sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O CASO DO VEREADOR TIAGO OLIVEIRA.


Um fato tem sido a notícia sobre a política municipal de Nova Londrina, a hipótese de que o vereador Tiago Oliveira de Souza até então eleito pelo pela sigla do Democratas, estaria tendo seu mandato cassado por não estar filiado em nenhum partido político e com isso, tanto sua candidatura, eleição e posse estariam ilegais.
Após ser levantada essa questão de que o vereador Tiago não tem seu nome em lista de filiação em partido algum, uma avalanche de comentários e versões sobre a cassação imediata do mandato de vereador do Tiago Oliveira, espalhou-se na cidade.
O pedido de investigação sobre a ausência do nome do vereador Tiago Oliveira em lista de filiados em partidos políticos, foi apresentada às autoridades públicas, pelo professor Osmar Fernandes, o professor Osmar, ocupa a suplência do legislativo de Nova Londrina, devido aos votos que recebeu quando foi candidato no pleito municipal de 2008, composta pelo mesmo grupo que concorreu o vereador Tiago Oliveira.

Um caso desta natureza e de confusão generalizada levanta uma série de dúvidas. Por exemplo:

Se o vereador Tiago Oliveira de Souza, não tem seu nome registrado em nenhum partido político desde 2007 um ano antes de sua candidatura, como assim o consta na petição de investigação enviada ao ministério público, como foi possível ao vereador Tiago, disputar as eleições em 2008? Afinal para ser candidato, absolutamente é preciso antes, estar filiado em algum partido político.
Se o nome do vereador Tiago Oliveira de Souza não aparece em lista de filiação, como foi possível ele ser candidato, tomar posse e ser diplomado como vereador do legislativo municipal?

Questões confusas que deverão ser respondidas por autoridades competentes, o que se sabe é que o vereador Tiago, ao contrário do que já foi dito, ainda permanece em seu cargo, esperando a decisão de um juiz eleitoral.

Conversando com o vereador Tiago Oliveira, ele nos disse estar surpreso de seu nome não constar nos registros do partido em que ele próprio ocupa o cargo de vice-presidente, o DEM. Após ter ido inteirar-se desta questão, o vereador Tiago nos informou que de fato o nome TIAGO OLIVERIA DE SOUZA não está na lista de filiação do partido, mas, o vereador afirma que houve um erro de informação sobre o seu sobrenome, o nome aparece nos registros do partido tem como nome completo, TIAGO OLIVEIRA DA SILVA, sendo que este Tiago Oliveira da Silva, que aparece na lista de filiados, tem o mesmo número do título de eleitor dele, do Tiago Oliveira de Souza, dando prova de que foi um erro ao registrar o sobrenome do vereador ao ser trocado o Souza pelo Silva.

Na verdade a confusão veio à tona e as inúmeras versões extra-oficiais e outras até inadmissíveis sobre o caso serão inevitáveis. O vereador Tiago Oliveira e todos os eleitores interessados, esperam a decisão das autoridades competentes ao Fórum eleitoral da comarca de Nova Londrina. Porém a câmara dos vereadores do município de Nova Londrina, por hora permanece com os mesmos componentes que a formaram desde Janeiro de 2009.

Mateus Brandão de Souza, graduado em história pela FAFIPA.

Um comentário:

  1. o tiago é um cara maravavilhoso, tenho certeza que se isso aconteceu ele mesmo desconhecia. conheço o tiago e sua familia inteira, são pessoas honestas e de bem. força tiago. e manda esses fdp, que só fazem politicagem,trabalharem e fazerem algo de util para o municipio.

    ResponderExcluir