quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Traçado da Ferrovia Norte/Sul no Paraná será apresentado ainda este mês

Reunião onde será exposto o novo traçado da Ferrovia Norte/Sul deverá acontecer no próximo dia 17. Traçado original sofreu alterações após reunião entre diretor da ANTT, prefeitos da Amunpar, deputados e senadora



Está agendada para o próximo dia 17 uma reunião em Curitiba entre prefeitos, secretários de estado e técnicos do Ministério dos Transportes para apresentação do novo traçado proposto para Ferrovia Norte/Sul no trecho do estado do Paraná. O traçado que deve ser apresentado irá cortar 31 cidades paranaenses, entre elas municípios do Extremo-Noroeste.

“Não sabemos ainda com detalhes o traçado da Ferrovia Norte/Sul no Paraná, a única certeza que temos é que ela vai passar pela região Noroeste”, destacou a deputada federal Christiane de Souza Yared, durante visita a São Carlos do Ivaí, feita na última semana, onde esteve reunida com prefeitos e lideranças regionais.
O novo traçado proposto deverá sair do estado de São Paulo na região da cidade de Panorama entrar no Paraná pela região de Colorado, a nota informativa expedida pelo Ministério dos Transportes não detalha com precisão o traçado da ferrovia, somente um mapa com os principais pontos de ligação dos ramais ferroviários, um na região de Maringá e outro na região de Cascavel, seguindo até a cidade de Pato Branco onde a linha férrea entra no estado de Santa Catarina, que também deverá ser cortado pela ferrovia.      

De acordo com a nota informativa, as obras estão bem atrasadas, já que a previsão de conclusão era para o último mês deste ano (julho/2015). O novo traçado que será apresentado substitui o traçado anterior, que era de Mairinque/SP a Rio Grande/RS. O novo traçado elaborado este ano (2105) de acordo com o informativo, conta com maior grau de detalhamento de estudos, o que deverá possibilitar a concessão a curto prazo.

A previsão é de que a Ferrovia Norte/Sul, no trecho dos três estado sulistas; Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul, custe aos cofres da União R$ 9,8 bilhões, na construção de 1.731 quilômetros de ferrovias e entrepostos de abastecimento.

Mudança no traçado, fruto da união política

Prefeitos que compõem a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense) estiveram em maio deste ano em Brasília, DF, reunidos com o diretor Geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Luiz Bastos, expondo o contraprojeto que previa a mudança do traçado da Ferrovia Norte/Sul, para que a linha férrea entrasse no Paraná pelo Extremo-Noroeste do estado. Na ocasião o Diretor da ANTT relatou que iria enviar o estudo apresentado para análise dos técnicos da ANTT.

Apesar do traçado apresentado não ter sido acatado pela ANTT, o novo traçado que será apresentado tem algumas semelhanças, como a entrada no Paraná pelo Extremo-Noroeste, passando pela região de Paranavaí.   

Participaram da reunião em Brasília, prefeitos, deputados federais e a senadora Gleisi Hoffmann, que abraçaram a causa e acompanham de perto o andamento dos projetos. “Estamos acompanhando de perto todas as mudanças no traçado, a nossa luta está apenas começando, com apoio dos nossos prefeitos, deputados e senadores vamos conseguir essa vitória, que representa desenvolvimento para nossa região”, destacou Paulo Peroba, presidente da Amunpar.

Via – Diário do Noroeste

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