ela que no fascínio da juventude da mulher escreve uma história promissora onde a feminilidade de sua imagem revela que ainda tem muito a encantar e seduzir.

Encanta-nos por sua formosura, pelos detalhes que contribuem para a constituição de uma bela mulher, daquela que tem e que sabe o valor e a conseqüência de ser bonita, Thalia é a personificação da própria beleza, é a tradução correta daquilo que não conseguimos definir em palavras, sua imagem declara e mostra o poder e a magia envolvente e sedutora da qual só a mulher tem e proporciona.

Em torno das mulheres estão nossos propósitos, é em torno de beldades com a grandeza de Thalia que o mundo torna-se maleável, é diante de musas de beleza envolvente que a humanidade se prostra, pois, a sedução está de maneira fiel, retratada na imagem de uma bela mulher, e semelhante a isto, está ela que hora homenageamos, uma vez que sua impecável imagem fala por si só.

Ela é um colírio natural que nos vivifica os olhos, é presente a nos favorecer as pupilas, ela é prova incontestável do quanto esta região é um berço onde nasceram e tem nascido impecáveis mulheres cujo a propagação da beleza supera os limites de nossas fronteiras. Por isso ela está aqui, pois aqui externamos aquilo que temos a honra em apresentar, a impecável beleza feminina de nossas beldades.

Portanto, nos sete dias que hora se seguem, a mulher loira estará em evidência, ela que com charme e na elegância única, é capaz de nos arrancar suspiros. Thalia faz parte deste impecável grupo de belas, Thalia nasceu para ser admirada, por isso, louvemos o fascínio que ela representa, engrandecida seja por sua magnificente posição de mulher e por sua incontestável condição de linda.

A beleza feminina é mais uma vez o maior espetáculo e atração deste espaço, venerado seja o ser humano mulher, para o deleite do sentido da visão ela existe, apreciem leitores e espectadores do fascínio feminino, Thalia Costa é a Bela da Semana.

*Thalia Costa – Nova Londrina/PR – Filha de Aguinaldo Carlos Costa e Rosa Maria Sanches. Thalia estuda o 1° Ano de Formação Docente e é corintiana.


sexta-feira, 27 de junho de 2014

27 de Junho na história

1511 - Dia dos primeiros escravizados

A nau Bretoa leva da Bahia para Lisboa muitos papagaios, pau-brasil… e os primeiros escravos da história do Brasil: 36 indígenas.



 1905:
Revolta dos marinheiros do encouraçado russo Potenkin, celebrizada no filme de Eisenstein.
1951: 
O secretário-geral da ONU pede ao Brasil (mas não consegue) tropas para lutar na Guerra da Coréia.
1972:
Lei 5.786 altera, para pior, a Lei de Segurança Nacional.
1973:
Auto-golpe no Uruguai. O pres. Bordaberry fecha o Congresso. Resistência sindical e popular.
1977:
Num raro horário em cadeia de TV, os líderes do MDB fazem dura crítica à ditadura, que reage com cassações.
1977:
Independência do Djibuti, ex-colônia francesa.
1984:
Comício no Rio tenta relançar a luta pelas Diretas já.
1992:
A revista IstoÉ publica entrevista do ex-motorista Eriberto França com detalhes e provas sobre o esquema PC.

Eriberto, por
Chico Caruso

Vermelho