terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

José Mujica é indicado para Nobel da Paz por deputados uruguaios

Descrito como um “exemplo de vida”, o presidente uruguaio José Mujica foi indicado ao Nobel da Paz de 2014 por meio de uma carta escrita pela bancada de deputados da Frente Ampla, coalizão governista do país. Na mensagem, são ressaltadas a trajetória pessoal de Mujica como um “construtor de caminhos que contribui para a igualdade social e o respeito aos direitos humanos".


José Mujica, prsidente do Uruguai, conseguiu aprovar o casamento homossexual,
a legalização do aborto e da maconha como um “caminho
respeitoso da vida humana para lutar contra o narcotráfico”.
Enviado para o comitê do prêmio na Noruega, o cartão foi firmado pela deputada Susana Pereyra, que apresentou o cartão a seus colegas na última sexta-feira (31). Nele, estão destacados também alguns de seus projetos de governo, marcado por uma série de leis progressistas. A aprovação do casamento homossexual, a legalização do aborto e da maconha como um “caminho respeitoso da vida humana para lutar contra o narcotráfico” são algumas das medidas apresentadas no excerto.

Segundo os deputados, Mujica também é um exemplo para a sociedade por sua pregação contra o consumismo e por doar 80% de seu salário a famílias desfavorecidas. “Esta forma de viver é acompanhada por gestos de solidariedade e desprendimento de bens materiais que são apreciáveis apenas em poucas pessoas em nível planetário”, escrevem no cartão.

Nesta segunda, um porta-voz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) confirmou que Mujica se reuniu em Havana na semana passada com a guerrilha que negocia a paz com o Governo colombiano. Na semana passada, o presidente uruguaio enviou ao Parlamento um projeto de lei que concede residência permanente a todos aqueles cidadãos dos países do Mercosul com a única exigência de confirmar a nacionalidade.

Além de Mujica, o ex-analista da Agência de Segurança dos EUA (NSA), Edward Snowden, também foi indicado na última quarta-feira (29) ao Prêmio Nobel da Paz de 2014 por dois deputados do Partido da Esquerda Socialista norueguês. Snowden, que atualmente reside na Rússia após receber asilo temporário do país, já havia sido indicado para concorrer à premiação, na edição de 2013.

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário