terça-feira, 4 de setembro de 2012

ANO DE ELEIÇÃO

Por Carlos Adão Oliveira

Ano de eleição, aparece sempre algo para nos chamar a atenção, além dos candidatos e suas propostas, sejam elas aceitáveis ou até mirabolante. Passando por uma residência em NOVA LONDRINA, o que têm chamado à atenção, não só minha mais de várias pessoas, diz respeito a uma frase escrita em letras garrafais, dizendo mais ou menos assim: NÃO ACEITO PROPAGANDA DE POLITICO LADRÃO E MENTIROSO NESTE LOCAL. 

De pronto você provavelmente percebe a intenção do cidadão, responsável pelo letreiro, de querer transmitir, com tal atitude um tipo de protesto em relação à política e aos políticos locais, tão desacreditados, principalmente no caso por este morador.  Achei interessante, pois partindo de uma forma de protesto chamou a atenção se tornou algo chamativo aos olhos de quem passa. 

O morador no caso generaliza todos os políticos em uma única embalagem, a embalagem da corrupção, dos desvios de verbas, do jeitinho brasileiro, esbravejando ai sua revolta, que por sinal não é apenas dele mais de todo povo brasileiro. 

Por outro momento fiquei pensando e me perguntando, no caso deste mesmo cidadão, qual teria sido sua participação durante esses quatro anos, que se passaram, na comunidade em que vive. Refiro-me a participação política mesmo, em quantas reuniões da câmara  municipal de vereadores  ele esteve presente? 

Será que se lembra do ultimo vereador que votou há quatro anos? Cobra o trabalho efetivo desse mesmo vereador? Do seu prefeito?  Um trabalho atuante, em prol do seu município do seu bairro da sua rua? Aí me veio à lembrança aquele velho ditado: "O MAL DE QUEM ODEIA POLITICA É SER DOMINADO POR QUEM ADORA". 

Pois seria muito fácil qualquer cidadão colocar uma faixa na frente de suas casas, tipo, proibindo ali a propaganda de qualquer candidato que seja. Então fica a dica, que tal na próxima eleição cada morador fazer seu protesto, contra qualquer administração que seja? Expondo em suas casas faixas que fariam nossos políticos pensarem, por exemplo: trocamos votos por mais saúde. A nossa educação esta carente, lembre-se disso políticos. Nosso bairro precisa disto ou daquilo, e assim por diante ideias com certeza não faltarão, acredito que a forma de protesto mais interessante seria por participação mesmo de todos. 

Acredito que melhor do que sentar no sofá de casa e esperar que alguma coisa mudara sem cobrança, com certeza jamais. Lembre-se a mudança tem que partir do cidadão não do político. 

Seu voto é uma dessas armas para começar a mudança.  

Carlos Adão Oliveira
é colaborador deste Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário