Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.
Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.
(Vinícius de Moraes)
Embalados pela poesia acima de Vinícius de Moraes, nos damos conta que: com a correria do dia a dia, com a competição deste mundo cão, ao qual somos inseridos e submetidos, muitos desses valores são ignorados, violados e sequer ensinados ou transmitidos.
Por onde andam os amigos? Onde estão os de fato humanos? os simples, aqueles que mesmo vivendo neste sistema competitivo e desumano, ainda possuem a virtude de enxergar e praticar as boas ações? aqueles que vivem naturalmente a vida? Que admira a natureza, um céu repleto de estrelas, a poesia e o valor de uma verdadeira amizade?
Procuremos por esses amigos, e se você se enquadra nessas qualidades, se você se deixa envolver por essas virtudes, saiba que és uma pessoa rara, as pessoas com tais qualidades, estão em extinção, isto é deprimente. Pense nisso.
Mateus Brandão de Souza.
Cavalo...vc eh meu amigo? Acredito eu que tenho minhas duvidas, visto alguns comentarios de seres que julgam ser nossos amigos...kkkk
ResponderExcluirJá nos dizia Benjamin Fraklin:
ResponderExcluir"Seja cortes com todos,
Sociavel com muitos,
Intimo de poucos,
Amigo de um,
Inimigo de nenhum"