terça-feira, 7 de outubro de 2014

O preconceito contra os nordestinos


Da revista Fórum:

Com o resultado das eleições presidenciais no 1º turno, uma onda de comentários racistas tomou conta das redes sociais. O tumblr Esses Nordestinos reuniu posts do Twitter repletos de ódio e discriminação vindos de eleitores de outras regiões do Brasil. Eles associam os votos dados à candidata Dilma Rousseff (PT) aos programas sociais promovidos pelo governo federal no Nordeste do país.

“Esses nordestinos pobres acham que a Dilma vai aumentar o Bolsa Família deles”, disse uma internauta. “Espero que nunca mais chova lá, seca para sempre”, afirmou outra. “Por mim, separa o Nordeste do Brasil” foi também uma das frases preconceituosas divulgadas pelo tumblr.

Em 2010, a estudante de direito Mayara Petruso foi condenada a um ano e cinco meses de prisão por mensagens como essas, na época das eleições. A pena, no entanto, foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou a estudante por crime de discriminação ou preconceito de procedência nacional, com base no artigo 20 da Lei nº 7.716/89. Ela apoiava o candidato José Serra (PSDB) e publicou as ofensas ao criticar a vitória de Dilma Rousseff (PT) na disputa à Presidência. “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”, escreveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário