quarta-feira, 2 de março de 2016

Confirmados os dois primeiros casos de vírus zika em Paranavaí

Um dos pacientes tem 22 anos de idade e mora no Jardim Guanabara. O outro tem 45 anos e é morador da área rural. O momento é de alerta total


O diretor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho, confirmou, na tarde de ontem, os dois primeiros casos de vírus zika em Paranavaí. Um dos pacientes tem 22 anos de idade e mora no Jardim Guanabara. O outro tem 45 anos e é morador da área rural.

O momento é de alerta total. “A preocupação é grande. Mais do que nunca precisamos que a população faça a limpeza dos quintais e não jogue lixo em terrenos baldios”, destacou Fadel Filho. Os cuidados devem ser tomados em todas as regiões da cidade.

Todas as providências estão sendo tomadas para evitar que o vírus se espalhe. “Fazemos o acompanhamento dos pacientes e realizamos os bloqueios”, informou. As ações incluem eliminação de criadouros de larvas e pulverização de veneno para matar o mosquito.

Informações preliminares apontam que os dois pacientes contraíram o vírus em Paranavaí. Significa que existe circulação viral e que a doença pode se espalhar.

Fadel Filho enfatizou: “Agora que apareceram os primeiros casos, é questão de dias para que outros sejam confirmados”. Segundo ele, até a tarde de ontem já tinham sido registrados 20 pacientes com sintomas da doença provocada pelo vírus zika.

As notificações foram feitas nas unidades básicas de saúde localizadas nos jardins Morumbi, São Jorge, Ipê e Vila Operária, Zona Leste e Distrito de Sumaré. Também há notificações no NIS Central e na Santa Casa de Paranavaí.

CHIKUNGUNYA - Outra preocupação do diretor da Vigilância em Saúde diz respeito à febre chikungunya. Por enquanto, apenas duas pessoas com sintomas da doença procuraram atendimento médico, mas os casos podem começar a aparecer, da mesma maneira que aconteceu com o vírus zika.

DENGUE - Em relação à dengue, Fadel Filho informou que desde 1º de janeiro foram feitas 300 notificações. Desse total, 46 exames laboratoriais tiveram resultados positivos, 221 foram negativados e 33 ainda estão pendentes.

CUIDADOS - O vírus zika, a febre chikungunya e a dengue são doenças transmitidas pelo mesmo mosquito: Aedes aegypti. A principal forma de evitar que o inseto se reproduza é evitar não deixar água parada, porque é o que garante a condição ideal para a fêmea depositar os ovos.

Sendo assim, o diretor da Vigilância em Saúde foi bastante enfático: todos precisam colaborar. Para isso, basta manter a caixa d’água sempre fechada, não deixar água da chuva acumulada na laje, encher pratinhos dos vasos com areia e guardar garrafas de cabeça para baixo, entre outros cuidados.

Em dois dias, mais de 1.400 imóveis vistoriados nos distritos de Paranavaí

Aproximadamente 50 pessoas participaram dos mutirões da dengue organizados pela Vigilância em Saúde de Paranavaí, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março. Foram percorridos 45 quarteirões e visitados 1.468 imóveis nos distritos de Graciosa, Mandiocaba, Pircacema e Deputado José Afonso. Foram localizados 14 focos com larvas do mosquito, todos prontamente eliminados.

Em Graciosa, todos os 797 imóveis foram vistoriados. Mandiocaba (424), Piracema (164) e Deputado José Afonso (83) também tiveram os focos de dengue eliminados pelos agentes de saúde.

“Graciosa tem quatro casos positivos. Por isso, nos preocupamos em conscientizar os moradores. Trabalhamos intensamente nesses dois dias, conseguindo retirar dois caminhões de lixo de entulhos”, disse o diretor da Visa, Randal Fadel Filho.

Ações como essa visam, além da limpeza das casas e terrenos, à conscientização de todos. “Procuramos recolher os materiais que estão acumulando água e conscientizar a população do perigo da dengue. Mesmo assim, a situação está se complicando”. (Ass./Prefeitura)

O QUE É ZIKA VÍRUS?

Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

Causas

O contágio do vírus ZIKV se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.
O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de 3 a 12 dias para o Zika vírus causar sintomas.

Sintomas de Zika Vírus

Os sinais de infecção pelo Zika vírus são parecidos com os sintomas da dengue, e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de Zika Vírus são:
-Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)
-Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço
-Dor muscular (mialgia)
-Dor de cabeça e atrás dos olhos
-Erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés.
Sintomas mais raros de infecção pelo Zika vírus incluem:
-Dor abdominal
-Diarreia
-Constipação
-Fotofobia e conjuntivite
-Pequenas úlceras na mucosa oral

QUE É CHIKUNGUNYA?

Chikungunya é uma doença viral pode ser transmitido ao ser humano por mosquitos e causa sintomas significativos, tais como a artralgia e a febre. Foi descrito primeiramente em 1952 quando uma manifestação em Tanzânia do sul foi observada.

Transmissão

Chikungunya é um vírus do RNA e um membro do género do alphavirus da família de Togaviridae. Foi identificado em mais de 60 países no mundo inteiro nos continentes de Ásia, de África, de Europa e de América.
O vírus é passado sobre através das mordidas dos mosquitos fêmeas que são contaminados. Os mosquitos podem morder a qualquer hora mas são o ar livre o mais activo durante o amanhecer e o fim da tarde.  O período de incubação pode variar extremamente 2 a 12 dias, mas os sintomas iniciais apresentam tipicamente 4 a 8 dias após a mordida de mosquito contaminada.
Sintomas

Os sinais iniciais do chikungunya incluem uma febre e uma dor articular repentinas. Os Sintomas podem incluir:
-Febre
-Artralgia (dor articular)
-Myalgia (dor de músculo)
-Dor de Cabeça
-Náusea
-Fadiga
-Prurido

Estes sintomas são geralmente breves e melhoram após alguns dias, mas podem estender durante algumas semanas ou mais por muito tempo. Por este motivo, o vírus pode ser referido como agudo, secundário-agudo ou crônico.

Complicações
A maioria de indivíduos que sofrem do chikungunya fazem uma recuperação completa, mas alguns pacientes podem observar efeitos permanentes. A dor articular é relatada em particular frequentemente para continuar por diversos meses ou anos após a infecção inicial.

Adicionalmente, as complicações que envolvem os olhos, o coração e o sistema nervoso podem igualmente apresentar. É raro para que as complicações tenham um impacto sério na saúde total mas o vírus pode contribuir à causa de morte, geralmente nas pessoas adultas que têm umas defesas imunes mais fracas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário