quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ÍDOLOS TEEN: um mal necessário


 Por Camila Milleny Moreno

A adolescência é o período da vida mais conturbado de uma pessoa. Durante essa faze o indivíduo não é mais criança, porem também não é um adulto, isso causa dificuldades de se definir nas inúmeras situações de sua cultura.
A adesão a grupos, neste período, é algo importante para o estabelecimento da identidade adulta. Esses grupos são diferentes em cada época, porem todos tem algo em comum, como, por exemplo, ser criticado pelos “adultos”. O adolescente procura tudo o que se afasta das normas padrões adultas, como forma de se diferenciar dos pais, e adquirir sua própria identidade.
Na sociedade atual, os grupos irão buscar na mídia os ídolos “Teens” como sendo uma figura referencial, aderindo, dessa forma, aos movimentos estéticos e ideológicos, produzido pelo mesmo.
É de extrema importância que adolescente consiga se inserir em um grupo, e se identificar com alguns ídolos, pois assim formará laços com os de sua idade, se diferenciará dos adultos, se constituirá como participante de uma sociedade, e terá sua identidade formada.
Mas nem tudo são flores, pois é a partir das mensagens de valores transmitidos pelos ídolos, que o adolescente se constituirá como adulto, e é ai que o problema se encontra, “Quais são as mensagens transmitidas pelas atuais celebridades”? “Quais são os valores morais e éticos que eles passam aos nossos adolescentes”?
A realidade que encontro ao ligar a televisão, ou ao sintonizar uma rádio não é nada agradável. Cabe então aos pais, aos professores, e aos adultos, conscientes desta triste realidade, tentarem se transformar em “Ídolos Teens”, para que os jovens de hoje, no futuro, façam mais do que pentear o cabelo de lado e tratar as pessoas como objetos de prazer.

Autora: Camila Milleny Moreno, Graduando em Psicologia pela Faculdade Ingá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário