quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Datafolha aponta reeleição de Richa no primeiro turno

Governador Beto Richa (PSDB) tem 44% das intenções de voto, contra 28% de Roberto Requião (PMDB) e 10% de Gleisi Hoffmann (PT)


CURITIBA - A segunda pesquisa Datafolha, divulgada ontem, mostra que o governador Beto Richa (PSDB) seria reeleito ainda no primeiro turno.

O levantamento mostra que o tucano tem 44% das intenções de voto, resultado maior que a soma dos votos válidos dos outros candidatos.

Roberto Requião (PMDB) aparece com 28%, e Gleisi Hoffmann (PT) com 10%.

Entre os nanicos, apenas Ogier Buchi (PRP) pontuou, com 1%. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Parte do eleitorado de Requião parece ter migrado para Richa. Isso porque a primeira pesquisa, de 15 de agosto, apontava empate técnico entre os candidatos do PSDB e do PMDB - no limite da margem de erro.
O tucano aparecia com 39% das intenções de voto, ante 33% de Requião. De lá para cá, Richa subiu cinco pontos na amostragem, enquanto Requião caiu outros cinco. Os outros candidatos se mantiveram estáveis, de acordo com a pesquisa.

Para ultrapassar Richa, Requião teria que conquistar votos dos indecisos, que ainda somam 10%. Votos brancos e nulos correspondem a 5%.

Esta é a primeira pesquisa Datafolha depois do início do horário eleitoral na televisão e no rádio. Richa é o candidato com maior tempo na programação.

Assim como no resultado da pesquisa anterior, o candidato do PSDB continua tendo desempenho melhor entre os moradores do interior e eleitores de Aécio Neves.

O tucano cresceu principalmente entre os mais pobres (de 40% para 49%), os mais instruídos (34% a 48%), no eleitorado masculino (de 37% a 44%), moradores de cidades com até 50 mil habitantes (34% a 41%) e entre os evangélicos pentecostais (37% a 47%).

Requião teve redução no número de intenções de voto, principalmente, entre eleitores mais instruídos (de 39% para 27%), entre os evangélicos pentecostais (37% para 27%) e entre os mais velhos (31% para 23%).

2º TURNO - Em um possível segundo turno, Richa venceria Requião por 53% a 33%. Neste cenário, brancos e nulos representariam 8% e indecisos 6%. O Datafolha não fez simulação de segundo turno entre Richa e Gleisi e nem de Requião e Gleisi.

REJEIÇÃO - Richa foi o único candidato que apresentou queda na taxa de rejeição, de 23% para 16%. Requião ainda é o mais rejeitado, e manteve-se na taxa dos 27%. Gleisi tinha 17% de rejeição e passou para 19%. Tulio Bandeira (PTC) e Ogier Buchi (PRP) têm 9% de rejeição. Rodrigo Tomazini (PSTU), Geonísio Marinho (PRTU) e Bernardo Pilotto (PSOL) aparecem com 7%.

Metodologia: A pesquisa foi encomendada ao Datafolha pela RPC TV e pelo jornal Folha de S.Paulo. O levantamento foi feito entre os dias 8 e 9 de setembro de 2014. Foram realizadas 1.201 entrevistas em 46 municípios, com margem de erro máxima de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PR-00031/2014 e BR-00584/2014.

Pesquisa Datafolha aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo do Paraná:

Beto Richa (PSDB)    44%
Requião (PMDB)    28%
Gleisi Hoffmann (PT)    10%
Ogier Buchi (PRP)    1%
Bernardo Pilotto (PSOL)    0%
Geonisio Marinho (PRTB)    0%
Rodrigo Tomazini (PSTU)    0%
Tulio Bandeira (PTC)    0%
Brancos e nulos    5%
Não sabe    10%

Nenhum comentário:

Postar um comentário