quarta-feira, 17 de outubro de 2012

UNESPAR/FAFIPA Inscrições para pós-graduação gratuita começam no dia 22

Deu no Diário do Noroeste


A Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Fafipa - Campus de Paranavaí - abre no dia 22 deste mês, próxima segunda-feira, as inscrições para seleção de candidatos que integrarão a nova turma do curso de pós-graduação gratuita da instituição, cujas aulas terão início em 2013. O Curso de Especialização Interdisciplinar em Ciências Humanas - CEICH - foi criado em 2011 e a primeira turma começou os trabalhos neste ano.

As inscrições vão até o dia 14 de novembro, das 19h30 às 22h30, na secretaria de pós-graduação. É destinada para formados ou que se formam antes do início das aulas (março/2013) em um curso superior na área das ciências sociais e/ou sociais aplicadas, como esclarece o professor Renan Araújo, coordenador do CEICH.

Para concorrer, o candidato deve recolher a taxa de R$ 30,00, exclusivamente em agência bancária. O boleto é gerado via internet, a exemplo da ficha de inscrição e de todas as informações complementares (www.fafipa.br). Serão 20 vagas no máximo, sendo que a coordenação pode optar por menos alunos, de acordo com o processo de seleção, explica Araújo, complementando que o objetivo é desenvolver a pesquisa e o ensino.

Como tem reiterado o professor Araújo, a pós-graduação gratuita é um momento importante no processo de consolidação da universidade. Trata-se do primeiro passo para que nos próximos anos a instituição passe a ofertar também o Curso de Mestrado.

Linhas de pesquisa - O CEICH é ofertado através dos colegiados de Pedagogia e História e se concentra numa grande área: as ciências humanas. As linhas de pesquisa, organizadas numa perspectiva interdisciplinar, são: Trabalho, História e Educação; Ciência, Política e Sociedade; Economia do Trabalho e Desenvolvimento Regional; Relações de Poder, Cultura, Identidade e Representações. Parte do conteúdo foi desenvolvida com foco na economia local, visando a inserção no cenário regional.

Como tem destacado a coordenação, um dos desafios é formar profissionais que permaneçam na região. Daí, a importância de estudar, pensar e conhecer os problemas regionais, sem perder de vista as questões universais. Já nesta perspectiva, a instituição está consolidando a pós-graduação para pleitear no futuro a implantação do mestrado (Stricto Sensu). 

Fonte: Adão Ribeiro da redação do DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário