segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Artistas grafitam casas de madeira em favela de São Luís (MA)

“É muito importante vocês estarem aqui, faz a gente lembrar que é gente também.”


Crédito das fotos: Reprodução/Amanda Travassos

As casas de madeira de moradores da favela da Alemanha, em São Luís, no Maranhão, erguidas sobre palafitas, ganharam cor e vida na última sexta-feira (12).

O projeto ‘Favelart’ reuniu dez grafiteiros e muralistas da capital maranhense para elevar a autoestima de moradores que vivem com tão pouco e rodeados por problemas, como a falta de saneamento básico, lazer, atividades culturais e a violência.

A iniciativa partiu de um morador da comunidade, o produtor cultural, MC e grafiteiro Carlos Over. Ele bateu de porta em porta pedindo autorização aos vizinhos para transformar suas casas em incríveis painéis artísticos ao ar livre.

Com a autorização cedida, era hora de reunir outros artistas que topassem participar da ação. Bastaram alguns posts nas redes sociais para que eles aparecessem e também pessoas dispostas a ajudar com a doação de tintas, mão de obra e alimentos para serem distribuídos aos moradores da comunidade durante o evento.

“Boa parte dos moradores reside em palafitas estabelecidas na maré, onde há pouco acesso à cultura, arte e lazer. Então, propus levar um pouco disso tudo para a comunidade”, conta Carlos em entrevista ao Razões para Acreditar.


Os moradores da Alemanha receberam muito bem os artistas e visitantes, esbanjando hospitalidade e gratidão. Em meio a tantos problemas, Carlos conta que era comum ouvir dos vizinhos frases como “Vocês precisam de alguma coisa?” e “Eu moro ali, ó, pode me procurar, tenho pouco, mas tudo o que eu tenho posso dividir com vocês”.

“Toda a ação foi baseada em uma construção mútua entre moradores e colaboradores. A ação teve um valor de mudança simbólica inestimável para a comunidade, trazendo aos moradores um ambiente mais agradável e uma autoestima maior em relação a sua comunidade e as suas moradias, como disse uma moradora: ‘É muito importante vocês estarem aqui, faz a gente lembrar que é gente também’”, afirma Carlos.

Veja mais fotos:








Nenhum comentário:

Postar um comentário