terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TANTO MAR: VIVA 25 DE ABRIL.

Tanto mar, é uma música de Chico Buarque de Holanda composta em apologia à revolução portuguesa de 25 de Abril de 1974, conhecida como a Revolução dos cravos, a referida revolução derrubou o presidente português Américo de Deus Rodrigues Tomás, colocando fim a uma ditadura de 41 anos que começou com Antonio de Oliveira Salazar, este período é conhecido como Salazarismo.
Conta-se que o cravo tornou-se o símbolo deste levante, devido a uma florista que levava cravos para a decorar a inauguração de um hotel quando foi surpreendida por um soldado, solidário à revolução, que colocou um de seus cravos na ponta da espingarda, sendo imitado, logo após, por todos os outros.
Enquanto Portugal festejava o fim da sujeição imposta por Salazar, o Brasil amargava a ditadura militar com Ernesto Geisel na presidência.
Censurada pela ditadura brasileira, a música teve duas versões que em suma, contam a história de um português no Brasil, se comunicando por carta numa linguagem bem à moda portuguesa, usando a gíria “pá” com um amigo revolucionário em Portugal, aquele que está no Brasil lamenta não ter prestigiado nem participado da festa que derrubou a ditadura de Salazar, enquanto que aqui, vivia-se todos os horrores do regime militar.
Confiram a música em sua primeira versão comemorando em plena ditadura no Brasil,  a revolução de 25 de abril em Portugal que tanto incomodou os militares brasileiros.



Mateus Brandão de Souza, graduado em história pela FAFIPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário