sexta-feira, 23 de junho de 2017

IAP apreende 600 metros de redes de pesca em Diamante do Norte


Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apreenderam na semana passada cerca de 600 metros de redes de pesca armadas nas proximidades das comportas da represa da Hidrelétrica de Rosana, em Diamante do Norte.

“Nossa fiscalização não para e vamos intensificar ainda mais para coibir a pesca predatória”, disse Mauro Braga, chefe do escritório do IAP/Paranavaí.

As redes estavam armadas a poucos metros das comportas da hidrelétrica, o que é proibido por lei. Além de estarem muito próximas uma das outras, o que também é vetado pela legislação ambiental. As redes foram apreendidas e devem ser destruídas.

A pesca nas proximidades das comportas da Hidrelétrica de Rosana só pode acontecer a mais de um quilômetro abaixo das comportas, já que se trata também de uma área de preservação, que pertence a Estação Ecológica Caiuá.

As redes só podem ser utilizadas em áreas permitidas, com a identificação do pescador, que deve ser profissional, e devem ser armadas com distância de mais de 150 metros uma da outra. “Não pode armar redes na área de preservação ambiental, onde a pesca é proibida durante todo o ano”, enfatizou Braga. 

As redes armadas nas proximidades das comportas caracterizam crime ambiental, onde o pescador é multado, tem toda a tralha de pesca e barco apreendidos e ainda irá pagar pelo pescado capturado ilegalmente.

Na apreensão de Diamante do Norte os donos das redes não foram encontrados e os pescados já presos nas malhas, foram soltos.

Via - Diário do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário