sexta-feira, 28 de maio de 2010

O fim do rádio Am?


Sabemos que um meteoro colidiu com a Terra a milhares de anos e deu fim aos seres vivos que reinavam em nosso planeta, nesta colisão foram-se embora os Dinossauros.

O avanço tecnológico e digital é comparado a um meteoro que também matou muitos importantes e grandes dinossauros históricos, com a chegada da tecnologia, foram-se as máquinas de escrever, os discos em vinil e as câmeras fotográficas que usavam os filmes negativos em 24 e 36 poses.

Agora ao que tudo indica, também o rádio AM está com os dias contados, a tecnologia tem sido letal, e está aos poucos matando a amplitude modulada que faz parte da nossa história radiofônica e que também ensinou gerações amar e ouvir rádio.

Embora a programação das grandes emissoras AM sejam grandemente de melhor qualidade que as emissoras em FM, o rádio AM tem se tornado obsoleto e de pouca audiência, emissoras renomadas e tradicionais em nosso país como rádio Tupi do Rio de Janeiro, Gaúcha e Guaíba de Porto Alegre de alcance continental, tem em sua maioria, ouvintes com mais de 30 anos. Pessoas de até 29 anos, ouvem tão somente as emissoras em FM, segundo pesquisas, a audiência das emissoras em amplitude modulada vem caindo gradativamente na medida que vai morrendo a geração com mais de 30 anos. Futuramente deixará de ser interessante manter essas emissoras no ar, uma vez que vem perdendo seu espaço.

Aos poucos vamos dando conta do fim do rádio AM ou de suas emissoras, os modernos aparelhos eletrônicos trazem somente a opção FM. Se analisarmos o fato, é uma pena, pois quem conhece a história e o estilo da programação do rádio AM, sabe que a qualidade de informação e a cultura oferecida é muito melhor que o estilo FM que tem um perfil muito mais musical que informativo.

A gerações nascidas até os anos 70 e 80 lembram como as grandes emissoras AM do País eram presentes em nossas casas, e que agora passam despercebidas, poucos são os que ligam durante a noite um rádio em AM para ouvir o que ele tem a oferecer. O meteoro chamado tecnologia digital tem sufocado esses inefáveis dinossauros que tanto ofertou e ainda ofertam entretenimento, informação e cultura a poucos privilegiados.

Vai aqui a nossa dica, querem prover-se de informação, descontração e diversão, durante a noite a partir das 20:00 horas ou no decorrer de toda madrugada, sintonize seu rádio no AM, nas freqüência 600 ou 1280 kilohertz, sinta a diferença, ouçam, notem quão importante e inteligente dinossauro a tecnologia tem sufocado.

Por: Mateus Brandão de Souza.

4 comentários:

  1. Grandeeee Mateus, nem sabia que tu tinha blog homi! Mas agora que descobri, vou coloca-lo na minha lista de "leitura obrigatória"..e de fato, acredito tbm que a rádio AM está fadada a falencia, é uma pena...um grande abraço!

    Anderson Toledo Mendes
    www.andersontm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Grande Anderson Toledo Mendes, obrigado pela consideração, mas falando assim sobre meu blog, eu fico até receoso
    por escrever, ter meu modesto blog como leitura obrigatória diária é fadar-me a uma responsabilidade que julgo não possuir, afinal, sou eterno aprendiz de tudo, mesmo assim ainda orgulho-me pela obrigatoriedade que me conferes.

    Valnei meu dileto irmão, vais narrar rodeio com o Cesar Paraná. kkkk
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Sou Hélio Alves de Santo Antonio de Jesus na Bahia, apresento o Clube da Noite na Rádio Clube AM em 680 khz das 20 às 22h ou www.radioclube680.com.br. Vejo a mudança do AM para FM com bons olhos, mas com uma preocupação. Todas emissoras terão condições financeiras de comprar transmissor novo em FM, montando um novo parque transmissor, ja que os atuais equipamentos serão descartados? Sem contar que os atuais rádios fms não conseguirão sintonizar as novas FMS(antigas AMS), terá que ser um novo rádio com frequencia de 70 a 88 mhz, até então ocupada pelas TVS analógicas. Será que o governo dará algum incentivo para as emissoras migrarem.

    No mais, vou esperar com boas perspectivas.

    Hélio Alves
    DRT: 5431
    Email:clubenanoite@hotmail.com

    ResponderExcluir