Reunião onde será exposto o novo traçado da Ferrovia Norte/Sul deverá acontecer no próximo dia 17. Traçado original sofreu alterações após reunião entre diretor da ANTT, prefeitos da Amunpar, deputados e senadora
Está agendada para o próximo dia 17 uma reunião em Curitiba
entre prefeitos, secretários de estado e técnicos do Ministério dos Transportes
para apresentação do novo traçado proposto para Ferrovia Norte/Sul no trecho do
estado do Paraná. O traçado que deve ser apresentado irá cortar 31 cidades
paranaenses, entre elas municípios do Extremo-Noroeste.
“Não sabemos ainda com detalhes o traçado da Ferrovia
Norte/Sul no Paraná, a única certeza que temos é que ela vai passar pela região
Noroeste”, destacou a deputada federal Christiane de Souza Yared, durante
visita a São Carlos do Ivaí, feita na última semana, onde esteve reunida com
prefeitos e lideranças regionais.
O novo traçado proposto deverá sair do estado de São Paulo
na região da cidade de Panorama entrar no Paraná pela região de Colorado, a
nota informativa expedida pelo Ministério dos Transportes não detalha com
precisão o traçado da ferrovia, somente um mapa com os principais pontos de
ligação dos ramais ferroviários, um na região de Maringá e outro na região de
Cascavel, seguindo até a cidade de Pato Branco onde a linha férrea entra no
estado de Santa Catarina, que também deverá ser cortado pela ferrovia.
De acordo com a nota informativa, as obras estão bem
atrasadas, já que a previsão de conclusão era para o último mês deste ano
(julho/2015). O novo traçado que será apresentado substitui o traçado anterior,
que era de Mairinque/SP a Rio Grande/RS. O novo traçado elaborado este ano
(2105) de acordo com o informativo, conta com maior grau de detalhamento de
estudos, o que deverá possibilitar a concessão a curto prazo.
A previsão é de que a Ferrovia Norte/Sul, no trecho dos três
estado sulistas; Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul, custe aos cofres da
União R$ 9,8 bilhões, na construção de 1.731 quilômetros de ferrovias e
entrepostos de abastecimento.
Mudança no traçado, fruto da união política
Prefeitos que compõem a Amunpar (Associação dos Municípios
do Noroeste Paranaense) estiveram em maio deste ano em Brasília, DF, reunidos
com o diretor Geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge
Luiz Bastos, expondo o contraprojeto que previa a mudança do traçado da
Ferrovia Norte/Sul, para que a linha férrea entrasse no Paraná pelo
Extremo-Noroeste do estado. Na ocasião o Diretor da ANTT relatou que iria
enviar o estudo apresentado para análise dos técnicos da ANTT.
Apesar do traçado apresentado não ter sido acatado pela
ANTT, o novo traçado que será apresentado tem algumas semelhanças, como a
entrada no Paraná pelo Extremo-Noroeste, passando pela região de
Paranavaí.
Participaram da reunião em Brasília, prefeitos, deputados
federais e a senadora Gleisi Hoffmann, que abraçaram a causa e acompanham de
perto o andamento dos projetos. “Estamos acompanhando de perto todas as
mudanças no traçado, a nossa luta está apenas começando, com apoio dos nossos
prefeitos, deputados e senadores vamos conseguir essa vitória, que representa
desenvolvimento para nossa região”, destacou Paulo Peroba, presidente da
Amunpar.
Via – Diário do Noroeste
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