Principal protagonista daquela que foi a história mais tensa sobre política em Nova Londrina, o Sr. Halim Maaraoui veio a falecer no dia de ontem 25 de Julho de 2014.
Halim Maaraoui |
O Sr. Halim foi o candidato a prefeito que saiu vitorioso do pleito municipal ocorrido no ano de 1968. Empossado no dia 31 de Janeiro de 1969 com uma eleição precedida por uma campanha tida como a mais envolvente já ocorrida em Nova Londrina, ele não chegou a completar quatro meses frente a prefeitura municipal. O pequeno comerciante que peitou e venceu a elite local nas urnas, aquele que fez a campanha do tostão contra o milhão, foi sumariamente cassado pela ditadura militar após seus adversários os derrotados políticos daquela ocasião, levantarem falsas denúncias contra ele. Seu último dia como prefeito de Nova Londrina foi 29 de Abril de 1969.
Ainda bastante vivo na memória de seus contemporâneos, o caso ocorrido com Halim Maaraoui em Nova Londrina foi propositalmente omitido da história oficial, até que os pormenores deste episódio vieram a luz na brilhante dissertação de mestrado do professor Cassio Augusto Samogin Almeida Guilerme, a dissertação tornou-se o livro "A ditadura civil-militar e a "politicalha interirana": O caso Halim Maaraoui em Nova Londrina-PR(1969) e que você pode ter melhor conhecimento sobre o caso Halim clicando AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário