"Hoje, sexta-feira, 18 de junho, José Saramago faleceu às 12h30 horas [horário local] na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila", diz uma nota assinada pela Fundação José Saramago e publicada na página do escritor na internet.
Biografia
O português José de Sousa nasceu em 16 de novembro de 1922, na pequena aldeia portuguesa
de Azinhaga, no Ribatejo, região central do país. Ficou mais conhecido, no entanto, pelo sobrenome de sua família paterna, Saramago, que o funcionário do Registro Civil acrescentou após seu nascimento.Sua família mudou-se para Lisboa quando José tinha dois anos. Alunobrilhante, ele teve de abandonar o ensino secundário aos 12 anos, por causa da falta de recursos de seus pais.
Ateu, cético e pessimista, Saramago sempre teve atuação política marcante e levantava a voz contra as injustiças, a religião constituída e os grandes poderes econômicos, que ele via como grandes doenças de seu tempo.
"Estamos afundados na merda do mundo e não se pode ser otimista. O otimista, ou é estúpido, ou insensível ou milionário", disse em dezembro de 2008, durante apresentação em Madri de "As pequenas memórias", obra em que recorda sua infância entre os 5 e 14 anos.
O penúltimo dos comunistas! Ainda nos resta Niemeyer!
ResponderExcluirCOMO NÃO ADMIRAR UM HOMEM QUE DIZIA O QUE PENSAVA,DE UMA PERSONALIDADE INCONTESTÁVEL, E MUITAS VEZES POR ISSO INCOMPREENDIDO PELA SANTA SÉ? O MUNDO FICOU UM POUCO MAIS BURRO SEM SARAMAGO.
ResponderExcluirSem dúvida, um homem além do seu tempo.
ResponderExcluir