segunda-feira, 14 de setembro de 2020

JESUÍNO BRILHANTE


Capa do Cordel Jesuíno Brilhante o Cangaceiro Romântico de Emanoel Amaral - Aucídes Sales e Luíz Elson

O RN também teve o seu cangaceiro. Jesuíno Brilhante, "O Cangaceiro Romântico", do sítio Tuiuiú, município de Patu, onde nasceu em 1844. Tropeiro, lavrador e vaqueiro, tornou-se o cangaceiro mais famoso do RN (1871). Um gentil-homem tipo de Robin Hood. Implantou um “Estado Paralelo” nos sertões do RN/PB.

Adorado pelo povo, subtraia dos coronéis em beneficio dos pobres. Matava em defesa dos oprimidos. Seu principal refúgio era uma caverna na Serra do Cajueiro (Patu), conhecida como Casa de Pedra de Jesuíno. Sobreviveu quase 10 anos na ilegalidade. O sertanejo dizia que no tempo de Jesuíno, honra de moça donzela e de mulher pobre tinha defesa.

Na trágica seca de 1877, Jesuíno assaltava comboios de alimentos para distribuí-los entre os pobres. Assaltou a cadeia da cidade de Pombal-PB, para libertar seu pai e seu irmão, presos injustamente (1874).

Andava mais 10 companheiros, sempre cantando. Jesuíno foi emboscado e tombou lutando contra seus inimigos (1879), aos 35 anos.

Seus restos mortais foram levados pelo médico Francisco Pinheiro para longa exposição em Mossoró, depois foi para o acervo museológico do alienista Juliano Moreira - RJ.

Adendo: Infelizmente despareceu!

Via - Blog do Mendes & Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário