terça-feira, 12 de março de 2013

"Bolívia apostará em energia atômica", afirma vice-presidente


"A Bolívia desenvolverá a energia atômica com caráter pacífico", assegurou nesta segunda-feira (11) o vice-presidente Alvaro García Linera, na cidade de Tarija, durante inauguração das Olimpíadas Científicas Estudantis.


Vamos implementar um programa de energia atômica com caráter pacifico”

“Vamos implementar um programa de energia atômica com caráter pacifico”, destacou o também presidente da Assembleia Legislativa, ainda não ofereceu mais detalhes sobre o tema e enfatizou que o governo aposta de maneira dedicada ao desenvolvimento tecnológico. 

Garcia Lineira ressaltou a construção do satélite de comunicações Túpac Kataricomo uma mostra do interesse governamental para desenvolver o país, além dos investimentos na indústria do lítio e de hidrocarbonetos. 

Para o vice-mandatário, o país necessita consolidar uma vanguarda científico-tecnica com profissionais talentosos e comprometidos, que podem ser formados nos centros de estudos estrangeiros, como ocorre com os que operarão o satélite, que se preparam na China. 

No ano anterior foram enviados para a China 64 jovens, depois de uma rigorosa seleção, onde operarão o Túpac Katari, enquanto vários estudam pós-graduação relacionada com a produção de lítio e 35 em hidrocarbonetos. 

O governo do presidente Evo Morales pretende dar valor agregado para as matérias primas e além disso da construção de novas industrias, precisa pessoal capacitado para operá-las. 

Fonte: Prensa Latina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário