segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Da série - Saudades do carnaval de rua

Quem será o dono dessa festa? No meio dessa gente tão modesta


•             Com certeza, depois deste texto, me chamarão de saudosista, ou até velho, mas o que é realmente uma tradição? A explicação mais comum em termos de festa popular seria a preservação de alguma cultura, no nosso caso relataremos a festa de Momo, o carnaval.
•             Lembro-me como hoje os preparativos para acontecer Avenida Brasil, o melhor carnaval que já presenciei em Nova Londrina, quem estava lá sabe o que estou relatando. Uma festa muito organizada e maravilhosa com participação de grande parte da comunidade nova londrinense, uma festa que marcou época.

Lembrando que carnaval não é o forte na preferência desse que escreve, imagina para quem gostava da folia, e teve o prazer de viver aquele momento. Com o passar dos anos, tristemente assistimos a degradação dessa festa, encurralada como um bandido para os confins da cidade, indo parar onde hoje se encontra, justificativas e explicações, que não se explicam são as mais comuns para aprisionarem nossa festa, entre elas a questão da segurança, se o motivo é esse faço a pergunta aos organizadores atuais, então pelo motivo de segurança não teríamos mais carnaval de Rua no Brasil? 

É muito triste assistirmos a cada ano se definhar uma tradição que poderia marcar este município, onde o comércio poderia se beneficiar, a cidade poderia se beneficiar, com seus visitantes, poderíamos usar essa tradição ao nosso favor, passando a ser uma atração turística na região noroeste.

Passou-se o tempo e o que vemos?Por motivos, picuinhas e desculpas pelos diversos motivos a festa que ao invés de crescer só diminui quem brinca o carnaval de hoje por esses ctgs nem imaginam o que foi essa festa, e o que poderia significar em termos de benefícios para o município. Deixar uma tradição morrer é deixar a história de um povo morrer.

Seria interessante se nossos governantes seguissem a tradição e a cada ano melhorassem, o que um dia deu certo, e não andarem na contramão da história. Por favor, libertem meu carnaval.


Ps - Ano passado postamos um texto também lamentando a quebra dessa tradição e você pode ler  no link abaixo:

http://mateusbrandodesouza.blogspot.com.br/2012/02/nova-londrina-saudades-do-carnaval-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário