terça-feira, 4 de novembro de 2014

Epidemia põe Itaúna do Sul em situação de emergência

O prefeito de Itaúna do Sul, Pedro Castanhari, decretou Situação Emergencial no Sistema Municipal de Saúde, pelo prazo de 90 dias, por causa da epidemia de dengue na cidade. Para se ter uma ideia, desde o início do ano até terça-feira, 146 casos da doença tinham sido confirmados. 19 só na última semana de setembro.

Mutirão de limpeza realizado na cidade, na semana passada
Foto: Divulgação

Com a medida tomada pelo prefeito, a Administração Municipal pode fazer a contratação de pessoal necessário para atuar em ações preventivas e de combate à dengue em “todos os níveis de tratamento que a doença requer”, destaca o documento assinado anteontem.

Significa que a Prefeitura de Itaúna do Sul pode contratar agentes de endemias, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem em caráter excepcional. Além disso, todas as repartições municipais terão de executar as tarefas que forem atribuídas pela Secretaria de Saúde.

Também fica autorizado o “remanejamento de servidores públicos e prestadores de serviço para atender às demandas prioritárias”, desde que sejam “respeitados os princípios da moralidade, publicidade, legalidade isonomia e interesse público”.

Na quarta-feira, o Diário do Noroeste expôs a preocupação da chefe da Vigilância Sanitária da 14ª Regional de Saúde, Nilce Casado. Na matéria “Itaúna do Sul enfrenta epidemia de dengue”, algumas situações que levaram ao quadro epidêmico foram apontadas, entre as quais, a resistência dos moradores em fazer a limpeza correta dos quintais e em descartar o lixo doméstico corretamente.

Outro problema apontado por Nilce é o fato de haver criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue em galerias de esgoto. É que além do entupimento das bocas de lobo por causa da sujeira, faltam ações efetivas de limpeza das tubulações.

A epidemia veio à tona dias depois que a Prefeitura de Itaúna do Sul organizou um mutirão de limpeza para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti. A iniciativa mobilizou servidores municipais e a comunidade.

Fonte Diário do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário