segunda-feira, 31 de março de 2014

01 de Abril na história

1964 - Dia contra o golpe            
                              
Triunfa o golpe militar. Onda de prisões pelo país. Incêndio da sede da UNE no Rio destrói o acervo do CPC. Brizola tenta resistir no RS. Ferroviários do Rio e mineiros de SC fazem greve. A repressão atira contra passeata no Recife e mata os estudantes Ivan Aguiar e Jonas Barros.

O prédio da UNE em chamas
 
1808: 
Abolido o alvará de 1785 que proíbe indústrias no Brasil.
  
1822: 
Surge o jornal O Paraense. Seu redator, Felipe Patroni, é preso em maio.
  
1888: 
Petrópolis, RJ, liberta seus escravos.
  
1922: 
Greve dos mineiros de carvão dos EUA. Agitação em Illinois.
  
1945: 
O Brasil reconhece a URSS. A cerimônia é em Washington…
  
1968: 
Choques estudantes-PM no 4º aniversário do golpe; 30 feridos. O Exército ocupa o Centro do Rio.
  
1976: 
Geisel cassa o dep. Lisâneas Maciel (MDB-RJ) por "ofensas ao regime".
  
1977: 
Geisel fecha o Congresso. Alega na TV necessidade da Reforma do Judiciário. O cel. Erasmo Dias veta manifestações em SP
  
1980:
Começa a grande greve de 330 mil metalúrgicos no ABC e mais 15 cidades em SP. Em S. Bernardo, dura 41 dias e polariza o Brasil.
A assembléia
da greve em
S. Bernardo


No Vermelho

Isabeli Rosinski – A Musa da Seleção Brasileira


Futebol é uma paixão nacional, aliás, futebol é uma paixão mundial... Os amantes deste esporte dizem que existem os Deuses do futebol. Craques exímios que em vida escreveram a história e que certamente torna possível falar do esporte mais apaixonante do mundo sem falar deles que foram ícones nos gramados mundiais. Nesta lista podemos nomear Garrincha, Eusébio, Puskás, entre outros gigantes que agregaram a este esporte, torcedores apaixonados...

E se os Deuses do futebol foram responsáveis pelo aparecimento das torcidas, dentre os componentes destas, existem as Deusas... São musas que dão às arquibancadas e as salas de TV um ar especial, um toque de charme e beleza peculiar das mulheres, estes seres também especiais que tornam o futebol ainda mais envolvente.

Isabeli Rosinski está entre estas notáveis Deusas, com sua beleza única ela nos brinda sua imagem inefável, para que neste ano de copa do mundo, nossa seleção não jogue desfalcada e para que nossas retinas sintam-se agraciadas pelo divino colírio proveniente dela, um colírio que nos vivifica os olhos.

Isabeli Rosinski é a musa da seleção, a elegância desta autêntica brasileira e a paixão do seu coração verde amarelo nos dão a certeza de que a beleza das mulheres de nossa terra está devidamente representada nesta beldade que faz inveja às torcidas adversárias.

Para a sintonia perfeita das duas das nossas maiores paixões, é justo mesclarmos ao futebol a beleza inenarrável de nossas mulheres e certos do potencial da brasileiríssima Isabeli Rosinski coroemo-na como a musa da nossa seleção, para que o pé quente desta apaixonada santista envolva também o plantel brasileiro que defenderá o escudo do nosso país nos gramados nacionais da copa do mundo 2014.

Foi dada a largada para a corrida em busca do hexa e se para isso for preciso a benção de um Deusa, a taça do mundo será mais vez nossa...

Se for para tocar nossos sentidos e os nossos sentimentos, é preciso que seja genial, e tão genial quanto o melhor futebol do mundo é a beleza da mulher brasileira, pois ela sim é a mais bela do planeta.


Uma destas que nasceram campeãs, está aqui, Isabeli Rosinski é incontestavelmente linda... Ela está para olhos privilegiados... Apreciem-na sem moderação, a beleza em abundância é a mais incontestável prova de saúde, brindemos, pois, a saúde dela...Isabeli Rosinski é a Musa da nossa seleção.


31 de Dezembro na história

1964 - Dia do golpe militar   
       
O gen. Mourão Filho lança tropas de MG sobre o Rio, precipitando o golpe militar. O Depto de Estado dos EUA aciona a Operação Brother Sam: navios e aviões militares com 110 t de armas para derrubar Jango. O fator-surpresa dificulta a resistência. 

 
1854:
Forçado pela armada dos EUA, o Japão abre-se para o Ocidente.
  
1870: 
Fundada a Sociedade Emancipadora (dos escravos) Campista, RJ.
  
1900:
A expedição colonial inglesa do gen. Younghusband massacra 700 pessoas visando dominar o Tibet.
  
1920:
Greve na Mogiana; 4 mortos e vários feridos em Casa Branca, SP.
  
1953:Batalha de 4 h entre grevistas e polícia em São Paulo. Centenas de presos.
  
1964: 
Independência de Malta, ex-colônia inglesa.
  
1975: 
No aniversário do golpe, Geisel faz a 1ª menção à guerrilha do Araguaia.
  
1980:
Protesto de 6 mil sojicultores do RS derruba imposto de exportação.
  
1983:
Jair Menegueli, dos Metalúrgicos de S. Bernardo, indiciado na LSN por chamar Figueiredo de "canalha".
  
1986:
Greve pára o metrô de S. Paulo.
  
1990:
A inflação alcança seu pico histórico: 84,3% no mês (invicto) e 4.854% em 12 meses (batido em jun/1994).
  
1998:
Greve nacional dos professores das universidades federais. Forte adesão, apoio da opinião pública, desgaste de FHC. Vitória parcial após 41 dias.
Professores
vão às ruas em
Porto Alegre
  
1999:
4 policiais de Nova York são acusados de assassinar o imigrante desarmado Amadou Diallo (mas ficarão impunes).

Vermelho

Unidades do Samu no Noroeste podem fechar as portas por falta de recursos

Sem o credenciamento do Ministério da Saúde, o repasse financeiro não pode ser feito pelos governos Estadual e Federal. Com isso, moradores de 85 municípios seriam prejudicados
Para se ter uma ideia, o posto do Samu em Paranavaí atendeu 276 pessoas em fevereiro
Foto: Arquivo DN/ Fabiano Fracarolli
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) corre o risco de ser interrompido em 85 municípios da macrorregião Noroeste do Paraná. Para se ter uma ideia do que isso representaria, basta saber que no mês passado, por exemplo, a unidade de Paranavaí atendeu 276 pacientes.
Desde o dia 22 de novembro, quando o Samu foi implantado na região, mais de 12 mil pessoas receberam atendimento nas regiões de Paranavaí, Umuarama, Cianorte e Campo Mourão. Agora, os pacientes podem ficar desassistidos.
É que o Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) ainda não recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde, o que impede que os governos Estadual e Federal façam o repasse de verbas para a folha de pagamento e a manutenção do Samu nesses municípios - aproximadamente R$ 1,5 milhão por mês.
De acordo com o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, que responde pela vice-presidência do Ciuenp, o credenciamento deveria sair em 90 dias a partir do início dos atendimentos no Samu. No entanto, até a tarde de ontem o Ministério da Saúde não havia concluído o processo burocrático.
Lorenzetti explicou que as 85 prefeituras arcaram com as despesas até agora, mas o dinheiro captado para ser aplicado no Samu só será suficiente para os pagamentos referentes até o mês de março. Depois, sem recursos, “vamos ter que restringir ou parar o atendimento”, afirmou o prefeito de Paranavaí.
Segundo ele, algumas propostas estão sendo elaboradas e deverão ser discutidas na próxima assembleia do Ciuenp, que está marcada para abril. “Temos que lutar muito para não fechar o Samu”, disse Lorenzetti. Ele garantiu que intercederá pelo credenciamento junto ao Ministério da Saúde, durante a viagem que fará a Brasília na semana que vem.
O secretário de Saúde de Paranavaí, Agamenon Arruda de Souza, disse que a Administração Municipal não tem condições de bancar o funcionamento do Samu. Ele calculou que desde o início dos atendimentos, em novembro do ano passado, a prefeitura investiu R$ 45 mil por mês.

Itaúna do Sul - Prefeito Pedro Castanhari assina protocolo do Programa Rede 399 - Internet para Todos



Prefeito Pedro Castanhari e o secretário municipal de administração Thiago Castanhari durante a assinatura do termo de compromisso 

O prefeito de Itaúna do Sul, Pedro Castanhari assinou o protocolo de intenções para a implantação do Programa Rede 399 - Internet para Todos no município. O programa prevê acesso à internet com qualidade para as cidades que aderirem a Rede 399. “Mais um passo rumo ao êxito deste grande projeto, estou animado e confiante que teremos internet gratuita para toda população e também uma variedade de serviços de tecnologia disponibilizados aos cidadãos”, disse Castanhari. 

Com a Rede 399 o governo pretende disseminar o uso de internet banda larga nas cidades paranaenses, através de um conjunto de ações que beneficiem os municípios e a população do Paraná. Através de processos licitatórios para contratação de redes de comunicação, os provedores poderão obter financiamentos a juros baixos e redução no ICMS cobrado dos itens de infraestrutura para implementar o programa.

Com a instalação da rede, as prefeituras poderão disponibilizar, novos serviços online para a população e interligar suas unidades administrativas, tais como, segurança, educação e saúde. Será possível levar internet aos distritos ou comunidades rurais, ampliando o acesso da população, aumentando a inclusão digital e social. (RP)

06 detentos cavam túnel e fogem da delegacia de Nova Londrina

Fuga ocorreu na madrugada deste domingo (30); seis presos escaparam. Delegacia tem capacidade para 8 presos e tinha 23, segundo a polícia.


Seis detentos fugiram da carceragem em Nova Londrina durante a madrugada deste domingo (30). Segundo a Polícia Civil, os presos cavaram um tunel de aproximadamente três metros em uma das celas e fugiram pelo pátio da cela. No momento da fuga, um policial estava de plantão e não conseguiu impedir a ação.
Ainda conforme a Polícia Civil, a delegacia está superlotada com 23 presos. A capacidade é para oito. Até as 19h, nenhum deles tinham sido recapturado.
Via G1 PR

domingo, 30 de março de 2014

30 de Março na história

1935 - Dia do Pão, Terra e Liberdade  
   
Lançada a ANL (Aliança Nacional-Libertadora), no Teatro João Caetano, Rio. Prestes é aclamado presidente de honra, por proposta do então estudante Carlos Lacerda. O lema da ANL: "Pão, Terra, Liberdade!".

Cício da Aliança Nacional Libertadora     
 
1818:
D. João VI proíbe sob pena de morte a Maçonaria e qualquer sociedade secreta.
  
1919: 
Gandhi lança o Hartai (greve geral) contra o colonialismo inglês na Índia.
  
1925:
Derrota dos tenentistas em Catanduvas, PR.
Catanduvas
  
1936:
O Senado aprova o estado de guerra para facilitar a ofensiva policial de Filinto Muller.
  
1946:
Golpe de estado no Equador.
  
1964:Assembléia dos sargentos no Automóvel Clube, Rio. Jango comparece e fala em defesa das reformas de base. O fato serve de estopim do golpe.
  
1977:
Passeata estudantil da USP ao largo de Pinheiros, S. Paulo. Dribla a repressão.
  
1980:
Ataque policial ao cortejo fúnebre do cardeal Oscar Romero, em San Salvador; 40 mortos, 226 feridos.
  
1982:
Protesto sindical contra a ditadura na Argentina, duramente reprimido; 2 mortos, mil presos.

Vermelho

A tortura foi a patologia de um regime hediondo


Juremir Machado da Silva 


De um documento oficial: “O DOI/CODI de São Paulo deixou a herança de mais de 6.000 vítimas de prisão, todas talvez torturadas, e de mais de 60 mortes. Para esta ação, são considerados 64 casos descritos no relatório oficial da Presidência da República Direito à Verdade e à Memória. Esse relatório foi elaborado a partir da apreciação dos pedidos de reparação de danos formulados por familiares na forma da Lei n° 9.140/95. Consta ali o reconhecimento da prática de HOMICÍDIOS, DESAPARECIMENTOS e TORTURAS pelos agentes do DOI/CODI·SP, nos períodos de comando dos réus USTRA e MACIEL. Para dar a dimensão da gravidade dos fatos, apresenta-se, a seguir, a transcrição de alguns dos casos”.

Basta um caso para dizer tudo.

“SÔNIA MARIA DE MORAES ANGEL JONES

– Há duas versões para a morte de Sônia. A primeira, do primo do pai dela, coronel Canrobert Lopes da Costa, ex-comandante do DOI-CODI de Brasília e amigo pessoal do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, comandante do DOI-CODI de São Paulo: ‘Depois de presa, do DOICODI/SP foi mandada para o DOI-CODI/RJ, onde foi torturada, estuprada com um cassetete e mandada de volta a São Paulo, já exangue, onde recebeu dois tiros.

A segunda, do ex-sargento Marival Dias Chaves do canto, do DOI-CODI/SP, em entrevista concedida à revista Veja, em 18/11/1992. Segundo ele: ‘Antônio Carlos e Sônia foram presos no canal 1 em Santos, onde não houve qualquer tiroteio, e nem ao menos um tiro, apenas a violência dos agentes de segurança que conseguiram imobilizar o casal aos socos, pontapés e coronhadas. Eles foram torturados e assassinados com tiros no tórax, cabeça e ouvido (…) Foram levados para uma casa de tortura, na zona sul de São Paulo, onde ficaram de cinco a 10 dias até a morte, em 30 de novembro. Depois disso, seus corpos foram colocados à porta do DOI-CODI, para servir de exemplos, antes da montagem do teatrinho. Foram sepultados como indigentes no Cemitério de Perus, Sonia com nome falso. Ao final do Auto de Exibição e Apreensão do DOI-CODI, datado de 30/11/1973, porém, encontra-se a ressalva: ‘Em Tempo: Material encontrado em poder de Esmeralda Siqueira Aguiar, cujo nome verdadeiro é Sônia Maria Lopes de Moraes’”.

Ustra é um animal que vive solto.

Protegido pela Lei da Anistia.

RACHEL SHEHERAZADE E SBT PODEM RESPONDER CRIMINALMENTE POR INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA


Por Alexandre Figueiredo

A Procuradoria Geral da República aceitou na última quinta-feira (27) a representação feita pela deputada federal Jandira Feghali (PC do B - RJ) contra a jornalista e apresentadora do SBT Brasil, Rachel Sheherazade.

A representação pede para que Rachel seja investigada, alegando que a âncora do SBT fez comentários que indicam incitação à violência por fazer apologia à tortura e ao linchamento. O comentário, feito há um mês, causou repercussão negativa até em setores conservadores da sociedade, em que pese o apoio que Rachel tem recebido de seus adeptos.

O comentário foi feito no dia 04, em relação à prisão e tortura de um adolescente acusado de fazer pequenos roubos. O jovem foi preso e amarrado, nu, a um poste no Aterro do Flamengo, amarrado pelo pescoço, enquanto era espancado por um grupo de "justiceiros". Só foi liberado depois que chegaram os bombeiros que foram chamados por uma moradora.

Misturando ironia e raiva, Rachel parecia satisfeita com a punição ao jovem bandido. Depois, comparando o rapaz com as "travessuras" de Justin Bieber, Rachel fez comentários mais condescendentes com o astro pop.

Quanto ao comentário sobre o jovem pobre, Rachel disse nos seguintes termos alarmistas dignos de uma Sarah Palin, a líder do reacionário Tea Party, nos EUA:

"O marginalzinho amarrado ao poste era tão inocente que, ao invés de prestar queixa contra seus agressores, preferiu fugir antes que ele mesmo acabasse preso. É que a ficha do sujeito está mais suja do que pau de galinheiro.

No país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, que arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível. O Estado é omisso, a polícia é desmoralizada, a Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, é claro.

O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite. E, aos defensores dos Direitos Humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido".

Ainda em fevereiro, outro deputado federal, Ivan Valente (PSOL - SP), entrou com uma representação no Ministério Público Federal uma representação contra Rachel e o SBT, com um objetivo semelhante ao da representação movida por Jandira. Para Ivan, o direito de liberdade de imprensa não pode ser usado como pretexto para mandar fazer "justiça com as próprias mãos".

Jandira também propôs à Secretaria de Comunicação da Presidência da República que determine a suspensão de repasse de verbas oficiais ao SBT durante a investigação da Procuradoria. Em outras palavras, isso significa o corte na veiculação de propaganda governamental na emissora. Jandira também propôs que seja avaliada a concessão do SBT, de propriedade do apresentador Sílvio Santos.

Caso Rachel seja condenada, ela terá que cumprir de três a seis meses de detenção ou pagar uma multa. Rachel, no entanto, declarou não ter se arrependido dos comentários feitos e disse que as representações são uma forma de "intimidar" seu "direito de opinião". Seus adeptos também alegam que os dois recursos no Judiciário são uma forma de censurar a apresentadora.


No Mingau de Aço

sábado, 29 de março de 2014

29 de Março na história

1817 - Dia do padre Roma          

Fuzilado em Salvador o padre Roma, herói da Revolução de 1817, delatado e preso ao tentar estendê-la à Bahia. Seu filho José Inácio de Abreu e Lima, também preso, mais tarde lutará ao lado de Bolívar e editará no Recife (1855) o jornal Socialismo
A repressão de 1817 em Os Mártires, óleo de Antônio Parreiras.    

1890: 
Decreto repressivo da República recém-nascida contra a subversão e "desprestígio da autoridade".
  
1947: 
Insurreição em Madagascar, sufocada pelo colonialismo francês ao preço de 80 mil mortos.
  
1963:
Golpe militar anticomunista na Guatemala.
  
1968:
Protestos estudantis em todo o país contra o assassinato de Édson Luís. A repressão mata mais 3, no Rio e Goiânia.
Luta de rua no Rio
  
1976:
Geisel cassa os deputados Nadyr Rosseti e Amaury Müller, ambos do MDB-RS.
  
1977:
Greve dos alunos da PUC-RJ contra aumento das anuidades.
  
1978:
Terezinha Zerbini, do Mov. Feminino de Anistia, entrega denúncia de torturas ao pres. dos EUA, James Carter, que visita o Brasil.
  
1979:
Derrubado em Uganda o ditador Idi Amin Dada.

Vermelho
     
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...