segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Danos materiais de consideração depois de terremoto na Itália

Danos materiais de consideração em várias localidades da região central da Itália provocou hoje o terremoto de 6,5 graus de magnitude na escala de Richter, segundo o estimado mais recente do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanología (INGV).


O epicentro do sismo, cuja magnitude foi calculada inicialmente em 7,1 e 6,1 graus, foi localizado a 10 quilômetros de profundidade, nas imediações de Norcia, muito próximo também a outras comunidades afetadas por movimentos telúricos nos últimos dias como Castelsantangelo Sul Nera, Arquata do Tronto, Preci, Visso, Ussita e Cascia.

Segundo as primeiras informações procedentes das localidades golpeadas pelo terremoto, em Norcia derrubaram-se a Basílica de San Benedetto e a catedral de Santa María Argentea e os prefeitos de outros lugares referem-se em tons dramáticos à situação em seus respectivos territórios.

'Tudo se derrubou', disse Marco Rinaldi, prefeito de Ussita, enquanto seu homólogo de Arquata do Tronto, Aleandro Petrucci, exclamou que 'tudo se veio abaixo' e Mauro Falcucci, de Castelsantangelo Sul Nera apontou que, segundo lhe informam, 'teve derrube, foi um desastre'.

'Temos muitos desmoronamentos... esperamos que não tenha ninguém em baixo dos escombros', indicou Sante Stangoni, prefeito de Acquasanta Terme, no entanto Gianluca Pasqui, chefe de governo de Camerino se referiu a novos desmoronamentos, após os ocorridos depois dos sismos do 26 de outubro último.

Umas 4 mil pessoas deslocadas de seus lares pelos terremotos de dias anteriores permanecem em centros provisórios de acolhida, o qual, junto a outras medidas preventivas adotadas pela Proteção Civil, contribuiu a que, até o momento, não se reportem vítimas como consequência da sacudida de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário