sábado, 22 de janeiro de 2011

É lei, no Paraguai o tererê tem dia nacional.

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Foi aprovado na câmara dos Deputados do Paraguai projeto de lei que cria o “Dia Nacional do Tererê”, em homenagem à bebida de origens indígenas, amplamente consumida pela população do país como hábito gastronômico e cultural.
Pelo projeto de lei, que estava engavetado nos arquivos do Parlamento, o “Dia Nacional do Tererê” será comemorado, a partir de 2011, no último sábado de fevereiro, com a realização de festivais e eventos afins, para reforçar a tradição e incentivar o consumo pelas novas gerações.
A aprovação do projeto surge, curiosamente, após o anúncio de que o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul irá declarar o tererê como parte de seu patrimônio cultural imaterial, em iniciativa que irritou grupos nacionalistas paraguaios, que consideram a medida como um “roubo” ou “apropriação”.
Cabe ressaltar, no entanto, que a inclusão do tererê como patrimônio sul-mato-grossense não significa que a bebida esteja sendo “roubada”, já que tombamento não significa exclusividade.
Amplamente consumido no Paraguai, no nordeste da Argentina e nos estados brasileiros de Paraná e Mato Grosso do Sul, o tererê é uma bebida gelada que combina mate e outras ervas refrescantes ou de uso medicinal, remetendo aos povos que habitavam estas terras antes da chegada de portugueses e espanhóis.

Um comentário:

  1. Rapaz eu conheço essa bomba, cuia e garrafa!!!
    Vai me dizer que a erva é "piruku" rsrsrsrs....

    ResponderExcluir