terça-feira, 28 de abril de 2015

Polícia descobre mais de 100 portos e cerca de 20 pistas de pousos na região

Com base nos dados colhidos, será desenvolvido um plano de combate ao contrabando. Os contrabandistas transportam esses produtos em lanchas e em aeronaves na região, diz PM

O major Adauto Giraldes disse que foram vistoriadas áreas de Jardim Olinda a Querência do Norte - Foto: Robson Fracaroli
Duas lanchas foram apreendidas pela PM no final de semana 
na região de Querência - Foto: Divulgação
No final de semana, Polícia Militar desencadeou a Operação Lambari na região de Paranavaí com o objetivo de mapear portos existentes em 280 quilômetros de barranca de rios. Mais de 100 portos foram descobertos.

Os policiais também fizeram o georreferenciamento de mais de 20 pistas de pousos de avião em propriedades rurais localizadas próximas à barranca.

Nos próximos meses há a previsão de o helicóptero da PM retornar para continuar esse serviço. A intenção é verificar todas as propriedades rurais que não estão no entorno dos rios. Nessa segunda etapa a prioridade será encontrar mais pistas de pousos de avião.

Todos os dados colhidos serão encaminhados para a Aeronáutica e para a Marinha. Lá, será verificado qual porto e pista tem autorização para funcionar. O que não tiver deverá ser vistoriado e possivelmente fechado.

TRABALHO DE INTELIGÊNCIA - Com base nos dados colhidos, será desenvolvido um plano de combate ao contrabando de cigarros e de outras mercadorias de origem paraguaias. Isso porque as investigações indicam que os contrabandistas estão transportando esses produtos em lanchas e em aeronaves na região.

O major Adauto Giraldes disse que foram 
vistoriadas áreas de Jardim Olinda 
a Querência do Norte - Foto: Robson Fracaroli
De acordo com o major Adauto Nascimento Giraldes de Almeida, subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), foram vistoriadas as barrancas de Jardim Olinda a Querência do Norte.
“Tudo foi fotografado e filmado. Agora com base nessas informações iremos fazer um planejamento para combater esse tipo de crime. Além disso, essas informações nos dará rapidez para se deslocar em possíveis casos de perseguição”, disse o subcomandante.

Giraldes informou que os dados coletados nessa primeira etapa passarão a ser trabalhado pelo setor de inteligência. Tudo ajudará em ações futuras. O subcomandante disse que o serviço será desenvolvido de forma estratégica para tornar a PM mais eficiente no combate ao crime.

APREENSÕES - Além de fazer o georreferenciamento os policiais aproveitaram os voos para tentar localizar possíveis carros furtados e abandonados nos canaviais da região. Além do helicóptero houve apoio terrestre para o combate ao tráfico de drogas e a busca por armas em propriedades rurais.

Por causa do helicóptero os policiais conseguiram na região de Querência do Norte apreender uma Van carregada com cerca de 70 caixas de cigarros contrabandeados.

Na mesma propriedade foram encontrados dois barcos e motores para as embarcações. Essas lanchas eram usadas para buscar mercadorias no Paraguai pelo Rio Paraná.
Em outra propriedade na mesma cidade a aeronave descobriu uma Kombi escondida em uma plantação de eucalipto. No local de difícil acesso, os policiais encontraram milhares de óculos também contrabandeados do Paraguai.

ROTA DO CONTRABANDO - De acordo com as informações da PM, na última semana a região de Querência do Norte já tinha sido alvo de uma operação da Polícia Federal (PF). Na quinta-feira (23) a PF apreendeu cinco lanchas usadas pelos contrabandistas.

As embarcações além de possuir motores potentes, tinham a característica de ter amplo espaço e de não ser profunda. Isso ajuda a navegar em área rasas do rio.

Os indícios são que os contrabandistas estão usando o Rio Paraná do lado do Mato Grosso onde a profundidade da água é maior e não corre o risco de encalhar em bancos de areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário