sábado, 28 de fevereiro de 2015

28 de Fevereiro na história

1845 - Dia do acordo de Ponche Verde

Acordo de Ponche Verde, assinado por Caxias e Canabarro. Anistia e alforria os escravos que lutaram na revolução. A Farroupilha é a única rebelião com quem o Império negocia. Nas outras ele reprime até o total esmagamento.

 
1814:
Rebelião dos escravos-pescadores de Itapoã, BA, liderada por Francisco. Mata o feitor e outros brancos e ruma para Salvador. Derrotada no do rio Joanes, onde morrem 56 rebeldes; 4 enforcados, vários deportados.
Escravos
do mar
da Bahia
  
1888:
Surra em oficial da Marinha: gera crise que derrubará o último gabinete escravista do Império (Cotegipe).
  
1891:
Criado o Supremo Tribunal Federal.
  
1922:
Independência do Egito, em meio a greves e agitações (mas as tropas inglesas ficam até 31 no país e até 53 em Suez). Zaghul Paxá, patriota várias vezes preso e deportado, passa a 1º min.
  
1933: 
A Internacional Comunista promove congresso Contra a Guerra Imperialista, no Uruguai.
  
1945: 
Getúlio anuncia eleições para presidente, Constituinte, governadores.
  
1948: 
A polícia ataca comício do PCB em Salvador; 1 morto.
  
1975: 
Seqüestro do cônsul dos EUA J. Egan na Argentina. Ativa guerrilha (Montoneros, ERP).
  
1979: 
Guerra civil em Uganda.
  
1979: 
O CBA-RS lança campanha para libertar brasileiro preso na Argentina.
  
1982: 
Estudantes conquistam passe livre nos ônibus do Rio.
  
1985: 
Plano Cruzado: nova moeda, congelamento, gatilho salarial, reforma monetária, aumento do salário mínimo.
  
1994: 
Plano Real (o 6º em 8 anos). Um indexador (URV) precede a nova moeda, ancorada no dólar até 1999.

Vermelho
 

Ariela Lima – A Bela da Semana


Quão belas são as mulheres, dádivas a favorecer nossos olhos, colírios que nutrem nossas retinas tocando todos os nossos sentidos. Nós somos espectadores deste espetáculo, destes atrativos contidos nestas mulheres de muitos encantos, nesta perfeição que da consistência a estas obras feitas pelo criador no intuito de mostrar-nos que o incomparável está entre nós.

No reino destas sublimes damas, consta o nome de Ariela Lima, flor morena de incontáveis mimos, capaz de nos fazer seduzidos, prisioneiros aos elos de sua magnificência. Qual olho não se atrai diante de tamanha beleza?
Na graciosidade de seus traços femininos, nestes traços perfeitamente contornados nesta musa que hora exaltamos.

Não há como escapar de seu poder é vão o esforço para não olhá-la, sua beleza peculiar de mulher, nos faz seduzidos, Ariela é bela entre as belas, é prova incontestável da supremacia feminina, desta supremacia comprovada aos olhos que para ela se direcionam. No céu das beldades , na constelação de belas mulheres, brilha a estrela de Ariela Lima, e nós os súditos, ficamos reféns deste incontestável domínio procedente de sua inenarrável imagem.

Ariela nos tem como admiradores.  Sabedora de sua privilegiada condição, ela mantém os caprichos que a fazem ainda mais bela... Esta semana nós dedicamos à ela, em virtude de sua destacada beleza, da beleza referencial desta jovem mulher que fascina olhares.
Para nos deleitarmos na formosura da formidável de Ariela, basta contemplarmos e essência desta flor morena que dia após dia acumula admiradores.

Deleitem-se leitores, regozijem-se no colírio natural que por hora nos dá a honra de presentear sua imagem.
Ariela merece ocupar o lugar destinado às únicas, tal oportunidade é para nós um privilégio, sua presença oportuniza a nossa página um toque de classe, Apreciemos, pois, ela está para nutrir nossas retinas, Ariela Lima é a Bela da Semana.

* Ariela Janaina de Lima – Diamante do Norte - Paraná – Filha de Clarice Aguilar e José Carlos de Lima. Ariela estuda Administração no CESPRI e é torcedora do Santos.

ATOR LEONARD NIMOY, DE JORNADA NAS ESTRELAS, MORRE AOS 83 ANOS


O ator norte-americano Leonard Nimoy, conhecido pelo papel de Spock em "Jornada nas estrelas", morreu aos 83 anos, na manhã desta sexta-feira (27), em sua casa em Bel Air, bairro de Los Angeles.


 Sua mulher, Susan Bay Nimoy, confirmou a notícia ao "New York Times", dizendo que a causa da morte foi o estágio final de doença pulmonar crônica obstrutiva.

Leonard Nimoy Simon nasceu em Boston, EUA, em 26 de março de 1931. Seus pais eram imigrantes judeus da Ucrânia. Ele desenvolveu interesse em atuar em uma idade precoce, sendo sua primeira aparição no palco aos oito anos em uma produção de "Hansel e Gretel".

Nimoy fez aulas de teatro por um tempo no Boston College, e, depois de sair de casa para seguir carreira em Hollywood, ele conseguiu seu primeiro papel principal no filme "Kid Monk Baroni", de 1952.

Depois de servir no Exército de 1953 a 1955, ele fez pequenos papéis em alguns filmes, mas principalmente em séries de TV, aparecendo em episódios de "Dragnet", "Sea Hunt", "Bonanza", "Wagon Train", "Rawhide", "The Twilight Zone", "Os Intocáveis", "The Outer Limits", "The Virginian", "Get Smart" e "Gunsmoke" antes de alcançar a fama em "Jornada nas estrelas".

 Ele também passou para trás das câmeras e dirigiu o terceiro e quarto longas de "Star Trek", sendo que "Star Trek IV: a volta para casa" foi então o filme de maior sucesso da série no cinema.

Nimoy também dirigiu os filmes "Coisas engraçadas do amor", com Gene Wilder, e "Três solteirões e um bebê", de 1987, uma das comédias de maior bilheteria da época.

Mais recentemente, ele retornou à série "Fringe" como o maníaco professor William Bell, e fez a voz de Spock em um episódio de 2012 de "Big Bang Theory". O último trabalho dele como Spock foi "Além da escuridão: Star Trek" (2013), segundo longa da franquia desde a retomada com "Star Trek" (2009), sob direção de J.J. Abrams

Via Instituto Cultural Arte Brasil

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

27 de Fevereiro na história

1933 - Dia do Dimitrov  
                              
O Incêndio do Reichtag inaugura a escalada ditatorial de Hitler. O atentado, a mando de Goering, é imputado a George Dimitrov, da IC, preso junto com 5 mil comunistas alemães. Dimitrov enfrenta a farsa judicial acusando seus acusadores. Termina libertado.

Dimitrov
1844:
A Rep. Dominicana separa-se do Haiti.
1866:
Massacre de Varsóvia: tropa do tzar dispara contra manifestação na Polônia assujeitada.
1921:
Começam os choques abertos entre comunistas e fascistas na Itália.
1964:
Comício da Frente de Mobilização Popular em Belo Horizonte, tumultuado pela direitista Limde (Liga da Mulher Democrática).
1970:
Médici anuncia que não revogará o ultraditatorial AI-5.
1978:
O torturador Sérgio Fleury, preso há 5 dias por pertencer ao Esquadrão da Morte, é libertado e retoma sua função na polícia de SP.
1980: 
A guerrilha colombiana M-19 ocupa a embaixada dominicana.
1987: 
Caxias, MA: Jagunços da organização paramilitar Grupo Pernambucano expulsam 42 famílias de posseiros da fazenda Caxirimbu.
1989: 
Caracazo: pacote econômico neoliberal na Venezuela causa revolta popular, sufocada ao preço de 500 mortes.
Populares
conduzem
jovem ferido
1991: 
O Congresso aprova as medidas provisórias do Plano Collor 2.

Vermelho

Novas regras para Primeira Habilitação entram em vigor Março


Os 800 Centros de Formação de Condutores (CFCs) com cadastro ativo no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) devem adotar, a partir de 1º de março, as mudanças na carga horária dos cursos de habilitação previstas na resolução 493/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A resolução do Contran estabelece nova carga horária mínima para a categoria B (carros e veículos comerciais leves) e a realização de aulas no período da noite. A alteração também se refere ao uso de simuladores, que é opcional, nas aulas de candidatos à habilitação na categoria “B”.

No ano passado, o Detran prorrogou por 90 dias o prazo para que a nova carga horária entrasse em vigor, uma forma de garantir que as mudanças estabelecidas na legislação fossem feitas de forma correta.

Assim, a partir de 1º de março entra em vigor a portaria 635/2014 do Detran, publicada em dezembro de 2014, que exige o cumprimento dos requisitos para processos iniciados desta em diante. Ou seja, aqueles que já estão em processo de habilitação não serão afetados pelas novas regras.

“Estendemos o prazo para que as autoescolas tivessem condições de atender às demandas de alunos e se adequassem aos novos procedimentos e agendas. A mudança na carga horária é necessária para tornar ainda melhor a formação dos novos condutores e fundamental para um trânsito seguro”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

CARGA HORÁRIA – As mudanças não atingem os candidatos à obtenção da Autorização de Circulação e Ciclomotor (ACC) e categoria “A” (motos), que se mantém fazer, no mínimo, 20 horas de aulas práticas para o exame de direção.

Na categoria B, para dirigir automóveis, as atuais 20 horas serão acrescidas de mais cinco horas/aula, havendo a obrigatoriedade de 5 delas serem feitas no período noturno.

Menina de 4 anos é estuprada em Santa Cruz de Monte Castelo


Um caso de estupro de uma menina de 4 anos está sendo investigado em Santa Cruz de Monte Castelo. Segundo as informações preliminares da Polícia Militar (PM) a menina informou à mãe que sentia dores na genitália durante o banho nesta terça-feira (24).

A mãe imediatamente levou a menina a um médico onde foi constatada a lesão. A Polícia Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar foram acionados e investigam um possível suspeito apontado pela criança. Os policiais ainda não divulgaram maiores informações para não atrapalhar nas investigações.

Quase pronta a obra de revitalização da “Quadra Amarela” em Nova Londrina

Foto: Euclides Kerntopf
Dentre várias obras que estão sendo executadas pela prefeitura de Nova Londrina, a revitalização da “Praça Municipal de Esporte”, a popular “Quadra Amarela”, anexa a Praça Romeu Barbosa de Souza, pela sua importância histórica e cultural, está atraindo a atenção e surpreendendo a população que acompanha ansiosa o término da obra com traços modernos, mas não esquecendo do passado e valorizando o espaço para prática de atividades físicas, lazer e os passeios públicos para os moradores da localidade e toda coletividade.

A obra conta com um investimento de aproximadamente R$ 354 mil, oriundo de recursos do Paraná Cidade, do Governo do Estado, e inclui a construção da quadra descoberta para futebol com grama sintética, cercado de alambrado, construção de vestuário em alvenaria e concreto armado, construção de arquibancada em alvenaria e concreto armado e fechamento de terreno guarda-corpo metálico.

Esta “Quadra”, por ter sido inaugurada em 06 de janeiro de 1969, passou por reforma e ampliação em 31 de março de 1979 e, desde então, nenhum tipo de intervenção plausível foi realizado no local.

Foto: Euclides Kerntopf

Sem uso há muito tempo e em estado de deterioração, a quadra encontrava-se abandonada, trazendo vários transtornos a vizinhos e a todos.

Quase concluída, a inédita quadra de futebol society, que também contará com sistema de iluminação para possibilitar jogos noturnos, segundo informado pelo departamento de engenharia da prefeitura, dependendo da situação climática, a obra poderá ser entregue a população nos próximos 60 dias.

Foto: Euclides Kerntopf
Para a administração municipal, este é mais um investimento que têm como objetivo a educação e apoio aos jovens, dando oportunidade para prática de atividades esportivas e garantindo acesso ao lazer.

Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Imprensa.
Via Prefeitura de Nova Londrina

Oposição desiste da CPI da Petrobras porque também está enrolada com as empreiteiras denunciadas


Por Francisco Castro em seu Blog

Depois do escarcéu todo, a oposição conseguiu criar a CPI da Petrobrás no dia seguinte à eleição de Eduardo Cunha.

É a milésima CPI da Petrobrás que se cria durante a era Lula / Dilma. Só nos últimos meses, foram umas três.

Só que dessa vez, a oposição correu da raia.

Segundo o senador Humberto Costa, o fato de haver gente da oposição envolvida nas denúncias da Lava Jato, e os delatores terem informado que a corrupção teve início durante o governo FHC, esfriou o ânimos dos carbonários que achavam que iriam, com ajuda da mídia, incendiar o país.

A oposição desistiu da CPI da Petrobrás.

Está correndo agora atrás do BNDES.

O próximo alvo da mídia/oposição, depois de quase destruírem a Petrobrás, será o BNDES.

O negócio deles é destruir.

Saiu no blog Limpinho & Cheiroso.

Bomba: Senadores da oposição desistem da CPI da Petrobras e querem investigar BNDES
Via Portal do Senado

Sem obter o número mínimo de assinaturas para transformar a CPI da Petrobras na Câmara em comissão mista (formada por deputados e senadores), a oposição segue buscando apoio para instalar a CPI do BNDES no Senado. O senador Álvaro Dias (PSDB/PR) admite que a CPI da Petrobras terá pouco o que apurar, diante do avanço da Operação Lava-Jato, opinião compartilhada pelo líder do PT, senador Humberto Costa (PE).

De acordo com Humberto, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, já se colocou à disposição para dar explicações ao Senado. (Do Miguel do Rosário, do Cafezinho)

Assembleia vai definir na quarta-feira futuro da greve na educação do PR


Depois de um dia inteiro de reuniões e avaliações sobre a greve na educação, o comando do movimento da APP-Sindicato decidiu no final desta tarde convocar uma assembleia geral da categoria para a próxima quarta-feira, dia 4 de março, em Curitiba.

Os educadores terão a tarefa de interromper ou continuar o movimento paredista, que nesta quinta (26) completou 18 dias.

Até lá, segundo a APP, os comandos de greve regionais debaterão as propostas do governo com todos os educadores.

Na terça-feira, dia 3, acontece uma nova reunião do Comando Estadual de Greve ampliado com a participação do Conselho Estadual da APP-Sindicato.

O local da assembleia ainda não foi definido.



quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

26 de Fevereiro na história

1969 - Dia do 477            

A ditadura baixa o Decreto-lei 477: estudante considerado subversivo fica proibido de se matricular em qualquer escola durante 3 anos. O Ato Institucional nº 7 suspende eleições.


1645:
2ª expedição holandesa contra palmares, de Blaer-Reijmbach. Limita-se a queimar casas vazias.
1810:
Portugal e Inglaterra firmam tratados liberais de comércio: privilégios para mercadorias inglesas.
1821:
A tropa reunida no Rio obriga d. João VI a jurar a Constituição, ainda por fazer.
1901:
Chi-hsui e Hsu Cheng-yu, líderes da Revolta dos Boxers na China, são decapitados em Pequim pelas tropas de ocupação.
1922: 
Acordo comercial URSS/Pérsia.
1952: 
O 1º min. W. Churchill anuncia a bomba atômica inglesa.
1991: 
O Iraque, sob intenso bombardeio dos EUA (sob a bandeira da ONU), anuncia que se retirará do Kuwait.
1991: 
Greve de petroleiros.
1992: 
Vem à luz a fita cassete que derrubará o ex-sindicalista e ministro do Trabalho de Collor, Rogério Magri, ao implicá-lo em suborno de US$ 30 mil.
2006: 
A Beija-Flor de Nilópolis é a escola campeã do Carnaval carioca de 2006, com o enredo “Soy loco por ti América”. Financiada pela Venezuela de Hugo Chávez, homenageia a integração latino-americana, Bolívar e Che Guevara.

Vermelho

Nogueira: Por que ninguém deu foto em que petista aparece apanhando?

A questão é esta: por que os sites das grandes empresas jornalísticas deram apenas fotos em que aparecem apanhando os antipetistas que foram atazanar os manifestantes pró-Petrobras ontem no Rio?


Por Paulo Nogueira*, no Diário do Centro do Mundo

Isso se chama torcida. Isso se chama descaro. Isso se chama trapaça. Isso se chama antijornalismo.

O objetivo é transmitir a analfabetos políticos vítimas de manipulação a sensação de que o Brasil está se transformando numa Venezuela.

A rigor, o que aconteceu foi o seguinte. Imbecis parecidos com os que hostilizaram Mantega no Einstein – sem a menor consideração pela mulher que se trata de câncer – foram vandalizar num ato que não era para eles.

Como os ânimos estão exaltados, houve brigas. As fotos que circulam na internet (não nos sites) mostram gente de vermelho – petistas – batendo e apanhando.

O que é uma aberração é que só foram publicadas fotos em que os petistas apareciam como agressores.

É como se num jogo de futebol duas torcidas brigassem. Corintianos e são-paulinos, por exemplo. E só chegassem aos leitores imagens de corintianos atacando.

Falei outro dia do diretor de mídia digital da Globo, Erick Bretas, um sem noção que prega no Facebook a cassação de 54 milhões de votos de Dilma com argumentos que incluem “reportagens” – logo de quem – da Veja.

O principal produto digital da Globo é o G1, e então é presumível que Bretas o comande de perto.

Como um militante antipetista edita um artigo sobre o confronto de ontem?

Bem, é só ver o G1.

E qual é o mundo retratado por alguém que queira abertamente a deposição do governo?

É a distopia infernal que você vê todos os dias no G1. A escolha dos assuntos é inacreditavelmente mórbida. Quem leva a sério – e os analfabetos políticos são presas fáceis – conclui que o Brasil acabou.

Só há coisas ruins. Disse outro dia: se fosse uma pessoa, o G1 seria diagnosticado facilmente com depressão cava.

Navegue por portais que são referência no mundo. Em nenhum deles você vai encontrar tanta notícia ruim concentrada.

Pode haver um pouco de inépcia editorial aí, mas o grosso mesmo é manipulação.

Você pode observar, hoje, a Globo se encaminhando para onde a Veja está já há alguns anos.

Nem sempre a Veja foi este simulacro abjeto de jornalismo. Num certo momento, a revista começou a publicar colunas de Diogo Mainardi, textos digitais de Reinaldo Azevedo – e terminou no lixo que é.

A Globo parece ir pelo mesmo caminho. O pudor vai sendo deixado de lado, e é neste quadro que você vê a ascensão de “jornalistas” como Bretas e a supressão de fotos que ajudam a entender os lastimáveis confrontos de ontem.

A culpa quase irreparável do PT foi não ter feito nada, em doze anos, para coibir o serviço sujo da mídia.

Sequer o dinheiro copioso e fácil da publicidade federal foi submetido a uma revisão.

O resultado é que, mesmo com audiências cada vez menores em face da internet, foi crescendo o dinheiro publicitário oficial em empresas como Globo e Abril.

Esse dinheiro financia o pelotão de colunistas, editores, comentaristas dedicados a defender privilégios e mamatas que levaram o Brasil a ser um campeão mundial da desigualdade.

O PT não quis brigar com os barões da mídia. O problema é que a recíproca jamais foi verdadeira.

Publicar fotos seletivas das brigas de ontem é apenas uma demonstração a mais do espírito bélico dos barões – que aliás estão muito mais para coronéis do que para qualquer outra coisa.

*Paulo Nogueira é jornalista, fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Lula manda recado a golpistas: “Ninguém fará eu baixar a cabeça”


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso esta noite no ato “Defender a Petrobras é defender o Brasil”, no Rio de Janeiro, criticou a mídia e afirmou que ninguém o fará baixar a cabeça neste país.

“Fui criado por uma mãe analfabeta que não sabia fazer um ó com copo, mas ela me ensinou a ficar de cabeça erguida. Ninguém fará eu baixar a cabeça neste país”, disse o petista.

Lula exortou os petroleiros a terem orgulho de defender a estatal ao tempo que aconselhou a presidenta Dilma Rousseff (PT) a não dar trela a polêmicas e ir às ruas travar para batalha da opinião.

“Dilma precisa deixar a Petrobras para a Petrobras cuidar; as denúncias da Lava Jato para a Justiça e a Polícia Federal. Se eu fosse Dilma eu iria cuidar do povo”, aconselhou o ex-presidente.

“Eu quero paz e democracia, mas se eles querem guerra, eu sei lutar também”, avisou Lula.

O evento de hoje à noite foi realizado na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Via - Blog do Esmael