quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Preso o acusado de ser o "maníaco de Diamante do Norte"

Trata-se de Alisson Francisco dos Santos Freitas, 24 anos. Ele foi localizado em uma área de mato próximo a Fazenda Contestado, no município de Itaúna do Sul. Ao perceber a chegada da PM, o meliante sacou de uma faca, a mesma que usou contra a adolescente de 13 anos residente em Diamante do Norte, adolescente esta, que Alisson havia sequestrado.




O Caso:

No último dia (28/10/13) por volta das 5h30m da manhã a Policia Militar de Diamante do Norte recebeu uma solicitação do Restaurante Beira da Mata localizado na PR 182, Km 03 naquele município, para averiguar um rapto de uma adolescente de 13 anos.

Chegando ao local a PM foi informada por uma irmã da vitima que um individuo havia estourado uma das portas do estabelecimento, entrando até onde se encontrava a menor, e a dominou com a ameaça de uma faca. A garota pediu socorro e acordou os familiares. O Pai da adolescente tentou uma reação, mas, foi agredido pelo invasor. Atingido na região das costelas o pai não conseguiu reagir e sua filha então, foi levada a força.

A PM efetuou buscas nas imediações não obtendo sucesso no primeiro momento. Com a continuidade das buscas, por volta das 20h40m daquele mesmo dia, a vítima e o autor do delito foram localizados por terceiros próximos a Fazenda Contestado em Itaúna do Sul.

Ao visualizar o movimento o meliante fugiu deixando a adolescente no local que foi resgatada pela policia. Segundo informação da própria adolescente, ela o conheceu através de uma rede social. Ainda segundo a garota, ela foi abusada sexualmente varias vezes enquanto esteve sob domínio do individuo.

Em continuidade a essa ocorrência, na quarta-feira (30/10), por volta das 8h40m, a Policia Militar de Diamante do Norte, com apoio das equipes de Itaúna e Nova Londrina, prenderam o autor deste delito.
Trata-se de Alisson Francisco dos Santos Freitas, 24 anos. Atualmente ele estava morando em Diamante do Norte na Rua Bahia s/n. Ele veio da cidade de Amaporã, onde reside sua família.

Ele foi localizado em uma área de mato próximo a Fazenda Contestado, no município de Itaúna do Sul. Ao perceber a chegada da PM, o meliante sacou de uma faca, a mesma que usou contra a adolescente, para tentar uma fuga, obrigando uma reação mais enérgica dos Policiais que conseguiram efetuar a prisão.


Alisson foi trazido até o Pelotão de Nova Londrina e em seguida encaminhado para a Delegacia de Policia daquela cidade onde aguardará a decisão da Justiça.

Perdeu, babaca: Doadora de leite materno ganha causa contra Danilo Gentili


"A pernambucana Michele Rafaela Maximino, de 31 anos, ganhou na justiça uma causa contra o humorista e apresentador Danilo Gentili, da emissora de televisão Bandeirantes. De acordo com a sentença emitida pela juíza da 2ª Vara Cível de Olinda, Cíntia Daniela Albuquerque, a emissora pagará uma multa diária de R$ 5 mil caso não retire da web o trecho do programa "Agora É Tarde" onde Gentili faz uma piada sobre Michele. A sentença saiu na terça-feira (29). Além do humorista e da Bandeirantes, também são réus da ação a TV Tribuna, emissora afiliada em Pernambuco e o humorista Marcelo Mansfield, que também fez piadas com a pernambucana."

Michele já doou mais de 300 litros de leite para hospitais de Pernambuco, e tenta entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a maior doadora de leite do mundo. No programa de TV, exibido no dia 3 deste mês, Danilo chama a pernambucana de "vaca" e a compara com o ator pornográfico Kid Bengala.
"A justiça está sendo feita, pelo menos. Ele falou essas barbaridades, e eu estava fazendo um incentivo às mães a doarem leite. Eu achei isso um horror. Até hoje estou traumatizada", afirmou Michele ao G1. Ela conta que, após a exibição do programa, passou a ser alvo de muitas piadas em Quipapá, cidade da Mata Sul do estado onde vive com o marido e os dois filhos. "Eu passava na rua e o povo falava 'olha a vaca de Danilo Gentili'", relembrou. Agora, a pernambucana passa por tratamento psiquiátrico. "Fiquei várias noites sem dormir, sem tirar da minha cabeça aquilo que ele falou. Um peito secou", disse. Acostumada a tirar de 1 a 1,5 litros de leite por dia, agora Michele retira menos de meio litro.
Segundo Michele, a produção do programa usou a imagem dela sem autorização. "Eu não assisti no dia. A população de Quipapá viu e ligou para minha casa. Já foram acusando o meu marido de ter vendido a minha imagem para a Band, mas eu liberei as fotos apenas para a Globo, para o portal", contou.
O marido de Michele, Ederval Trajano, disse que a mulher não tem mais vontade de doar leite. "Se Michele parar de doar, a gente quer fazer uma grande campanha para que outras mães façam uma substituição da doação de leite nesse hospital [Jesus Nazareno, em Caruaru]", afirmou.
O processo correu na Comarca de Olinda, Região Metropolitana do Recife, e a  emissora Bandeirantes deverá retirar do ar em até cinco dias, contados a partir de ontem, o conteúdo da internet, sob pena de pagamento diário de R$ 5 mil. A Band também tem o direito, em até dez dias, de recorrer da decisão. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Band, que também responde por Danilo Gentili, disse que não comenta o assunto.
No G1

Ta serto



A Federação Paulista cometeu gafes no sorteio de definição das chaves do Paulistão de 2014, nesta quarta. Os papeis com os nomes de alguns clubes participantes continham erros.

A Portuguesa, por exemplo, virou “Assossiação Portuguesa de Desportos”. A Ponte Preta também teve grafado erradamente o seu nome. O associação virou “Assossiação".

A Sociedade Esportiva Palmeiras foi anunciada como “Associação Esportiva Palmeiras”.

Já que a moda no facebook são as girafas:

5 modos bizarros de uma girafa morrer:


Diletos leitores, uma vez que as girafas estão na moda no facebook, devido as charadinhas coiusa e tal, selecionamos cinco maneiras tragica e um tanto quanto cômica com que estes animais vem a óbito

O Texto é de CARLOS HOTTA 

Além de ornitorrincos e brontossauros, um outro animal que sempre me fascinou quando criança eram as girafas.
Eu morava perto do zoológico de São Paulo quando criança e minha mãe sempre me levava lá para tomar sol (coisa de cidade grande). Eu adorava as girafas, que sempre vinham acompanhadas de Amendocrem. Acho que eram as mascotes da manteiga de amendoim, então sempre tinha amostras grátis no recinto das girafas.

Pois bem, o blog Tetrapod Zoology, do ScienceBlogs, começou a catalogar mortes bizarras de girafas. É incrível como estes animais conseguem se meter em enrascadas (trocadilho explicado a seguir):

5- Morte por pescoçadas - girafas machos costumam brigar por parceiras com brigas de pescoçadas. Não é incomum o resultado desta bizarra briga terminar em morte.

Girafa morta por pescoçadas
4- Morte por ataque de leões - as girafas são animais difíceis de se predar. Imagine um coice de cavalo multiplicado pelo tamanho das pernas das girafas. Além disso elas conseguem correr em uma velocidade considerável, além das pescoçadas. No entanto, no vídeo abaixo, temos exemplos de como os leões fazem para caçar girafas, a sua insistência, e como elas conseguem se defender.

Girafas atacadas por leões
3- Morte por raios - acreditem se quiser, mas girafas são comumente atingidas por raios em tempestades. Não tenho imagens nem vídeos, mas faz todo o sentido.

2- Morte por avião - a foto é auto-explicativa!

Girafa atingida por avião

1- Morte por enforcamento - imagine ter que andar por aí com um pescoço gigantesco! Há muitos relatos de girafas que enroscam os pescoços e acabam quebrando-os. A foto abaixo é de uma girafa que deve ter tropeçado ao tentar alcançar as folhas no alto de uma árvore. O corpo foi encontrado pendurado na forquilha da árvore.

Girafa entalada

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Mitchell brunings o Bob Marley holandês revelado ao mundo no The voice de seu país.


É difícil não se emocionar quando as primeiras notas de “Redemption song” começam e se escuta a voz de Mitchell Brunings durante uma apresentação na versão holandesa do programa “The voice”. Não por acaso, o jovem, que virou celebridade na internet com sua audição no show de calouros, no dia 30 de agosto – foram mais de 2 milhões de views em três dias -, está sendo chamado de reencarnação de Bob Marley, título que faz ele se encher de orgulho, claro. Hoje, o vídeo já ultrapassou a marca das 6 milhões de visualizações.

- Desde que comecei a cantar músicas de Bob Marley, no começo da minha adolescência, ouço a comparação. E ele tem sido uma inspiração na minha música e na minha vida. É um orgulho ser comparado a alguém, acima de tudo, tão humilde. Mas sou apenas um cara chamado Mitchell Brunings, que ama o homem e sua música e tenta fazer justiça a ele dando tudo de si – conta, em recente entrevista ao jornal O Globo.
Mitchell começou a cantar aos nove anos, inspirado pelo pai, em Nieuwegein, na Holanda, onde nasceu. Primeiro descobriu o soul, o jazz e o country, mas também muita salsa, merengue e kaseko – música típica do Suriname, onde sua família nasceu. A estreia nos palcos foi aos 15 anos, com os primos, numa espécie de boy band de rhythm and blues. Mas a semelhança com o Rei do Reggae o levou à banda Rootsriders, famosa na Europa, África e Caribe por shows de tributo a Bob Marley. A turnê deste ano pela Holanda vai homenagear a estreia internacional do revolucionário álbum de The Wailers “Catch a Fire”, 40 anos depois do lançamento.
- Os shows têm feito muito sucesso ao longo desses sete anos, mas não me considero um cantor de reggae, porque gosto de diferentes estilos, como soul, gospel, rock e até um pouco de country. Canto qualquer tipo de música, desde que seja boa – conta o cantor, que se nega a dizer a idade.
O primeiro álbum dos Rootsriders, de 2006, coincidentemente, se chama “Songs of Redemption”. Foram mais de 500 apresentações fora da Holanda, em países como a África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Estados Unidos, Turquia, Alemanha, Bélgica e Caribe. A Jamaica não. Ainda.
- Claro que conhecer a Jamaica seria um sonho, experimentar aquela ilha e aquele povo. Na verdade, o que mais me surpreende e me deixa orgulhoso é a reação que recebo dos jamaicanos. Devo ter feito alguma coisa certa se seu próprio povo me admira. A música dele significa muito no mundo inteiro, mas lá Bob é o rei.
No “The voice”, as expectativas já foram superadas – “nunca sonhei em chegar tão longe e ser amado por tantas pessoas no Brasil, por exemplo” -, e ele sabe que as próximas fases serão difíceis. Mas o que quer que aconteça no programa não irá superar o que ele já conquistou até agora.
(Vídeo – Performance de Mitchell Brunings – Redemption Song)


Via Pragmatismo político


Igreja Mundial pede a fiéis que finjam que foram curados

Igreja Mundial pede a fiéis que finjam que foram curados de doenças e que são ex-drogados. Objetivo é incentivar o aumento das contribuições financeiras para comprar a MTV


Liderada pelo apóstolo Valdemiro Santiago, igreja mundial pretende comprar a MTV (reprodução)
Uma carta da Igreja Mundial pede a fiéis que, em testemunhos nos programas da TV da igreja e em viagens a templos, finjam que foram curados de doenças e que são ex-drogados ou ex-aleijados, de modo que assim incentivem o aumento das contribuições, o suficiente para ajudar na compra do canal 32, da MTV. A Editora Abril estaria vendendo a emissora por R$ 500 milhões.

O colunista Daniel de Castro, do Uolinformou que várias cópias da carta foram encontradas em uma sala do templo da Mundial da Avenida João Dias, na zona sul de São Paulo. Nela, há um espaço em branco para que o fiel coloque o seu nome [ver reprodução abaixo].
A carta diz que se trata de um pedido “feito diretamente pelo apóstolo Valdemiro Santiago” (foto) e que haverá uma “ajuda de custo” no caso de viagem. Acrescenta que quem não puder colaborar deve destruir o impresso, sem falar dele para ninguém.
A Mundial foi questionada pelo portal Uol, e o bispo Jorge Pinheiro, da direção da igreja, apenas respondeu que “a informação não procede”, deixando de explicar, portanto, a origem das cópias da carta encontradas no templo.
A Mundial está sob forte crise financeira em decorrência, entre outros motivos, de desvio do dízimo por parte de alguns de seus próprios pastores. Um deles seria Josevaldo, que até recentemente era o segundo na hierarquia da denominação. Ele cuidava das finanças e da administração da Mundial. Valdemiro o transferiu para bem longe, Portugal.
De acordo com um porta-voz da Igreja que falou à Istoé, o que houve é que uma “quadrilha de pastores ladrões se infiltrou na Igreja” e que Josevaldo nada tem a ver com isso. Contudo, o ex-segundo da Igreja tem se mantido calado, longe de jornalistas, apesar das insinuações publicadas na imprensa e internet que envolvem o seu nome.
No caso da carta que pede a fiéis que enganem telespectadores, com relatos de curas milagrosas, trata-se de um crime que deveria ser apurado pelo Ministério Público.
Íntegra da carta
igreja-mundial-carta
Paulopes, com UOL

Maconha legalizada no Uruguai vai custar cerca de R$ 2 o grama.

MONTEVIDÉU - A maconha legalizada no Uruguai vai custar US$ 1 o grama, anunciou o secretário feral da Junta Nacional de Drogas do Uruguai, Julio Calzada.


O projeto de lei aprovado pela Câmara de Representantes legaliza a produção para consumo próprio ou em cooperativas. "Seguramente o autocultivo e os clubes podem começar a desenvolver-se já no segundo semestre de 2014", afirmou o secretário ao jornal uruguaio El País.
Calzada lembrou que os usuários deverão registrar-se em um banco de dados não aberto ao público, para poder comprar até 40 gramas por mês. "Um grama equivale a um cigarro grosso ou três finos", explicou o secretário.
Competição. O preço será fixado de tal maneira que "se possa competir" com os narcotraficantes, acrescentou Calzada.
"O custo da maconha terá que se situar na faixa que se consegue a droga ilegal, e estamos falando do preço da maconha prensada paraguaia, que é a mais comum vendida no país, e que custa em torno de um dólar a grama", explicou.
"Queremos arrebatar o mercado do narcotráfico", disse dias atrás o presidente uruguaio José Mujica, durante seu discurso na Assembleia General das Nações Unidas.
Qualidade. Comentando o discurso do presidente, o secretário afirmou que o Estado "vai oferecer um lugar seguro para se comprar maconha, e um produto de boa qualidade e pelo mesmo preço".
Ele garantiu que o governo já está começando a trabalhar para implementar a nova lei. O texto do projeto de lei foi aprovado dia 31 de julho pela Câmara dos Representantes, por 50 votos a favor, 46 contra e três ausências.
Como no caso do tabaco, no Uruguai também não será permitido fumar maconha em espaço públicos fechados. Também não será permitido conduzir qualquer tipo de veículo sob efeito da droga. Também será proibido fazer publicidade de maconha, apesar da legalização do comércio e plantio.

No O Estadão

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bolívia é o país que mais protege aposentados na América Latina

Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Bolívia é um dos países onde os aposentados estão mais bem protegidos em relação à cobertura previdenciária. Isto porque 97% dos cidadãos da terceira idade do país têm acesso à aposentadoria. Este número supera o de países como Argentina, Brasil e Chile.



Em 2007, o presidente boliviano, Evo Morales, implantou o programa Renda Dignidade com o objetivo de evitar a pobreza extrema em um dos momentos mais vulneráveis da vida: a velhice. Segundo o estudo “Melhores pensões, melhores trabalhos. Em busca da cobertura universal na América Latina”, publicado neste mês pelo BID, esse é um dos fatores que contribui para que a Bolívia seja um exemplo regional neste quesito.

No país, menos de 20% da população contribui com o sistema de pensões, no entanto, mais de 90% dos idosos está coberta graças à existência do programa de aposentadoria universal. Com a Renda Dignidade, o direito à cobertura previdenciária está garantido para todos os cidadãos com mais 60 anos, independente dos aportes que tenham feito.

De acordo com o documento, este tipo de programa ajuda também no incremento do emprego formal e da produtividade. Segundo Mariano Bosch, um dos autores do estudo, “esse programa oferece tal segurança de ingressos que notamos que há uma diminuição da oferta de trabalho do setor populacional que, antes, tinha que seguir trabalhando até os 80 anos para sobreviver”, disse à BBC.

Uma matéria publicada pelo jornal boliviano La Razón no início de outubro, confirmou que quase um milhão de pessoas recebe o pagamento através da Renda Dignidade. O benefício é financiado com parte dos recursos recebidos do Imposto Direto de Hidro-carburetos (IDH), parte do Fundo Indígena e do Tesouro Geral da Nação (TNG), além dos dividendos das empresas nacionalizadas (Entel, YPFB, ENDE, entre outras).

Apesar da abrangência do abono boliviano aos idosos, o montante recebido mensalmente é de 29 dólares para os maiores de 60 anos, que se estende a 36 dólares àqueles que tenham outro tipo de cobertura social. Na Argentina e no Chile, por exemplo, a aposentadoria soma entre 4 e 8 dólares diários.

O BID estima que apenas 62,5% da população latino-americana tem acesso à aposentadoria. Número preocupante se levarmos em conta que em 2010 a porcentagem de adultos maiores de 65 anos na América Latina e Caribe era de 6,8% e, segundo estimativas, até 2050, esse grupo etário deve atingir os 19,8% do total de habitantes da região.

Théa Rodrigues, no Portal Vermelho,
Com informações do BID, do La Razón e das agências de notícias

PM prende suspeito de ter colaborado no assalto ao ônibus que vitimou a policial de Paranavaí

O assalto foi na madrugada de domingo em um ônibus que fazia a linha Nova Esperança a Paranavaí. 


Morreram em uma troca de tiros a policial militar Silvia de Sá da Silva, 32 anos, a passageira Ariane Pereira, 21 anos, e o assaltante José Joaquim Gonçalves,
Um jovem de 20 anos foi preso ontem de manhã em Nova Esperança acusado de ter ajudado o homem que tentou roubar os passageiros de um ônibus intermunicipal na madrugada do domingo.

O assalto terminou com duas passageiras e um assaltante mortos. Uma das mulheres, Silvia de Sá da Silva, de 32 anos, era policial militar e estava à paisana. Ela trocou tiros com o ladrão. Uma quarta pessoa foi atingida de raspão. A policial estaria acompanhada de um filho de 10 anos, uma prima e uma sobrinha.

De acordo com a Polícia Civil, o jovem que foi preso ontem teria levado seu comparsa até o ponto de ônibus. Ele também seria o responsável em ajudá-lo na fuga após o roubo. Os dois já foram reconhecidos por terem realizado um assalto em uma distribuidora de bebidas durante o dia. O rapaz preso nega participação no segundo roubo.

O assaltante morto tinha passagens pela polícia e estava em liberdade desde o dia 6 de setembro, segundo a polícia.

O ASSALTO - De acordo com a Polícia Civil, o assalto aconteceu quando o ônibus que seguia de Nova Esperança para Paranavaí parou em um ponto de ônibus na Avenida Cidade Alta. O assaltante José Joaquim Gonçalves, 32 anos, simulou ser passageiro e ao entrar no veículo sacou uma arma e cobriu o rosto com uma touca.

O ônibus estava com 15 passageiros e tinha começado a viagem. O ladrão estava agressivo e exigia o dinheiro do caixa. Porém, o caixa estava vazio porque os valores foram recolhidos pela empresa no terminal rodoviário.

O assaltante passou a exigir que os passageiros jogassem no corredor do veículo tudo o que tinham de valor. Um homem idoso recebeu a ordem de recolher o material. Ele recusou e acabou tomando uma coronhada na cabeça. Uma mulher, também idosa, foi agredida pelo ladrão, que a jogou no chão.

A policial passou o dia em Maringá, em um evento religioso, e voltava a Paranavaí na última linha do ônibus intermunicipal.

TROCA DE TIROS - A policial militar Silvia de Sá da Silva, 32 anos, que estava sentada no fundo do ônibus, acabou agindo e houve confronto. A policial usou sua pistola calibre 40, de propriedade da Polícia Militar, e acertou dois tiros nas pernas, um no braço e outros dois no peito do ladrão.

Mesmo ferido, Gonçalves descarregou um revólver calibre 38 na direção da policial. Ela foi alvejada com um tiro no olho direito. Outras duas balas atingiram o abdômen da passageira Ariane Pereira, 21 anos, que estaria posicionada na linha de tiro. Os três morreram no local. Uma terceira passageira, Milene Costa da Silva, 19 anos, foi ferida de raspão, sem maiores consequências.

AGIU CORRETAMENTE - O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), major Ademar Carlos Paschoal, afirmou que a policial militar analisou a situação e, com base em seus treinamentos, tomou a decisão de agir.

“A policial era preparada e chegou a integrar a equipe da Rotam, por isso, acredito que ela agiu corretamente. Deve ter percebido o perigo que os passageiros corriam e mesmo fora de serviço decidiu intervir com heroísmo para protegê-los”, disse o comandante.

A tenente-coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, chefe do 3º Comando Regional, afirmou que em nenhum momento a policial reagiu ao assalto. Disse que os passageiros relataram que o assaltante estava agressivo e aparentava estar drogado.

“Hoje vivemos um momento doloroso porque perdemos uma policial que não temeu pela própria vida. Com certeza ela agiu porque a situação devia apresentar um risco para os usuários do ônibus. Tecnicamente ela efetuou os disparos no sentido de controlar a situação”, falou Audilene.

POLÊMICA NA MUNIÇÃO - Durante o velório, ontem de manhã, houve grupos de conversa em que os policiais questionavam a eficiência da munição oferecida pelo Estado. Os policiais acreditam que o material não tenha qualidade, e isso teria permitido a reação do ladrão. Um oficial chegou a dar entrevista para uma emissora de rádio, quando reforçou as dúvidas sobre a eficácia do material.

De acordo com os policiais, recentemente houve dois casos na região do 8º BPM que comprovariam tais suspeitas. Uma ocorrência foi em Guairaçá. Nesta ação, um policial teria trocado tiros com um suspeito, atingido na região do ombro. Em outra ocorrência, em Paranacity, o suspeito foi atingido com oito tiros. Nos dois casos os homens feridos não morreram. “Em uma situação normal com munição de qualidade, com certeza eles não teriam sobrevivido”, disse um policial, que preferiu não ser identificado.

A chefe do 3º Comando Regional acredita ser prematuro afirmar que foi a munição usada pela policial que não conteve o ladrão. Mesmo assim, disse que passará a situação para o comando. Caberá a ele providenciar testes para verificar a eficiência da munição. “A munição segue um padrão internacional e acredito ser prematuro dizer algo neste sentido. Porém vamos analisar o caso”.

Sepultada com honras militares


A policial militar Silvia de Sá da Silva, 32 anos, foi enterrada na manhã de ontem no cemitério central de Paranavaí com honras militares. Seu corpo foi transportado em um caminhão do Corpo de Bombeiros e, na entrada do cemitério, três companheiros de turma fizeram uma salva de tiros. No momento em que o corpo foi colocado na sepultura, um militar executou o toque de silêncio (na corneta).

Centenas de pessoas compareceram ao sepultamento. Policiais que estavam de folga e outros de destacamentos da região também estiveram presentes. A policial Silvia foi enterrada em trajes militares. Seu filho de 10 anos recebeu a bandeira nacional que cobriu o caixão durante o sepultamento. A entrega foi feita pela chefe do 3º Comando Regional. “Esta é a sua herança. Guarda essa homenagem e lembre de sua mãe como uma heroína”, afirmou Audilene à criança.

OUTRAS VÍTIMAS - Também foram enterradas ontem as outras duas pessoas mortas no confronto. A comerciária Ariane Pereira, 21 anos, e José Joaquim Gonçalves, 32 anos, foram enterrados no cemitério de Nova Esperança.


Ariane morava na região central de Paranavaí. Ela trabalhava em um comércio. No sábado, retornava de Nova Esperança, onde tinha ido visitar a mãe. Ela teria entrado no ônibus um ponto antes do ladrão.

No Diário do Noroeste

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Tatinha perde o dom da onipresença para os besouros


O lendário morador de Nova Londrina, popular Tatinha, conhecido por todo cidadão e cidadã novalondrinense, ele que já foi alvo de estudos por estar presente em todos os lugares imagináveis e inimagináveis ao mesmo tempo, ele, meus diletos leitores e leitoras, sim, ele o Tatinha, com seu incorrigível costume de pedir dinheiro para comprar cigarro, acaba de perder o dom de estar onde você estiver.

A queda de Tatinha do impressioanante trono de rei da onipresença, deu-se, depois que uma legião de besouros, não tendo outra coisa mais interessante para fazer, resolveu fincar morada nesta distante, pequena, porém, não pacata Nova Londrina.

A grande verdade é que tais besouros, são revolucionários, eles tomaram todas as propriedades, todos os patrimônios, públicos e privados do município, hoje, não há um Metro² que não esteja ocupado pelos infames componentes desta legião que ao cair da noite, se apodera do conforto alheio.

Hoje, antes de o Tarinha chegar onde você estiver, já estará marcando presença em seu local de chegada, uma dezena de besouros, estes, se apoderarão dos colarinhos de suas camisas e camisetas e por algumas vezes, hão de subir por suas pernas, por intermédio da barra das suas calças. Não poucas vezes, estes besouros intrusos, terão a audácia de entrangolarem-se em seus cabelos e assim será, até que eles tomem todo o ambiente e te coloque para correr, mas, correr para onde, se eles estão em todos os lugares?

Enquanto isso, o Tatinha de antes, permanecerá um tanto esquecido, talvez também, tangendo os besouros que venha posar na luz da brasa de seu "cigarro". A nós, fica a amarga sensação da derrota, enquanto achávamos que tinhamos alguma privacidade ou propriedade, na verdade, nada temos, pois tudo, eu digo, tudo, foi tomado pelos besourinhos grudentos, inclusive a onipresença de Tatinha.

Resta-nos em meio a este caos, procurar alguma forma de nos sentirmos otimistas, sei lá, viver ainda vale a pena, equiparando as personagens, Tatinha e besouros, ao menos os besouros não são capitalistas e não nos pedem nosso escasso dinheiro. Estamos em Nova Londrina, ainda a cidade onde o Tatinha mora, mas agora, somos a capital mundial do besouro.

Mateus Brandão de Souza, graduado em história pela FAFIPA


domingo, 27 de outubro de 2013

Tentativa de assalto durante trajeto de ônibus da Viação Garcia deixa 3 mortos em Nova Esperança

O fato aconteceu dentro de um ônibus que seguia de Nova Esperança a Paranavaí, entre os mortos haviam uma policial militar, uma passageira e o assaltante


No início da  madrugada deste domingo (27/10), quando um ônibus “amarelinho” da Viação Garcia acabara de sair de Nova Esperança rumo a Paranavaí, um homem deu voz de assalto e, na sequência,  uma policial militar que estava vindo pra Paranavaí  trocou tiros com o marginal. 

Resultado: o bandido morreu, a PM que era lotada no 8º BPM, em Paranavaí,  também morreu e  dois tiros atingiram uma passageira, que também foi a óbito. Essa passageira tinha 21 anos, morava no centro de Paranavaí.

*Policial Silvia Sá da Silva  (Foto: Arquivo pessoal)
*1 – Policial Silvia Sá da Silva, 32 anos, que estava na PM havia quase 5 anos. Silvia voltava com seu filho de 10 anos – que nada sofreu – de um encontro de igreja na cidade de Maringá. Ela foi morta com um tiro no rosto.

2 – O bandido tinha várias passagens pela polícia e contra si um mandado de prisão. Seu nome: José Aparecido Gonçalves, conhecido por “Balu”. Ele levou 5 tiros: 2 nas pernas, um no tórax, um no abdômen e um no braço.

3 – A passageira era Ariani dos Reis Silva, 21 anos, solteira, que morava no centro de Paranavaí. Ela estava sentada quando recebeu 2 tiros no tórax.

Esse “amarelinho” da Garcia, no interior do qual aconteceu essa tragédia, era o último do dia de ontem rumo a Paranavaí

Mulher encontra seringa dentro da garrafa da Coca Cola

Mais um fato inusitado na história do poderoso refrigerante, depois do lance de um rato ser encontrado dentro de uma de suas garrafas, o que diga-se de passagem, na ocasião, o rato era a única coisa natural dentro do famoso concentrado de química indústrializado, agora, uma mulher encontra dentro de uma garrafa lacrada de coca-cola, nada mais nada menos que uma seringa, isso mesmo, uma seringa, dessas de aplicar injeção.


A comerciante Fabia Alves Bossolani, de 49 anos, não acreditou quando encontrou – na garrafa lacrada de Coca-Cola – uma seringa. O caso aconteceu na quinta-feira (17), quando um amigo comprou o refrigerante em um supermercado de Osasco, na Grande São Paulo, e levou até ela.

“Eu sempre fui apaixonada pelo refrigerante e, quando falaram do rato em uma garrafa, eu não acreditei. Desta vez, não tive como não acreditar e resolvi procurar a empresa”.

A Coca-Cola quis trocar a garrafa com a cliente, por uma nova, para fazer investigação. Porém, a comerciante preferiu ir à Polícia e registrou queixa.


sábado, 26 de outubro de 2013

JOYCE SAMARA – A BELA DA SEMANA


Ser morena é pertencer ao maior grupo que abrange a espécie feminina, é fazer parte deste time onde a tonalidade da pele deixa claro que a beleza da mulher tem hegemonia morena e elas na realeza de sua esmagadora maioria, são sem dúvida os seres mais apreciáveis da criação. O mudo pertence às morenas.

Joyce Samara é uma delas, integrante do seleto grupo das que possuem a tonalidade do jambo, é a melanina, a pigmentação da realeza da cor, presente na pele dela que hora recebe os vivas aos quais destinamos ás que são dignas do reconhecimento. A beleza nasceu morena.

A beleza, tem cor morena, tem cor de Joyce, e em reconhecimento a notável condição das admiráveis é que cedemos este espaço para que ela por direito ocupe o lugar que reservamos às que nasceram para serem admiradas.

Seduzidos pelos encantos amorenados de Joyce Samara é que damos seqüência ao dever de decantar a beleza da mulher, pois, a mulher é majestade, nela está retratada a supremacia de tudo que há. Cultuar a obra de um criador é estar em sintonia com a divindade maior que fez o ser humano mulher.

Remetendo-nos ao gênesis bíblico, nos inteiramos que o desfecho da criação divina, deu-se com o surgimento da mulher, provando que o espetáculo criacional, deveria ser encerrado com chave de ouro, e assim, surgiu a mais sublime das criações divinas, em virtude destas e de inúmeras outras razões, são elas detentoras da supremacia, á elas nosso reconhecimento, á elas nossa admiração.

Viva as mulheres, viva Joyce Samara, ela que adorna nossa página, ela que nos torna admiradores de sua honorável condição, ela que é uma das formosas damas que aqui se expõem, externando todo o encanto presente na maravilha maior, na maravilha presente na cor sem igual das morenas.

Louvar a beleza feminina, antes de ser um dever, é um prazer imensurável, poder expor e falar da magnificência feminina é a mais excelente de nossas oportunidades, por isso vamos apreciá-la, os sete dias que seguem, nós dedicamos à ela, Joyce Samara é a bela da semana.


*JOYCE SAMARA DA SILVA – 17 Anos – Nova Londrina – PR – Filha de José Antonio da Silva e Vanilda Aparecida da Silva – Joyce estuda o 3° Ano do Ensino Médio no Colégio Ary João Dresch e é torcedora do Corinthians 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

As 10 fotos mais tristes da história

A lista a seguir, que notadamente não é unanimidade, teve como objetivo identificar quais são as 10 fotografias mais tristes de todos os tempos. As imagens são referências de alguns dos momentos mais cruéis da história


Carlos W. Leite, via Revista Bula

As imagens em questão, foram retiradas de pesquisas através de compilação de reportagens e listas publicadas por jornais, revistas, sites especializados em fotografia, fotojornalismo e história.

A pesquisa teve como objetivo identificar quais eram as 10 fotografias mais tristes de todos os tempos. Participaram do levantamento as publicações: “Life”, “The Guardian”, “Der Spiegel”, “Telegraph”, “El Universal”, “The Pulitzer Prizes”, “Day Life”, “World’s Famous Photos”, “Digital History”, “Listverse”, “Jornal Opção”, “Al Fotto”, “National Geographic” e “World Press Photo”. Obviamente que listas são sempre incompletas. Sabe-se que, como a percepção, a opinião — que foi a base da pesquisa —, é algo individual.
Entretanto, as 10 fotografias selecionadas, se não são unanimidades no meio jornalístico e fotográfico (e possivelmente não serão entre os leitores), são referências incontestes de alguns dos momentos mais cruéis da história.
Eis, em ordem classificatória, as 10 fotografias selecionadas baseadas nas publicações pesquisadas:

Omayra Sanchez (1985)


A fotografia mostra Omayra Sanchez, uma menina de 13 anos que ficou presa em entulhos deixados pelo deslizamento causado pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz, que arrasou com o povoado de Armero, Colômbia, em 1985. Os socorristas não conseguiram resgatá-la. Ela morreu cerca de 60 horas depois de ficar presa. A fotografia ganhou o World Press Photo de 1985 e se tornou uma mais comoventes da história. Fotografia: Frank Fournier

Biafra (1969)


A Guerra Civil da Nigéria ou Guerra do Biafra matou mais de um milhão de pessoas entre 1967 e 1970, principalmente de fome. Milhares de crianças foram acometidas de Kwashiorkor, patologia resultante da ingestão insuficiente de proteínas. O fotógrafo de guerra Don McCullin foi o primeiro a chamar a atenção para a tragédia. Fotografia: Don McCullin

Phan Thi Kim Phúc (1972)


Ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1973 e a mais famosa fotografia de guerra de todos os tempos. Kim Phuc (a garotinha nua) corre ao longo de uma estrada perto de Trang Bang, no sul do Vietnã, após um ataque aéreo com napalm. Para sobreviver, Kim arrancou a roupa em chamas do corpo. Fotografia: Nick Ut

Execution of a Viet Cong Guerrilla (1968)


Ganhadora do prêmio Pulitzer, a fotografia mostra Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia sul-vietnamita, disparando sua pistola contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. Embora chocante, a fotografia não conta toda a história. O homem assassinado havia matado uma família.Fotografia: Eddie Adams

A fome no Sudão (1993)


Fotografia publicada em março de 1993 no “New York Times” e responsável pela ascensão de Kevin Carter como fotógrafo. Em 1994, Kevin ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia. Embora a fotografia seja impactante, o abutre não estava tão próximo do menino como a fotografia sugere — fato que continua causando controvérsias entre jornalistas e fotógrafos. O garoto da foto chamava-se Kong Nyong e sobreviveu ao abutre, morreu em 2007. Kevin Carter, o fotógrafo, se matou em 1994. Fotografia: Kevin Carter

Hiroshima (1945)


A fotografia mostra o primeiro bombardeio atômico da história. Em 6 de agosto de 1945, a cidade de Hiroshima foi devastada pela bomba atômica de fissão denominada Little Boy, lançada pelo governo dos Estados Unidos, resultando em 258 mil mortos e feridos. Fotografia: George William Marquardt (piloto do avião)

Racismo nos Estados Unidos (1950)


A fotografia, que causou indignação em todo o mundo, mostra bebedouros separados para brancos e negros, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Até a década de 1950, os afro-americanos não tinham direito a voto, eram segregados socialmente e compunham a parcela mais pobre da população norte-americana. Fotografia: Elliott Erwitt

Uganda (1980)


Fotografia feita por Mike Wells, em abril de 1980, mostra uma criança da província de Karamoja, Uganda, de mãos dadas com um missionário. O contraste entre as duas mãos serve como um lembrete do abismo que separa países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A fotografia permaneceu inédita durante anos. Fotografia: Mike Wells

The Falling Man (2001)


Fotografia feita por Richard Drew, fotógrafo da Associated Press, mostrando um homem caindo da Torre Norte do World Trade Center, em Nova York, durante os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Cinco anos após os ataques, o homem foi identificado como Jonathan Briley, de 43 anos, funcionário de um restaurante instalado na Torre Norte do World Trade Center. Entretanto, oficialmente, sua identidade nunca foi confirmada. Fotografia: Richard Drew

Mãe migrante (1936)


Um ícone da Grande De­pressão e uma das fotos mais famosas dos Estados Unidos. Florence Owens Thompson, 32 anos, desolada por não ter comida para alimentar os filhos. Jornalistas americanos passaram décadas tentando localizar a mãe e seus sete filhos. No final dos anos 1970 ela foi encontrada, não prosperara muito. Vivia em um trailer. Fotografia: Dorothea Lange

Veja os temas mais cotados para a redação do Enem 2013


Por Priscila Fischer

Quem não quer fazer feio na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisa estar atento aos assuntos que podem ser abordados. A prova possui regras próprias, que geralmente não são cobradas em outros concursos. A redação deve ser dissertativo-argumentativa e a conclusão é a parte mais importante, com a maior pontuação exigida. O Enem neste fim de semana, dias 26 e 27 de outubro, e a prova de redação será aplicada no último dia. Foram mais de sete milhões inscritos este ano.

Fique atento: a banca do Enem pode abranger temas que não tenham, obrigatoriamente, total relação com a realidade recente. É necessário que o candidato desenvolva uma análise crítica sobre o assunto, não limitada apenas a atualidades. Para isso é preciso tratar o tema de forma interdisciplinar, abrangendo diversas áreas de conhecimento, propondo uma solução prática e positiva para o problema em questão.

Confira alguns  possíveis temas indicados por professores de redação para a edição do Enem 2013:

A configuração atual das relações trabalhistas no Brasil

A Consolidação das Leis Trabalhistas completou 70 anos este ano. Trabalho infantil, mercado informal e situações de trabalho escravo podem ser assuntos contemplados pela banca do Enem. Além disso, não se pode esquecer que a Proposta de Emenda Constitucional - PEC das domésticas motivou inúmeras discussões acerca das relações trabalhistas em 2013.

A importância do esporte para a construção da cidadania

O esporte tornou-se uma das principais preocupações do governo brasileiro após os anúncios de que o país será a sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas e Jogos Paralímpicos de 2016. Este ano ocorreu a Copa das Confederações, e foi um evento importante para descobrir e tentar resolver as dificuldades que país enfrenta ao receber eventos de grande porte. Uma das questões a serem trabalhadas pelo governo é a necessidade de se ampliar a inclusão social através do esporte.

Redes sociais: as novas formas de manifestação da juventude

As manifestações que vêm acontecendo no Brasil e no mundo tiveram grande repercussão através da movimentação iniciada nas redes sociais. É importante observar as causas e consequências da participação do povo, principalmente o brasileiro, nas discussões relacionadas à situação atual do país.

Afirmação dos direitos civis no Brasil

“O gigante acordou” foi uma das expressão mais utilizadas no cenário nacional em 2013. Milhares de pessoas em todo o Brasil foram às ruas reivindicar a construção de um país melhor: com saúde, educação e não corrupto. Incluindo também a busca pela conscientização do povo através da revolta popular convertida em votos conscientes nas próximas eleições.

Os 25 anos da Constituição de 1988

O aniversário da Constituição Federal brasileira este ano suscitou questionamentos acerca das repressões que vêm ocorrendo durante os protestos populares. É possível que a banca do Enem explore as temáticas da democracia e da liberdade no Brasil atual.

Sustentabilidade: desafio e oportunidade para a sociedade brasileira

A banca do Enem pode retomar questões que envolvam o meio ambiente, não exploradas pelo exame desde 2008. Como por exemplo, o aniversário de 60 anos da Petrobrás, em 2013. A maior discussão sobre a petroleira nos últimos tempos envolveu assuntos como a exploração do pré-sal e finanças. Outra possibilidade é a busca por formas mais limpas de energia, uma questão com dimensões globais.