segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Tatinha perde o dom da onipresença para os besouros


O lendário morador de Nova Londrina, popular Tatinha, conhecido por todo cidadão e cidadã novalondrinense, ele que já foi alvo de estudos por estar presente em todos os lugares imagináveis e inimagináveis ao mesmo tempo, ele, meus diletos leitores e leitoras, sim, ele o Tatinha, com seu incorrigível costume de pedir dinheiro para comprar cigarro, acaba de perder o dom de estar onde você estiver.

A queda de Tatinha do impressioanante trono de rei da onipresença, deu-se, depois que uma legião de besouros, não tendo outra coisa mais interessante para fazer, resolveu fincar morada nesta distante, pequena, porém, não pacata Nova Londrina.

A grande verdade é que tais besouros, são revolucionários, eles tomaram todas as propriedades, todos os patrimônios, públicos e privados do município, hoje, não há um Metro² que não esteja ocupado pelos infames componentes desta legião que ao cair da noite, se apodera do conforto alheio.

Hoje, antes de o Tarinha chegar onde você estiver, já estará marcando presença em seu local de chegada, uma dezena de besouros, estes, se apoderarão dos colarinhos de suas camisas e camisetas e por algumas vezes, hão de subir por suas pernas, por intermédio da barra das suas calças. Não poucas vezes, estes besouros intrusos, terão a audácia de entrangolarem-se em seus cabelos e assim será, até que eles tomem todo o ambiente e te coloque para correr, mas, correr para onde, se eles estão em todos os lugares?

Enquanto isso, o Tatinha de antes, permanecerá um tanto esquecido, talvez também, tangendo os besouros que venha posar na luz da brasa de seu "cigarro". A nós, fica a amarga sensação da derrota, enquanto achávamos que tinhamos alguma privacidade ou propriedade, na verdade, nada temos, pois tudo, eu digo, tudo, foi tomado pelos besourinhos grudentos, inclusive a onipresença de Tatinha.

Resta-nos em meio a este caos, procurar alguma forma de nos sentirmos otimistas, sei lá, viver ainda vale a pena, equiparando as personagens, Tatinha e besouros, ao menos os besouros não são capitalistas e não nos pedem nosso escasso dinheiro. Estamos em Nova Londrina, ainda a cidade onde o Tatinha mora, mas agora, somos a capital mundial do besouro.

Mateus Brandão de Souza, graduado em história pela FAFIPA


Um comentário: