terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Paraná oferta quase 11 mil vagas públicas pelo Sisu


Oito universidades públicas paranaenses ofertam, juntas, 10.901 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Mistério da Educação (MEC). O processo considera a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, divulgada hoje. E as inscrições ocorrem na semana que vem, entre os dias 19 e 22 de janeiro. Cada pessoa pode selecionar até duas opções de curso. O número de vagas por curso já está disponível no endereço sisu.mec.gov.br.

Os estudantes podem se inscrever em qualquer uma das 205.514 vagas ofertadas em 128 instituições de todo o Brasil. O único pré-requisito é não ter tirado nota zero na prova de Redação do Enem, que teve como tema a “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Um total de 406.542 fizeram a prova no Paraná, em novembro último. No Brasil todo foram 8,7 milhões.
O Sisu possui apenas uma etapa, ou seja, não há chamadas complementares, como nos vestibulares tradicionais. Após o período de inscrição, o sistema leva em conta as notas de cada um dos alunos inscritos em um mesmo curso para criar um ranking de maneira automática. Além disso, as instituições têm a prerrogativa de estabelecer uma nota mínima. Nestes casos, o número de aprovados pode ser inferior ao de vagas.

O resultado será divulgado no próximo dia 26. As instituições têm de 30 de janeiro a 3 de fevereiro para efetuar as matrículas. Após essa etapa, a partir de 11 de fevereiro, as instituições recebem do MEC uma lista de espera, e podem convocar os nomes desta listagem para ocupar eventuais vagas ociosas. Podem se candidatar à espera quem não for selecionado em nenhuma das opções no período regular, ou quem foi em sua segunda opção de curso mas ainda quer concorrer à primeira.

Quem cursou o ensino médio em escola pública pode inscrever-se a uma vaga reservada pela lei de cotas. Destas, metade são para alunos oriundos de família com baixa renda. Ambas as categorias reservam lugares para alunos pretos e pardos, conforme a a porção que esta população representa em cada estado, de acordo com a classificação do IBGE. Além disso, há instituições que possuem sistemas próprios de cotas, complementares à legislação federal.


Alunos de escolas públicas podem ainda inscrever-se no Programa Universidade para Todos (ProUni), que também utiliza a nota do Enem, mas para seleção em vagas em instituições privadas. No entanto é proibido acumular uma vaga no programa e no Sisu. Quem for selecionado em ambos deve escolher uma das modalidades.

Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário