sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Últimos detalhes para se conectar com rover Opportunity em Marte

Com o objetivo de estabelecer contato com o rover Opportunity em Marte, a agência espacial estadunidense (NASA) prepara hoje um novo conjunto de comandos para transmitir nas próximas semanas.


Temos e continuaremos usando múltiplas técnicas em nossas tentativas de contatar o veículo navegador, cuja última comunicação com a Terra foi recebida no dia 10 de junho, disse o gerente de projetos de Opportunity no Jet Propulsion Laboratory (JPL), John Callas.

Estas novas estratégias de comando são adicionais aos comandos de 'varredura e apito' que temos estado transmitindo ao rover desde setembro, acrescentou.

Ao varrer e apitar, em lugar de só escutar a Opportunity, o projeto envia comandos ao navegador para que responda apitando, explicou.

Segundo os cientistas, as próximas manobras de transmissão abordam três possíveis cenários: que o rádio principal de banda X do rover, usado para se comunicar com a Terra, tem falhado.

Também, que tanto seus rádios de banda X primários como secundários se estragaram; ou que o relógio interno do móvel, que proporciona um marco de tempo para seu cérebro informático, está desativado, agregaram.

Os possíveis recursos que estão sendo transmitidos para abordar estes eventos improváveis incluem um comando para que o rover troque seu rádio de banda X para o de reposição e os comandos dirigidos a reiniciar o relógio e responder através da banda do espectro eletromagnético UHF, informaram.

Segundo Callas, nos últimos sete meses, tentaram contatar o navegador marciano mais de 600 vezes.

Como não tivemos notícias e a probabilidade de ter diminui a cada dia, planejamos continuar procurando todas as soluções lógicas para voltar a nos conectar, expressou.

Segundo os especialistas, se estas estratégias de transmissão adicionais ou 'varredura e apito' geram uma resposta do móvel, os engenheiros poderiam tentar uma recuperação.

Se não responder, a equipe do projeto voltará a consultar com o Escritório do Programa de Marte no JPL e na sede da NASA para determinar o caminho a seguir, adiantaram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário