Nesta quinta-feira dia primeiro de julho, nossa região foi contemplada com o sinal da emissora de televisão Paraná educativa canal 9.
Este fato favorece principalmente o fundão da região noroeste do Paraná, uma vez que durante décadas tivemos que nos contentar com as duas únicas emissoras que transmitem a programação da globo (TV imagem) e do SBT (Rede Massa).
A Paraná educativa tem seu sinal transmitido pelas antenas parabólicas desde o início do governo Requião em 2003, porém, a partir de agora ela está presente em todos os aparelhos de TV com sinal aberto também para as antenas convencionais.
A emissora é, no entanto uma estatal, sua programação de cunho educativo, mescla as programações das TVs Brasil, Cultura, Senado além de sua própria programação.
Se os telespectadores souberem aproveitar a nova opção, perceberá que a programação da emissora contribui para um publico melhor informado e instruído, uma vez que ao contrário das emissoras comerciais, a emissora estadual volta-se para a informação educativa.
Outra particularidade da ‘nova’ emissora é o jornalismo. No horário da novela global das 19:00 h, por exemplo, a Paraná educativa apresenta o telejornal TELESUR, uma produção da Tv estatal venezuelana Canal Integracion. O TELESUR, nos deixa inteirado sobre o que se passa nos países que abrangem as três Américas, sob um ponto de vista jamais apresentada pelos telejornais tradicionais.
O sinal da Paraná educativa em nossa região, não deixa de ser motivo de comemoração, pois agora contamos com uma terceira opção, um passo além, algo a mais na tela.
A chegada do sinal da Paraná educativa beneficiará o público que não faz uso das parabólicas. O nosso desejo é que o sinal de outras emissoras apareça em nossa região para somar ao tão pouco que possuímos em matéria de sinal televisivo regional.
Paraná Educativa Canal 09, algo diferente está no ar.
Muito boa notícia! E Telesur é mesmo muito bom!
ResponderExcluirMeu único receio é o canal cair nas mãos da direira paranaense!
Pois é. se cair na mão da direita paranaense, os programas de qualidade irão se acabar. Se de fato acontecer, adeus telesur, no mínimo iremos assistir ao programa do Gugu.
ResponderExcluir