domingo, 3 de julho de 2011

Itamar Franco, seu nome ficará gravado na história do Fusca. Salve 1993 a 1996.

O carro mais popular de todos os tempos ganhou uma infinidade de fãs e apaixonados em todo o mundo. Até que se invente outro meio de locomoção que supere os recordes da joaninha motorizada, o protótipo da volks criado nos anos 30 terá para sempre o primeiro lugar absoluto no coração dos tantos apaixonados por carro. Nem mesmo a tecnologia e o conforto dos carros atuais foram capazes de superar a popularidade dos fusquinhas que para seu nascimento teve até o dedo de Adolf  Hitler.
O fusca ganhou as telas dos cinemas, o fusca tem seu dia internacional, 22 de junho e o fusca até que o ultimo protótipo desapareça das ruas, terá a atenção de muitos observadores de carros, os loucos de paixão pelo modelo, arriscam dizer que "fusca não anda, porém desfila".
Estamos nos referindo ao fusca, justamente porque a politica nacional perdeu um dos seus memoráveis integrantes, a leucemia levou Itamar Franco, político mineiro que assumiu a presidência da republica federativa do Brasil depois que um impeachment derrubou seu titular, Fernando Collor de Mello.
Pois bem, o então presidente Itamar Franco fez acontecer que em seu mandato, os fuscas voltassem a ser fabricados no Brasil. 
Desativada sua fabricação desde 1986, A volks numa parceria com o governo federal, volta em 1993 a produzir o mais popular dos automóveis, a intenção de Itamar Franco era disponibilizar no mercado, um carro de custo acessível ao bolso da maioria dos brasileiros, apaixonado pelo modelo, o ex-presidente não pensou duas vezes, o carro ideal seria o já conhecido fusca. E assim aconteceu, Nos três anos de vida do Fusca Itamar, foram produzidas pouco mais de 46 mil unidades. E Itamar Franco deixou seu nome marcado para a história do fusca no Brasil. Quem por aí nunca viu um fusquinha Itamar passando pela rua?

Mateus Brandão de Souza, graduado em história pela FAFIPA.

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