terça-feira, 27 de outubro de 2015

Bancários voltam ao trabalho

Os bancários entraram na greve pleiteando 16% de aumento salarial, além de outras cláusulas, como mais segurança e novas contratações. Pela proposta aceita, o aumento ficou em 10%.

Bancários aprovam por maioria a volta ao trabalho
Reunidos em assembleia na sede do Sindicato da categoria, os bancários de Paranavaí e região decidiram encerrar a greve, iniciada no dia 06 de outubro.

Os profissionais devem voltar ao trabalho hoje, com as agências funcionando normalmente entre 10 e 15 horas. A assembleia aconteceu na sede do Sindicato da categoria. O reajuste salarial foi de 10%.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região (filiado à CUT - Central Única dos Trabalhadores), Nilton Borges de Carvalho, fez avaliação positiva do movimento. Entende que houve mobilização, comprovada pelos números. Foram fechadas durante a greve um total de 46 agências, envolvendo mais de 500 funcionários, ilustra.

Ele lembra que a proposta inicial da Febraban - Federação Nacional dos Bancos - era de apenas 5,5% de aumento, ou seja abaixo da inflação. Por isso, entende, o resultado foi uma conquista da categoria.
O sindicalista defendeu a proposta, conforme recomendação do Comando Nacional de Greve. Borges de Carvalho adverte que o resultado da assembleia é válido para a base territorial de Paranavaí. Caso nacionalmente a categoria decidisse manter o movimento, a situação seria reavaliada também no plano regional. 

O também diretor do Sindicato, Neil Emídio Júnior, igualmente defendeu a proposta. Lembrou que algumas categorias vêm assinando acordos piores, muitos deles abaixo da inflação acumulada. Complementa que a categoria vem acumulando ganho real desde 2012.

Igualmente integrante da direção do Sindicato, Claudinísio Belmonte falou da necessidade de manter a categoria unida. Prevê desafios ainda maiores para os próximos anos e daí a necessidade de participação. Neste ano foram 21 dias de greve. Já no ano passado tudo se resolveu em três dias. Por fim, a maioria dos bancários aprovou a volta ao trabalho. Pelo menos dez (votos vencidos) optaram por manter a greve.

NÚMEROS - A greve dos bancários começou no dia 06 deste mês. Atingiu 100% das agências em Paranavaí. Com isso, serviços de banco foram feitos apenas nas cooperativas de crédito e outros em casas lotéricas. Segundo balanço do Sindicato dos Bancários, 46 agências em 14 cidades da região foram fechadas durante a greve.  

Os bancários entraram na greve pleiteando 16% de aumento salarial, além de outras cláusulas, como mais segurança e novas contratações. Pela proposta aceita, o aumento ficou em 10% no salário, benefícios e PLR - Participação nos Lucros em Resultados. Também haverá majoração de 14% no vale refeição e no vale-alimentação.

Pelo entendimento entre patrões e empregados, os funcionários de 6 horas terão que compensar 63% das 84 horas não trabalhadas durante a greve. Já os servidores de 08 horas terão que repor 72% das 112 horas de trabalho não realizado durante a paralisação. O prazo máximo é 15 de dezembro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário