sábado, 31 de maio de 2014

A BRILHANTE PASSAGEM DE UMA ESTRELA


Nós homens desde que mundo é mundo procuramos compreender várias questões que até hoje não encontramos respostas, Porque sofremos? Porque morremos? Neste momento procuro resposta para esta segunda pergunta, mas tenho a consciência que jamais encontrarei.

Dia 27 de maio, o grande amor da minha vida Camila Milleny Moreno resolveu partir, a dor é imensa, a saudade nem se fala. Foram oito anos de convivência que serviram para nutrir esse amor que tenho por ela e que ela teve por mim.

A conheci no início de sua luta acadêmica, em Nova Londrina, eu terminando a minha faculdade e ela terminando o ensino médio e sonhando em passar no vestibular, seu sonho, ser psicóloga. Foram horas de estudo, várias idas e vindas a Paranavaí para fazer o curso pré-vestibular durante a noite, e durante o dia ela trabalhava para custear seus estudos.

Foram vários vestibulares que ela não conseguiu passar, mas apesar da dificuldade, ela nunca desistiu, passou no vestibular da FAFIPA, hoje UNESPAR de Paranavaí em História, persistiu no curso durante um ano e lá fez muitos amigos, mas, seu sonho em fazer Psicologia, permanecia.

 Mais uma vez ela persistiu, fez o ENEM e conseguiu uma bolsa integral na faculdade UNINGÁ e finalmente ingressou no curso de Psicologia. Levou consigo para Maringá apenas suas roupas e com a cara e coragem enfrentou os cinco anos de faculdade. Trabalhou em um jornal, trabalhou no CRAS de Sarandi com menores carentes, ficou desempregada, passou por dificuldades financeiras, mas teve a ajuda de seus pais, avós e de suas amigas que mais tarde compartilharam com ela uma república.

Sua vida era uma turbulência, trabalho, faculdade, horas de estudo, mas, claro havia também os momentos de lazer que eu e suas amigas tivemos a chance de estarmos juntos, eram nesses momentos que conhecíamos a Camila divertida, alegre, que adorava dançar.

Com minha partida para Maringá pude ficar mais próximo dela, ela estagiando na Usina Santa Terezinha, conseguiu um emprego para mim e na necessidade de cuidar e de protegê-la lhe ofereci um lar, um aconchego que ela decorou e mobiliou segundo suas preferências e lá permanecemos até o momento de sua partida.

Foram dois anos felizes onde compartilhamos muitas brincadeiras, onde pude conhecê-la com muita intensidade onde o amor, a admiração e orgulho cresceram dentro de mim imensamente.

Nossa casa era meu porto seguro, afina,l lá estava a minha felicidade, era nela que comíamos juntos, estudávamos juntos, dormíamos e acordávamos. Adorava durante a noite principalmente aos finais de semana deitar na cama com ela e ouvir músicas, conversar, assistimos inúmeros filmes. Também saíamos muito, ela que tinha um refinado gosto musical adorava ir a shows como das bandas “Engenheiros do Hawai”, “Barão Vermelho” e “Nenhum de Nós”. Para ela foi emocionante ouvir “Nenhum de Nós” tocar a música “Camila, Camila” que foi a origem de seu nome.

Cinco anos se passaram, ela venceu, formou-se em Psicologia, adquiriu seu CRP, e finalmente lá estava ela com seu certificado na mão, vestida com sua beca e toda feliz, e eu cheio de orgulho.

 E chegou o tão esperado oito de março, dia da formatura, com um vestido lindo escolhido por ela que a fez se sentir uma rainha naquele dia, juntamente com suas amigas Aliny e Francielle, Camila nunca esteve tão feliz e tão radiante em sua vida, meu peito estava cheio de felicidade em ver a minha companheira feliz e realizada.

Depois de todo este esplendor, finalmente ela decidiu cuidar da saúde, livrar-se de vez de sua doença que a acompanhava desde o seu nascimento. Infelizmente foi um processo doloroso, que a deixou bastante debilitada fisicamente, mas nunca ouvi lamentos e reclamações, mais uma vez Camila apesar de mais uma grande dificuldade lutou bravamente, mas agora pela sua saúde e sua vida.

Foi cercada de cuidados médicos, cuidados da família e claro dos meus, fiz tudo para mantê-la esperançosa, para afastar de sua mente os maus pensamentos, dei todo o meu carinho e o amor de forma mais intensa para mostrar que ela não estava sozinha e que ela era uma pessoa muito amada.

Tive a sorte de ter passado com ela suas últimas noites, conversamos muito sobre tudo, assistimos tv, um filme, e como toda noite comemos nossos biscoitos juntos. Mas a última noite foi especial, rezamos juntos, logo de início por iniciativa dela começamos com um “Pai Nosso”, e em seguida ela agradeceu a Deus por ter sido protegida por ele durante toda sua vida, pediu perdão pelas suas faltas e pediu uma nova vida onde ela pudesse através de seu trabalho ajudar a quem precisa. Mas, consciente de que ela pudesse partir, me pediu que seus órgãos fossem doados a quem precisa, porque além de ajudar quem sofre, um pedacinho seu permaneceria vivo.

Diante de tanta luta e tanta nobreza, Camila me deixou uma inestimável herança, que é a força a determinação, a coragem, o não pessimismo, o amor, a caridade, o carinho e o exemplo de fidelidade e companheirismo. Minha dívida com ela é impagável só lamento não ter tido mais tempo para retribuir e proporcionar uma vida mais aconchegante.

Aceitar a morte todos nós não aceitamos, ela brutal, violenta, mas por incrível que pareça ela natural, a vida e a natureza nos demostra todos os dias essa verdade. Lamento profundamente, minha dor é imensa, mas conseguirei afastar esse sofrimento de minha alma e de meu coração com tempo e com fé em Nosso Senhor.

Camila, a mulher da minha vida, o meu grande amor nunca deixará a minha memória. Te amo mor, vá em paz, tenho muita esperança que um dia novamente iremos nos encontrar.

Obrigado por tudo, foi um privilégio e uma honra estar ao seu lado.

 Lincoln de Britto Santos – 31/05/2014

31 de Maio na história

1956- Dia da revolta do bonde 
                              
Rebelião estudantil-popular chefiada pela UNE contra o aumento da passagem de bonde. Quebra-quebra, ocupação do Rio pelo Exército, 1 morto. Após 7 dias JK chama ao Catete Marcos Heusi, futuro pres. da UNE, para negociar uma solução.

 Casal dança nos trilhos durante piquete

1887:
Surge em Belém o 1º clube republicano do PA, com manifesto de inspiração positivista e revolucionária.
1902:
No sul da África, o Tratado de Vereeniging assinala a capitulação dos bôers face ao colonialismo inglês.
1973:Volta Redonda (RJ), Guadalupe (PI) e S. João dos Patos (MA) viram “áreas de segurança nacional”, com prefeitos nomeados.
1974:
Acordo Síria-Israel encerra guerra do Yon Kipur.
1978:18 grandes empresas do ABC-SP, sob o impacto de 20 dias de onda grevista, dão a seus empregados aumentos de 5 a 15%.
1978:O MDB apóia a candidatura presidencial oposicionista de Euler Bentes.
1978:Preso em S. Paulo Ricardo Zarattini (banido em 69).
1983:Greve na saúde pública de SP; paralisação total em 29 cidades e parcial em 50.



1987:
O Patrimônio Histórico tomba a Casa Branca, mais antigo terreiro de candomblé do país (150 anos), em Salvador, BA.
Candomblé
retratado por
Di Cavalcanti

Vermelho

O incrível tiro no pé da Ellus (ou: o jeitinho fashion de bater a carteira e gritar “pega ladrão”)


, Diário do Centro do Mundo 

"Ao fazer uma denúncia, ou algo que o valha, num desfile, a Ellus chamou atenção nacionalmente para um problema importante — num dos maiores tiros no pé em toda a história do marketing.

Na São Paulo Fashion Week, foi lido um manifesto cabeça-oca chamado “Desabafo”. Se a intenção era provar o estereótipo de que a indústria da moda é forrada de pessoas superficiais, iletradas e magras, o objetivo foi plenamente alcançado.
Um trecho:

“Brasil = ineficiência, improdutividade. Isso faz com que fiquemos isolados do mundo, acarretando esse atraso todo em relação ao mundo moderno.

É claro que os maiores responsáveis são os políticos e os governos antiquados, cartoriais, quase medievais, que com suas ideias atrasadas de protecionismo acabam por gerar atrofia.

Precisamos desburocratizar, simplificar para motivar, avançar, abrir, internacionalizar, se não, cada vez mais, ficaremos isolados nas geleiras do Polo Sul.”

(“Geleiras do Pólo Sul??”)

Não demorou e descobriu-se que a Ellus está sendo processada por uso de trabalho escravo. É espantoso que quem tenha escrito um texto falando sobre o quanto somos vagabundos não tenha levado isso em conta (quem assina é a entidade difusa “time Ellus”).

Mas o debate trouxe à tona casos envolvendo outras marcas como M.Officer, Marisa, Pernambucanas, C&A, Collins e Gregory (além da Zara, já um clássico). Recentemente, o Ministério Público do Trabalho de São Paulo teve a ideia de criar um polo têxtil de trabalhadores imigrantes financiado por empresas do setor. Ficaria na região de Itaquaquecetuba ou Carapicuíba e seria mantido com o dinheiro da aplicação das multas às empresas.

“Quem cumpre rigorosamente a lei tem muito interesse em combater aquele que agride a legislação. Então, nós vamos lançar um programa envolvendo as 70 grandes marcas que estão no topo da cadeia produtiva no setor de costura, com o objetivo de isolar economicamente aqueles que exploram o trabalho escravo”, disse o procurador Luiz Fabre, do MPT, ao Terra.

E o Senado aprovou nesta semana, por unanimidade, a PEC do Trabalho Escravo, que determina a expropriação de imóveis urbanos e rurais onde seja constatada exploração de trabalho escravo ou de gente em situação análoga à escravidão.

O texto vai à promulgação pelo Congresso. Ficou 15 anos em tramitação. Sem o apoio inestimável da Ellus e de sua tática de bater a carteira e gritar “pega ladrão”, demoraria muito mais tempo.

A nova versão da camiseta

Rosiane Santos – A Bela da Semana


Ela tem para si a admiração daqueles que vêem numa bela mulher algo que é capaz de exceder as palavras. Ela está entre as seletas, entre as que se tornaram privilegiadas com a dádiva de conceber e dar a luz, ela é louvável, ela é mulher e ela é bela. À ela a reverência merecida pelo dom de fazer-se notável , notável pelos predicados que a tornam singular, a realeza da mulher, nela está representada.

É Rosiane Santos quem sobe ao pedestal das musas de Maio onde rendemos homenagens àquelas que sendo belas, chegaram a condição de mãe, este honorável título aspirado por muitas e que tornam tantas, seres merecedores do afeto tão único quanto a importância materna em nossas vidas. Neste ensejo, pois, seguimos, cultuando a beleza feminina, mas, também, exaltando a grandeza das mães por tudo que elas representam em nossa existência.

Se um dia o criador teve o propósito de trazer um pedaço do céu a este mundo, ele o fez representado na mulher que se tornou mãe, pois, nada é mais benévolo na vida do ser humano, quanto o instinto materno pelos seus, um instinto repleto de amor e afeição, presença de mãe é aquela presença que nos acalanta e protege, por isso um mês no ano dedicamos à elas, embora saibamos que todos os meses  e tudo o que a oferecermos em forma de gratidão, ficará aquém do que merecem estas rainhas .

No propósito de cultuarmos a mulher como é de costume nesta página, é justo que neste mês nossa dedicação estivesse focada nas mães, mês onde elas estão em evidência, e assim, buscamos aquelas que além de belas, passaram pela honra de dar a luz, dando seqüência ao privilégio de expormos aqui a incontestável formosura de nossas mulheres.

Na pessoa de Rosiane Santos, fechamos o mês de Maio com o propósito atingido, aquele propósito de externarmos a beleza de mulheres que não bastando ser belas, são ainda mães.
Fechamos, pois, o mês com chave de ouro, é com muita honra que apresentamos ela que indiscutivelmente bela, é recebedora da admiração, por isso, todo nosso respeito à bela mãe de belas, desta vez, é a vez de decantarmos a formosura da mãe da Nathalia e da Gabrielly.

Portanto, se cobrados a definir e apontar a perfeição neste mundo de imperfeições, certamente apontaremos para as mulheres, suprema forma de criação divina, se quisermos intensificar tal perfeição, apontaremos para uma mãe e em Rosiane, mescla-se além de tudo isso, o dom da beleza, daquela beleza que se faz referência, assim sendo, no céu das belas, na constelação das beldades, brilha com luz própria a estrela de Rosiane Santos.

Nenhuma outra forma de beleza seja a natural ou a artificial é mais intensa do que aquela que constitui a mulher, seja por suas formas, seja por sua realeza, a mulher é em síntese um ser supremo, por isso dizemos que em torno delas estão nossos propósitos, tudo que dissermos não define a exatidão de sua grandeza, e parte desta seleção de dádivas está nesta que hora estamos tendo a honra de apresentar.

Rosiane, nossa gratidão pelo bem que fazes às nossas pupilas, e felicitações por representar uma das tantas mães que merecem nosso carinho e respeito.  A beleza feminina é uma fonte inesgotável. Rosiane Santos é a Bela da Semana.


*Rosiane Aparecida dos Santos – Nova Londrina/PR  - Rosiane é esposa de Jairo dos Santos e mãe da Nathalia Estefani do Santos e da Gabrielly Branda dos Santos. Rosiane é também palmeirense.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

30 de Maio na história

1778- Dia do Voltarie    

Morre aos 84 anos, chorado pelo povo, o escritor francês François Arouet, dito Voltaire. Polemista de ironia fina e corrosiva, pôs a nu o regime feudal-absolutista, ajudando a preparar a Revolução de 1789.

1834:
Revolta mata-marinheiro, contra a elite mercantil portuguesa em Cuiabá.
1886:
Fala do Trono: d. Pedro II pretende que o fim da escravidão seja gradual e “tranquilize nossa lavoura”.
1901:O escritor russo Máximo Gorki sai da prisão graças ao empenho de Leon Tolstoi. Fora preso por ter publicado um poema, Canção do tempestuoso Petrel.


1962:
Jango cria Comissão de Nacionalização das Concessionárias de Serviços Públicos.
Goulart
por Théo
1963:
Portuários, ferroviários, marítimos, aeroviários, vão à greve nacional por salário e bandeiras políticas.
1988:A favela da Rocinha, Rio, vive 2 horas de conflitos com a PM, que tenta desalojar os ocupantes de um terreno baldio.
1995:A Suprema Corte chilena condena a 7 anos de prisão o gen. Manuel Contreras, ex-chefe da polícia secreta de Pinochet, pela morte do ex-chanceler Orlando letelier, em 76.
1996:A comissão dos desaparecidos políticos aprova indenização à família de Fiel Filho.
2000:Golpe militar nas Ilhas Fiji.
2006:Radicaliza-se no Chile a Revolução dos Pingüins, com 1 milhão de secundaristas chilenos em greve por uma "reforma educacional profunda". Ocupação de escolas. O chefe dos carabineiros faz 700 prisões; cai no dia seguinte.

Vermelho

Barbosa não pode concorrer nas eleições deste ano; entenda

O ministro deveria ter saído do cargo até o dia 5 de abril, que é a data limite para desimcompatibilização

Barbosa não poderá concorrer ao pleito deste ano
Foto: Nelson Jr. / STF / / Divulgação

O anúncio de que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, deixaria a mais alta Corte do País até junho levantou a dúvida sobre a possibilidade de o ministro se candidatar às eleições de 2014. Barbosa, no entanto, não poderá concorrer ao pleito deste ano, de acordo com a legislação eleitoral.

Segundo a lei, o ministro deveria ter saído do cargo até o dia 5 de abril, que é a data limite para desimcompatibilização, de acordo com a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), a exemplo do que fizeram ministros do governo Dilma e alguns governadores. 

Gleisi Hoffmann (PT), por exemplo, deixou a Casa Civil para concorrer ao governo do Paraná, enquanto Alexandre Padilha (PT) saiu da pasta da Saúde para disputar o governo de São Paulo. Na esfera estadual, Eduardo Campos (PSB) deixou o cargo de governador de Pernambuco para se candidatar à Presidência, e Sérgio Cabral (PMDB), que pretende concorrer a uma cadeira no Senado, passou o comando do governo do Rio de Janeiro para as mãos de seu vice, Luiz Fernando Pezão.

Ainda conforme a lei, magistrados têm até o dia 30 de junho para se filiar a partidos caso desejem disputar as eleições. No caso de Barbosa, o fato de ele não ter deixado o cargo até 5 de abril o impede de concorrer, mesmo que se filie no prazo estabelecido. Dessa forma, ele só pode se candidatar a partir das eleições de 2016.

Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), magistrados e membros do Tribunal de Contas têm prazo diferente para filiação partidária antes das eleições devido ao impedimento de pertencerem a partidos políticos durante a atuação nos cargos. Para os demais cidadãos, a filiação a um partido político deve ocorrer até um ano antes das eleições.

Barbosa negou a intenção de se candidatar em 2014 quando questionado em outubro, mas não descartou uma possibilidade futura. O primeiro negro a presidir o STF passou a ser citado em pesquisas de opinião como possível candidato ao Palácio do Planalto depois das condenações de 25 réus no julgamento do mensalão. Durante os protestos de junho de 2013, seu nome chegou a liderar a corrida em levantamentos feitos entre manifestantes.


Joaquim Barbosa anunciou hoje que vai se aposentar no mês que vem, deixando o comando da Corte. A informação foi dada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), após uma reunião pela manhã. Barbosa saiu do encontro sem falar com a imprensa e não revelou os motivos de sua decisão.

Fonte Terra

Apresentada bola oficial da final da Copa do Mundo no Brasil

Foi apresentada a bola oficial da partida final da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil em 13 de julho, de acordo com o serviço de imprensa da empresa Adidas.

A Bola da final da Copa do Mundo

Essa bola, batizada de Brazuca Final Rio, foi elaborada especificamente para a partida final, e será uma versão atualizada da bola oficial da Copa do Mundo. As cores básicas da bola serão ouro e verde – as cores do principal troféu do futebol moderno – a Copa do Mundo da FIFA (Federação Internacional de Futebol).

Em outubro de 2012, o teste da bola final oficial envolveu o time russo, chefiado pelo técnico Fabio Capello. No total, os testes da bola duraram dois anos e meio e contaram com a participação de mais de 600 jogadores do mundo, 30 times de 10 países de três continentes.

Em 2013, a bola foi apresentada às seleções de todos os países, que participarão da Copa do Mundo de 2014. Os jogadores tiveram a oportunidade de se acostumar à bola durante o treino e jogos oficiais.

A bola Brazuca Final Rio será posta à venda em 1 de junho. O campeonato mundial será realizado de 12 de junho a 13 de julho.

Com agências - Portal Vermelho

quinta-feira, 29 de maio de 2014

28 de Maio na história

 1979- Dia da volta da UNE        

 31º Congresso da UNE, em Salvador. É o 1º desde a prisão de Ibiúna (1968), 10 mil presentes e a tarefa de reconstruir a entidade. Uma cadeira fica vazia: é a de Honestino Guimarães, último presidente da entidade, preso pela ditadura em 10/10/1973 e desaparecido.

Cena do Congresso de Reconstrução   

1807:
Data prevista para insurreição dos escravos haussá de Salvador e do Recôncavo, no dia de Corpus Christi. Delatada, sufocada e punida com penas de morte e açoite.
1913:
O 1º balé moderno, de Stravinsky-Nijinsky, causa escândalo e vaias em Paris.
1930:Prestes divulga manifesto de adesão ao comunismo e repúdio à Aliança Liberal, que qualifica de “simples luta entre as oligarquias dominantes”.
1969:
Cordobazo, rebelião antiditadura em Córdoba, Argentina, resiste por 3 dias a forte repressão.
1980:
Assassinado por grileiros Raimundo Ferreira, o Gringo, líder dos posseiros de Conceição do Araguaia, sul do PA. Multidão de 4 mil faz ato de protesto no enterro.
O Gringo
em sua
ultima foto
1986:O ministro da Justiça e o diretor da PF visitam o Bico do papagaio, foco de conflitos fundiários.
1990:Ieltsin elege-se pres. da Federação Russa, sob o estandarte do anticomunismo.
2005:Os franceses rejeitam em referendo o projeto da Constituição Européia, acusado de institucionalizar o neoloiberalismo. O voto operário, jovem e de esquerda tem peso decisivo no resultado: 55% a favor do "Não".

Vermelho

Joaquim Barbosa anuncia que vai deixar o STF em junho


Cinco meses antes do final de seu mandato, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, anuncia sua saída em junho. Na manhã desta quinta-feira (29) ele cumpriu uma espécie de “agenda de despedida”, a primeira pessoa a quem Barbosa deu a notícia foi para a presidenta Dilma.

O ministro já conversou também os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Renan Calheiros e Henrique Alves, respectivamente.

Renan Calheiros confirmou aos jornalistas, em Brasília, que Barbosa disse a ele que irá se aposentar em junho. Antes, a diferentes interlocutores, o presidente do STF já havia adiantado que não cumpriria seu mandato até o final.

O presidente do STF tem sido criticado abertamente pela Procuradoria Geral da República e por todas as associações de magistrados.

Isolado nos meios jurídicos, em razão de decisões que contrariam diferentes jurisprudências das cortes, aparentemente a era Barbosa está com os dias contados.

Da redação do Vermelho, com informações do Brasil 247

Austrália é a primeira seleção a chegar ao Brasil para a Copa


A seleção da Austrália foi a primeira equipe estrangeira a desembarcar no Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Os socceroos, como são conhecidos os australianos, chegaram ao país depois de uma viagem de 20 horas desde Sydney, na Austrália, até Vitória, no Espírito Santo, onde funcionará a base do time durante o torneio.
Eles desembarcaram primeiro no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, por volta das 18h desta quarta-feira (28), e depois seguiram em outro voo para a capital capixaba.

Os australianos se classificaram para a terceira participação na Copa por meio das eliminatórias da Ásia. No Grupo B, a Austrália estreará contra o Chile no dia 13 de junho, em Cuiabá. Os outros adversários são a atual vice-campeã mundial, Holanda (no dia 18), e a atual campeã, Espanha (dia 23).

Antes do início do torneio, os australianos ainda jogam um amistoso contra a também classificada para a Copa, Croácia, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, na Bahia, no dia 6.


Fonte: Agência Brasil

Evo Morales: "A estratégia do imperialismo é criar conflitos"


O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta quarta-feira (28) que os países imperialistas auspiciam as crises sociais em diversos países latino-americanos, porque pretendem intervir contra os governos progressistas por meio da Organização do Tradado do Atlântico Norte (Otan). Morales participou da inauguração da 17ª Conferência Ministerial do Movimento de Países Não Alinhados (Mnoal), celebrada na Argélia.

“A estratégia do império é criar conflitos sociais para intervir com a Otan”, disse o presidente boliviano ao ressaltar que a intenção imperialista é “submeter e fracionar” os governos da América Latina. Para Morales, uma prova disso é o caso da Venezuela, onde estão impulsionando um conflito interno para planejar outra intervenção militar.

O chefe de Estado aproveitou a oportunidade para tecer críticas ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que, segundo ele, objetiva apoderar-se das riquezas naturais das nações em vias de desenvolvimento.

“Enquanto houver um pensamento de dominação e de intervenção não haverá paz”, assinalou Morales, que agregou ainda que “a paz não é, nem será, filha do gasto militar, nem de bases militares, nem da indústria bélica. A paz é produto da justiça e da igualdade de nossos povos”.



Fonte: Agência Venezuelana de Notícias (AVN)
Tradução: Théa Rodrigues

28 de Maio na história

1823- Dia do grito da independência em Muaná             
                              
Na Amazônia sob domínio português mesmo após o Ipiranga, o partido brasileiro de Muaná (Marajó) proclama a independência do Brasil e toma em armas. Os colonialistas esmagam o movimento.




1871:
Semana Sangrenta afoga em sangue a Comuna de Paris, 1º ensaio de regime socialista no mundo. Tombam os últimos combatentes, no Cemitério Père-Lachaise. O Brasil, após aceso debate, dá asilo a alguns comunnards.
Combates
no cemitério
1902:
Fundado em S. Paulo o 2º Partido Socialista Brasileiro (o 1º é de 1890).
1926:O 16º golpe de estado em 16 anos de vida republicana leva o fascistóide Oliveira Salazar ao poder em Portugal, até a morte em 1970.
1961:
Criada em Londres a Anistia Internacional, visando à defesa dos presos por motivos políticos, religiosos, étnicos, ideológicos ou raciais.
1978:Inaugurada a barragem de Sobradinho, BA; os camponeses expulsos de suas terras formam o movimento dos barrageiros.
1987:Israel condena à prisão perpétua a jovem brasileira de origem palestina Lâmia Hassan.

Vermelho