sábado, 13 de dezembro de 2014

Prefeitura de Nova Londrina promoveu treinamento em saúde mental e drogas

A finalidade é que esses profissionais saibam identificar e lidar com esses dependentes, com informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento, visando sempre à redução de danos


A prefeitura de Nova Londrina proporcionou a cinco agentes comunitários de saúde e a duas auxiliares de enfermagem do município treinamento com ênfase em álcool, crack e outros tipos de drogas.
A finalidade é que esses profissionais saibam identificar e lidar com esses dependentes, com informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento, visando sempre à redução de danos.

A capacitação, que foi feita por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, faz parte do Projeto “Caminhos do Cuidado”, lançado em novembro de 2013 pelo Ministério da Saúde, dirigido à formação de agentes comunitários, auxiliares e técnicos de saúde. O curso começou na primeira quinzena de novembro e encerou na tarde desta terça-feira (09). 

De acordo com o Coordenador do Programa Unidade Básica de Saúde (UBS), Gerson Gonçalves Silva, trata-se de uma formação importante para os profissionais.

“Este curso forneceu informações e alertas para serem transmitidas a todos, principalmente às famílias. Esses profissionais poderão atuar como agentes de mudanças no cuidado em saúde mental e uso prejudicial de drogas, reconhecendo as situações inconvenientes do cotidiano e realizando o acolhimento necessário para esses usuários, com articulação e mobilização, levando-se em conta a realidade local”, destacou o Coordenador.

O secretário de Saúde, Miguel Natalino Serrano Lopes, destacou a importância da capacitação destes profissionais.

“O objetivo da administração municipal é continuar com boas parcerias para disponibilizarmos capacitação e maior formação a toda equipe que atua para fortalecer nossa rede de atenção básica da saúde no município, desta forma, possibilitando aos profissionais acolher e cuidar cada vez melhor de nossa população,” afirma.

Participaram da capacitação as auxiliares de enfermeiras; Josefa Pereira Pequeno Silva e Vera Lucia de Lima e, as agentes de saúde; Maria Tarine, Celia da Silva, Cintya Maldonader Aires, Carla Aparecida Benedito e Vanderleia Lucia de Lima. (Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Imprensa)

No Diário do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário