sábado, 30 de junho de 2012

Operadoras de telefonia móvel estão proibidas de vender celular bloqueado


Brasília – O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) proibiu as empresas de telefonia móvel a vender aparelhos celulares bloqueados ao consumidor. Se descumprirem, as operadoras podem ser multadas em R$ 50 mil.
A decisão foi tomada pela 5ª Turma do tribunal, divulgada ontem (29) pelo órgão, em resposta a um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a sentença de um juiz de primeira instância favorável à prática do bloqueio dos aparelhos. Ainda cabe recurso da decisão.
O MPF argumenta que o bloqueio dos celulares caracteriza a prática conhecida como fidelização, obrigando o consumidor a ficar “ligado a uma única operadora”. Já as empresas de telefonia móvel alegam que a fidelização é autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e que, “para conceder determinados benefícios, a operadora arca com o preço do aparelho e acaba por transportar determinados encargos para o mercado”.
O relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, rebateu o argumento das empresas. De acordo com ele, a norma da Anatel é equivocada por propiciar a venda casada, o que “configura uma violência contra o consumidor”.
Para a desembargadora federal Selene Almeida, que acompanhou o voto do relator, a fidelização afronta os direitos do consumidor, porque o que as empresas “estão fazendo, através de descontos concedidos em troca de aparelhos, é restituirem-se do desconto com a prestação do serviço, já que o valor das mensalidades acaba por pagar, com sobras, os benefícios concedidos”, segundo informações publicadas na página do TRF1 na internet.
Por Carolina Pimentel Repórter da Agência Brasil

Via Dag Vulpi 

Hino em defesa da soberania Latino Americana

“Yo creí siempre que en la América nuestra no era posible hablar de muchas patrias, sino de una patria grande y única" (Jose Enrique Rodó)

Uma homenagem ao povo desta nossa América morena, um louvor aos latino-americanos.

Neste momento em que o continente sofre mais um golpe, depois da tentativa na Venezuela, em 2002, e o último ocorrido em Honduras, 2009, agora o Paraguai, mais do que nunca é importante cantar esta obra-prima em forma de canção, por la calle 13, Latinoamerica.


Fonte: Vermelho
Vídeo: Youtube

O Apego ao Passado pode nos privar das belezas do presente e das esperanças do futuro

Texto de Débora Lanza

Eu sei, mas o que fazer nesse momento ? Sei que muitos passam por isso, e parece ser impossível esquecer e seguir em frente , a dor é inevitável e o sofrimento se faz presente, esse é o preço que pagamos por nos apegarmos a pessoas que não amadureceram e não sabem o que quere a vida .

Infelizmente, é lamentável pessoas desse porte , mas o que fazer em ocasiões assim ?
O recomendável é erguer a cabeça e tentar levar , pois como a frase diz o apego ao passado pode nos privar das belezas do futuro... Já parou para olhar quem está ao seu lado ? Pois é, talvez aquele que você só considera um mero amigo seja aquele que irá tornar seus dias mais felizes e irá fazer planos de um futuro melhor com você .

Reaja e seja feliz , viva o que te espera, não fique preso a lamentações porque um dia, quando a gente menos espera, a gente supera, e outra aqui se faz aqui se paga, não é vingança mas, ninguém é feliz em cima da infelicidades dos outros, Deus é justo ele nunca falha.

Até porque nenhum velório é pra sempre, chega uma hora em que devemos enterrar e superar a dor, leve contigo está frase: O Passado pode ser um quadro na parede, mas nunca a mobília principal.

Abrir mão da vida que já não nos pertence é um jeito sábio de perder para ganhar, na vida a coisas maravilhosas que te esperam, basta querer, acreditar e ter Fé assim em seu devido tempo tudo acontece.

Débora Lanza - 18 anos - Mora em Maringá Pr - Débora Lanza é colaboradora deste blog.

CAMILA MELLO - A BELA DA SEMANA


Em se tratando de beleza, a natureza joga a favor das mulheres, sim, pois em todas as suas formas e características, nada se compara à beleza feminina.
A mulher quando bela, ela se torna poesia, a mulher em sua formosura, acumula para si louvores, tudo que há na natureza, tende a reverenciar estas criaturas, super-humanas, femininas, pois são elas, mais belas que tudo.

Não importa pigmentação de pele, nem mesmo coloração de cabelos, a mulher é sim a maior maravilha da terra. A suavidade de suas vozes, é melodia e acalanto a ouvidos agraciados, vê-las em suas formas sinuosas, é uma honra para a visão, por fim, todos os sentidos humanos são tocados pela beleza indizível destas mulheres que proporcionam a nós, ótima sensação.

Seguimos, pois louvando a cor morena, exaltamos aqui, os encantos de Camila Mello, pois ela está entre estas criaturas notáveis que além de mulher, possui o dom hipnótico da beleza, na formosura desta bela, acrescentamos nossa admiração à flor morena que tem em sua direção a paralisação de tantos olhares.

A morena bonita de cabelos longos têm encantado a muitos, e neste espaço onde evidenciamos as belas mulheres, é óbvio que chegaríamos aos caprichos de Camila, pois no rol das admiráveis, ela também está presente.

A soberania da mulher é inevitável, a supremacia delas, cresce ao crepitar dos segundos, chegará, pois o tempo em que elas, dominarão este mundo que por sua vez, gira em torno delas.

As mulheres continuarão nos fascinando, as mesmas mulheres que nos dominam os sentidos, dominarão também este planeta de mortais, pois elas estão acima de todas as criaturas, tudo que tem fôlego se curvará diante da invencibilidade das mulheres.

Para Camila, dedicamos nosso carinho, além de do nosso orgulho em tê-la presente neste espaço onde elas são majestades.

Aos olhos que nunca se fartam, a beleza de Camila Mello, aos que buscam acalanto diante das frustrações, a imagem desta mulher.

Por mais uma vez a soberania das morenas – Camila Mello é a bela da semana.

CAMILA MELLO – 18 Anos – Nova Londrina Pr – Filha de Alaides Franco Rodrigues e Claunecir José de Mello

Venezuela entra no Mercosul - Paraguai sai


Mercosul suspende Paraguai e anuncia adesão da Venezuela
Apesar de suspensão, Paraguai não sofrerá sanções econômicas; anfitriã da cúpula, presidente argentina afirma que Venezuela se tornará membro pleno a partir de 31 de julho


Os presidentes do Mercosul anunciaram nesta sexta-feira a suspensão do Paraguai do bloco de comércio, mas sem a imposição de sanções econômicas, depois de o país ter destituído há uma semana Fernando Lugo.

Anfitriã do evento, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou que a Venezuela se tornará membro pleno do grupo a partir de 31 de julho.

Na avaliação dos presidentes do Mercosul, "a ordem democrática foi quebrada" no Paraguai porque Lugo não teve tempo hábil para sua defesa. "(Mas o grupo) não acredita em sanções econômicas, porque elas não prejudicam os governos. Elas sempre prejudicam a população", disse Cristina.

O Paraguai é um dos países mais pobres da América do Sul e qualquer sanção econômica teria sido desastrosa, já que metade de seu comércio é com os outros membros fundadores do Mercosul - Argentina, Brazil e Uruguai.

O Mercosul proibiu o sucessor de Lugo, o ex-vice-presidente Federico Franco, de participar do encontro. Franco diz que a transição de poder no Paraguai foi feita de acordo com a lei e que a atual proibição de comparecer aos encontros já é punição suficiente.


Do Blog O Esquerdopata - Via BLOG DO SARAIVA 

A tucanada infarta: Avaliação positiva do governo Dilma bate recorde

Os últimos resultados sobre a avaliação do governo Dilma deixa a oposição indignada - Principais torcedores para o fracasso e desgaste tanto da presidente quando de seu governo, encaram com frustração o sempre crescente gosto popular tanto pela presidente quanto para seu governo. Os mais atingidos são os tucanos e sua curriola, setores da imprensa golpista, também mostram-se contrariados e amargam mais essa derrota:

DA REUTERS
A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff atingiu em junho o maior nível desde sua posse, enquanto sua aprovação pessoal seguiu em seu maior patamar, mostrou pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira.

De acordo com o levantamento feito pelo Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria, 59% apontam o governo Dilma como ótimo ou bom, contra 56% em março.

32% veem o governo como regular, contra 34% na sondagem anterior, e 8 por cento o classificam como péssimo ou ruim, mesmo patamar de março.

Já a aprovação pessoal da presidente permaneceu em 77%. Aqueles que desaprovam a presidente somaram 18%, contra 19% no levantamento anterior.

A pesquisa avaliou ainda a percepção da população em determinadas áreas do governo, como taxa de juros e combate à inflação.

Sobre a política de juros, 49% dos entrevistados passaram a aprovar as decisões do governo, ante 33% da pesquisa anterior. Já os que desaprovam diminuíram para 41% ante 55%.

A reversão da tendência coincide com os sucessivos cortes na taxa básica de juros pelo Banco Central nos últimos meses e com a pressão do governo sobre os bancos para que eles também reduzam suas taxas.

A percepção da política de combate à inflação também melhorou. O índice de desaprovação caiu de 50% a 47%, e o de aprovação subiu de 42% para 46%.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 19 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.


Via O Esquerdopata

Frases de banheiro

Encontradas em todos os sanitários públicos do mundo, as frases de portas de banheiro obtêm a atenção de todos quanto se vêem obrigados a usar privadas comunitárias mundo a fora. A seguir algumas das mais célebres e criativas frases encontradas em banheiros de rodoviárias, restaurantes e universidades, sempre em seus tons jocosos:
“Senta seu babaca, que tá cagando fora do vaso!”

“Neste lugar sagrado, toda vaidade se acaba. O mais covarde se esforça, e o mais valente se caga”

“A grande felicidade consiste em chegar a tempo a esse local”

“Este é o melhor momento para entender a teoria da relatividade. pense quanto tempo é um minuto para você agora e quanto é para o cara que está esperando você sair.”

“Cagar é a lei do mundo, cagar é a lei do universo. E foi assim, cagando, que eu fiz esse verso”

(Esta é de Portugal) “Por que mijas fora se no entanto cagas dentro? Ou tu tens o pau torto ou o cu fora do centro!”

“Homem que fala fino, pode crer que caga grosso”

“Aqui termina toda obra de um grande cozinheiro”

“Bosta não é tinta, dedo não é pincel, se vem na privada cagar pelo menos TRAGA PAPEL.”

“Olha só a cagada que você está fazendo.”

“Não adianta piscar que eu Não volto mais.”

“Enquanto você está cagando, tem um japonês estudando.”

“Caro amigo, existe uma micro câmera sob você para que possamos registrar quantas piscadas você consegue dar sem que nada saia”

“Pena de urubu, pena de galinha, se você já deu o c* de uma risadinha.”

“Cuidado com a câmara de gás.

“Eu sei que isso não foi um espirro… Mas mesmo assim… Saúde!”

“Silêncio! gênio pensando.”

“Se Deus é o caminho, então Edir Macedo é o pedágio”

“Cagar sentado é fácil. Quero ver cagar de bruços!”

(Todas as frases são do domínio público)

















quinta-feira, 28 de junho de 2012

Isso te incomoda?

Somos um país de católicos, mas o Estado é laico. Significa que você pode ter a religião que quiser e sua liberdade de culto tem que ser respeitada. Mas, também deve ser respeitada essa liberdade de todas as outras religiões; e devem, inclusive, ser respeitados aqueles que não tem religião nenhuma. Por isso, a coisa pública não deve se misturar com a privada. Pelo fim dos símbolos religiosos nas repartições públicas, na moeda nacional e na Constituição. Que deus seja bastante louvado nos templos próprios para isso.— com Lara Moutinho da Costa.
Via Movimento Direito Para Quem

Racismo: jornal italiano compara jogador negro a King Kong


Em cima do Big Ben jaz Mario Balotelli, o atacante da equipe italiana de futebol. Ele não desfere bofetadas em aviões como King Kong no topo do arranha-céu novaiorquino Empire State Building, mas chuta bolas de futebol.
É o que vemos na inoportuna caricatura de Valerio Marini na edição de terça-feira (25) do diário italiano Gazetta dello Sport.

Segundo Marini, a ideia era mostrar Balotelli, que joga pelo Manchester City, a dominar a equipe inglesa nas quartas de final da Eurocopa, ou Copa da UEFA, a competição entre clubes europeus. Isso no domingo, em Kiev, quando os italianos venceram os ingleses nos pênaltis.

Marini não convence.

E nem os editores do Gazetta dello Sport, diário de maior tiragem da Bota. Eles publicaram as seguintes linhas: “Nesses tempos precisamos ser mais cautelosos e moderados, mas sempre lutamos contra o racismo, sempre julgamos inaceitável quando Balotelli é vaiado”.

No entanto, Marini e o diário sequer pediram desculpas a Balotelli pela infeliz caricatura.

Balotelli, nascido em Palermo e adotado aos dois anos por uma família italiana, é o primeiro jogador negro da equipe nacional italiana. Costuma provocar controvérsia por onde passa, mas ao mesmo tempo esse filho de pais biológicos ganenses é sempre vítima de ataques racistas.

Na primeira vez em que adentrou o campo com uma camisa da equipe nacional italiana num jogo contra a Romênia leu numa faixa: “Não para um time multiétnico”.

Na Eurocopa torcedores espanhóis e croatas fizeram imitações de macaco ao ver Balotelli. Um croata jogou uma banana em campo.

Balotelli avisou antes do evento que sairia de campo se fosse vítima de ataques racistas. Michel Platini, presidente da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA, na sigla em inglês), retrucou: “Se ele fizer isso receberá cartão amarelo”.

Platini deixou transparente que o racismo não será erradicado do futebol europeu.

Fonte: Carta Capital - Via Blog do Vermelho.

Manifestações pró-Lugo se espalham por todo o Paraguai


Dezenas de manifestações pró-Lugo foram realizadas ontem em várias regiões do Paraguai. Os protestos organizados pela Frente Nacional de Luta pela Democracia, for­­­­mada por sem-terra, estu­­dan­­tes, líderes sindicais e sem­­-teto, rechaçam o que os ma­­nifestantes chamam de “vio­­lação da democracia e da so­­berania popular” no proces­­so de impeachment do­­ presidente Fernando Lu­­go, deposto na última sexta-feira depois de um julgamento­­ político que durou pouco mais de 30 horas.

Foram organizados marchas e bloqueios de rodovias­­ nas proximidades de As­­sun­­ção, nas principais fron­­teiras com o Brasil e a Ar­­gentina e no interior dos estados de San Pedro – onde se concentra o maior número de sem-terra do país –, Concepción, Alto Paraná, Guairá, Itapua e Caaguazú. No início da manhã, paraguaios e argentinos bloquearam por cerca de três horas a Ponte Internacional San Roque González de San­­ta Cruz, entre Posadas (AR) e Encarnación (PY).
Em Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, cerca de 200 manifestantes deixaram a praça em frente da prefeitura, onde parte do grupo está reunida desde quinta-feira, por volta das 13 horas e seguiram até a aduana da Ponte da Amizade. A intenção, segundo os organizadores, era bloquear a entrada e saída de pessoas e de veículos, o que acabou impedido pela polícia. Na confusão, o trânsito chegou a ser interrompido por 15 minutos.
De acordo com os manifestantes a condução do julgamento político de Lugo teve como principal marca a inconstitucionalidade. “As acusações contra o presidente foram graves e ele teve menos de 20 horas para organizar e apresentar a defesa”, observou o universitário Mario Cantero ao alertar para uma suposta intenção de se desestabilizar o país e se restaurar a ditadura.
Outro protesto, desta vez­­­­ para fechar a Ponte da Ami­­­­zade, está programado pa­­ra hoje. Também houve ma­­nifes­­tação a favor de Lugo em Mon­­tevidéu, no Uruguai.


Fonte: Gazeta do Povo.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

PIG que é PIG defende o golpe no Paraguai

PIG é o Partido da Imprensa Golpista.

Por Kerison Lopes.

Do Vermelho - 27 de Junho de 2012 - 13h12


PIG (Partido da Imprensa Golpista). Essa expressão cunhada pelo deputado federal Fernando Ferro (PT-PE), popularizada a partir do jornalista Paulo Henrique Amorim, sintetizou perfeitamente o que representa a velha mídia brasileira. A repercussão nos órgãos do PIG sobre o golpe praticado contra o presidente Fernando Lugo no Paraguai só vem a comprovar.



O tratamento que tem sido dado por colunistas, editoriais e matérias sobre o assunto é uma afronta à liberdade de expressão. Ao contrário de toda a comunidade internacional, o PIG brasileiro defende abertamente o golpe praticado por latifundiários contra a democracia paraguaia, através de seus representantes no oligárquico Congresso daquele país.

Na linha de frente dos interesses golpistas, os colunistas (ou “colonistas”, como bem cunhou Paulo Henrique Amorim) põem suas manguinhas de fora. Nesta quarta-feira (27) foi a vez de Elio Gaspari. Em sua coluna reproduzida por vários jornais, Gaspari profere um conjunto de ataques chulos ao Itamaraty pelo seu posicionamento na crise paraguaia. O baixíssimo nível do texto começa logo pelo título: “A leviana diplomacia do espetáculo”.

O posicionamento do Brasil na reunião da Unasul em não aceitar o golpe foi chamado pelo “colonista” como uma “truculenta intervenção nos assuntos internos do Paraguai”. Gaspari vai além da defesa do golpe no Paraguai e ataca a política externa brasileira por defender o multilateralismo, que para ele “é típica de uma política externa biruta”. Assim, o “colonista” entra na sua especialidade, defende os interesses dos Estados Unidos, país que financia suas opiniões sobre a ditadura brasileira e qualquer assunto de interesse ianque.

Por falar em “colonista” defensor de interesses ianques, não poderia faltar Merval Pereira. Sua subserviência aos Estados Unidos já foi desmascarada inclusive por provas obtidas pelo WikiLeaks. Em texto publicado nesta terça-feira (26), ele defende que o que aconteceu no Paraguai não foi um golpe, mas a expressão máxima da democracia representativa. Golpe, para ele, está sendo praticado é pelos governos da Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina.

As sandices de Merval não param por ai. Fazendo eco aos golpistas paraguaios, diz que a reação internacional ao golpe é uma iniciativa “chavista”, que impôs a posição venezuelana a Unasul. Diz o colunista que a decisão do organismo em denunciar o golpe é “mais um movimento político dos chamados países bolivarianos do que uma reação em defesa da democracia, que continua em pleno vigor no Paraguai”.

Além dos "colonistas", os barões do PIG se manifestaram também através de editoriais. Também nesta terça, o jornal O Globo chamou o posicionamento do Brasil e da Unasul de “surto ideológico”. Além disso, destila ódio contra Hugo Chávez e mostra a linha que foi unificada como posição oficial do PIG: acusar o Brasil de estar “a reboque da Venezuela”. Foi esse também o tom adotado pelo editorial publicado pelo jornal Estado de São Paulo.

Já o editorial da Folha de São Paulo culpa Fernando Lugo pelo golpe, que para ela não é golpe, e o acusa de implementar no Paraguai “uma plataforma esquerdizante”. Diz que o “ex-bispo católico Fernando Lugo conduzia um governo populista e errático, prejudicado pela conduta pessoal do mandatário”. O jornal da família Frias chega ao absurdo de dizer que o “melhor que o Itamaraty tem a fazer é calar-se e respeitar a soberania do vizinho”.

O que se conclui mais uma vez com o comportamento da velha mídia brasileira é que ela é uma ameaça à democracia e precisa ser urgentemente regulada. Só assim pode-se impedir que o PIG chegue ao seu objetivo maior, que é conquistar golpes de Estado. Não é por menos que os mesmos veículos de comunicação foram protagonistas do golpe de 1964 e defensores da ditadura militar.

O Brasil precisa possuir leis que garantam a longevidade da nossa democracia, coibindo o golpismo dos barões da mídia. Aliás, como foi definido como mote no último Encontro de Blogueiros em Salvador, não se necessita nada mais do que já garante a nossa Constituição. Basta regulamentar os artigos que tratam da comunicação. “Nada além da Constituição” foi lema ali definido. Tomara que também esse ataque golpista que o governo brasileiro recebe sirva pelo menos para tirá-lo da letargia, ou medo, de regulamentar tais artigos.


Via BLOG DO SARAIVA

XUXA PERDEU: ILA, ILA, ILARIÊ, Ô, Ô, Ô

Google ganha a ação e fotos de Xuxa não deixarão o site
STJ GARANTE AO GOOGLE O DIREITO CONTINUAR FAZENDO A ALEGRIA DOS BAIXINHOS


O Superior Tribunal de Justiça deu ganho de causa ao Google na ação que Xuxa moveu contra o site em 2010. Com isso, as fotos e vídeos em que a apresentadora aparece nua ou em cenas de sexo não vão deixar os resultados de busca do site.

Na batalha judicial, Xuxa exigia que as pesquisas que continham os termos "Xuxa" e "pedófilo" fossem ignoradas. Além disso, caso a empresa descumprisse a ordem, teria que pagar uma multa de R$ 20 mil.

Atualmente, ao digitar os termos no site de buscas, o internauta tem acesso mais de 150 mil resultados, entre fotos da apresentadora nua ou em cenas do filme Amor
Eterno Amor, em que aparece em uma cena de sexo com uma criança

Via Língua de Trapo -  Lambido (quase tudo) do Portal Terra

Os escândalos de Londrina e os livros didáticos da Abril


Londrina é uma cidade imersa em escândalos sucessivos.
No momento, o quadro é tão crítico que motivou uma manifestação da própria Igreja Católica no município.
Diante da situação política pela qual passa nosso Município, o clero de Londrina, reunido no dia 24 de maio, dirigi-se a todos os fiéis e a todas as pessoas de boa vontade com a presente Nota.
A política é a organização do bem comum e expressão da democracia, da cidadania, da participação do povo nas coisas públicas. Assim, os pilares da política são: a verdade, a justiça, o bem, a liberdade. Ainda não alcançamos este ideal, pois, hà vários anos acontecem denúncias, investigações, escândalos, prisões no âmbito da política londrinense.
Nos últimos dias foram presos em flagrante o secretário de governo e um empresário, acusado de suborno. O Gaeco (Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado) trabalha na denúncia de que vereadores manipularam resultados de votação na Câmara Municipal.
A prefeitura de Londrina teria muito a temer se uma publicação nacional resolvesse investir no escândalo que sacode a cidade, nacionalizando-o.
Dentro desse quadro, surgiu a denúncia de que duas editoras do Grupo Abril – Ática e Scipione – conseguiram vender livros para todas as escolas municipais.
Trata-se de caso graúdo, visto que o Ministério da Educação fornece livros gratuitamente – inclusive das duas editoras – através no Programa Nacional do Livro Didático.
Segundo o site Bonde (a partir de dica do leitor jcosta):

MP e Câmara recebem nova denúncia de compra de livros

Uma nova denúncia de compra de livros didáticos foi protocolada no Ministério Público (MP) e enviada à Câmara Municipal de Londrina. No início da sessão desta terça-feira (26), o vereador Rony Alves (PTB), informou que, conforme a denúncia, quase todas as escolas municipais compraram livros da Editora Ática e Scipione.
O professor justificou que é o fato"estranho", pois os docentes das escolas devem se reunir para a escolha dos materiais que serão adquiridos sem qualquer tipo de interferência externa. "Ática e Scipione, duas editoras compradas pela Abril, são seríssimas", ponderou o vereador durante o discurso (ouça aqui)
De acordo com Alves, questionada pelo telefone, a secretária de Educação, Virgínia Laço, negou a existência de irregularidades ou direcionamento da compra. No entanto, o professor mostrou no plenário uma circular da Secretaria de Educação que convidava as escolas da rede municipal para uma palestra de uma autora da Editora Ática. "Isso é muito perigoso. Alguma coisa de estranho aconteceu em Londrina e nós vamos investigar", prometeu.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Fátima Bernardes tem queda de 31% na audiência no segundo dia de programa


De acordo com a prévia, Encontro registrou 7,2 pontos na Grande São Paulo
Fátima Bernardes não conseguiu agitar a manhã da Globo nesta terça (26)
O segundo dia de exibição do programa Encontro com Fátima Bernardes deixou a Globo ainda mais decepcionada com a audiência.

Segundo a prévia do Ibope, nesta terça-feira (26), a nova atração matinal da emissora teve uma queda de 31% na audiência em relação à estreia e marcou 7,2 pontos na Grande São Paulo.
Na segunda (25), primeiro dia do programa, Fátima Bernardes conseguiu 10,5 pontos no consolidado da pesquisa.

Na mesma faixa de horário, a Globo estava empatada com o SBT, também com 7,2 pontos na prévia.
Cada ponto no Ibope equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo.

Via R7 

Mercosul suspende o Paraguai


Por Altamiro Borges

Os países membros do Mercosul decidiram, na tarde deste domingo, suspender a participação do governo golpista do Paraguai da próxima cúpula do bloco, que ocorrerá na quinta e sexta-feira em Mendoza, na Argentina. A decisão representa mais um passo para o isolamento das forças direitistas que depuseram, "em rito sumário", o presidente democraticamente eleito Fernando Lugo.


Segundo o comunicado conjunto, a decisão de "suspender o Paraguai, de forma imediata e por este ato, do direito a participar da 43ª Reunião do Conselho de Mercado Comum e Cúpula de Presidentes do Mercosul” foi tomada com base no Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul. Assinado em 24 de julho de 1998, o documento determina “a plena vigência das instituições democráticas” como “condição essencial para o desenvolvimento do processo de integração”.

No comunicado, os países membros - Argentina, Brasil e Uruguai - e também os países associados - Chile, Peru, Venezuela, Bolívia, Equador e Colômbia - expressaram a “enérgica condenação à ruptura da ordem democrática ocorrida na República do Paraguai". O comunicado informa ainda que os chefes de estado irão analisar novas “medidas a serem adotadas” - inclusive a adoção de sanções econômicas. A cúpula em Mendoza se torna decisiva para o isolamento dos golpistas. Veja a íntegra da nota:

*****

La declaración de los estados partes del Mercosur y estados asociados sobre la ruptura del orden democrático en Paraguay, dice lo siguiente:

"La República Argentina, la República Federativa del Brasil, La República del Uruguay, la República Bolivariana de Venezuela, el Estado Plurinacional de Bolivia, la República de Chile, la República de Colombia, la República del Ecuador y la República del Perú considerando que, de acuerdo a lo establecido en el Protocolo de Ushuaia sobre Compromiso Democrático en el Mercosur suscrito el 24 de julio de 1998, la plena vigencia de las instituciones democráticas es condición esencial para el desarrollo del proceso de integración deciden:.

1.-Expresar su más enérgica condena a la ruptura del orden democrático acaecido en la República del Paraguay, por no haberse respetado el debido proceso.

2.- Suspender al Paraguay, de forma inmediata y por este acto, del derecho a participar en la XLIII Reunión del Consejo del Mercado Común y Cumbre de Presidentes del Mercosur, así como de las reuniones preparatorias, que tendrán lugar en la ciudad de Mendoza, entre el 25 y 29 de junio de 2012.

3.- Considerar, a nivel de Jefas y Jefes de Estado en la Reunión Cumbre del Mercosur del día 29 de junio, ulteriores medidas a ser adoptadas".


Via Blog do Miro 

Galápagos: Morre George o solitário


Morre aos 100 anos última tartaruga gigante de Galápagos
Brasília - "George Solitário", o último sobrevivente da subespécie Chelonoidis nigra abingdoni, das tartarugas gigantes que dão nome às ilhas Galápagos, do Equador, foi encontrado morto neste domingo no Parque Nacional Galápagos (DPNG). Um comunicado da DPNG assinala que o guarda do parque Fausto Llerena, que cuidava da tartaruga, descobriu na manhã desta segunda que o animal não se movimentava e "ao verificar se deu conta que não tinha sinais vitais".

George Solitário foi encontrado morto nesta segunda-feira

"O corpo do quelônio estava em uma posição como se tivesse indo para o bebedouro de água", detalhou a DPNG, ao apontar que as possíveis causas de sua morte, único sobrevivente da espécie da ilha Pinta, serão conhecidas após autópsia. O corpo do "George Solitário" - cuja idade exata é desconhecida, mas "se estima que passasse dos cem anos", segundo a DPNG - está no momento em uma câmara frigorífica para evitar sua decomposição.

A tartaruga era oriunda da ilha Pinta, a mais setentrional das Galápagos, e foi resgatada em 1972 por um grupo de caçadores dedicados a erradicar as cabras, uma espécie introduzida pelo homem que dizimou o habitat e levou as tartarugas gigantes dessa ilha à beira da extinção.

Desde então, George tinha sido parte do programa de criação em cativeiro da DPNG. Foram realizadas diferentes iniciativas para a reprodução, inicialmente com fêmeas da espécie do vulcão Wolf da ilha Isabela, com as quais conseguiu acasalar após 15 anos de convivência, mas os ovos não foram férteis.

Posteriormente foram colocadas em seu curral fêmeas da espécie da ilha Española, geneticamente mais próximas, com as quais estava até agora. Edwin Naula, diretor da DPNG, mencionou que para no próximo mês será feita uma oficina internacional para elaborar a estratégia de manejo das populações de tartarugas para os próximos dez anos, com o propósito de conseguir sua restauração.

"A oficina será realizada em honra de 'George Solitário'", informou a DPNG, ao apontar que "seu legado será um maior esforço em pesquisa e gestão para restaurar a ilha Pinta e todas as outras povoações de tartarugas gigantes de Galápagos".

As Ilhas Galápagos devem seu nome às grandes tartarugas que a habitam e suas reservas terrestre e marinha contêm uma rica biodiversidade, considerada como um laboratório natural, que permitiu ao cientista britânico Charles Darwin desenvolver sua teoria sobre a evolução e seleção natural das espécies.

O arquipélago de Galápagos fica a cerca de mil quilômetros do litoral continental equatoriano e foi declarado em 1978 como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Assunción nas garras do Condor


Por Urda Alice Klueger*

Lembro perfeitamente daquele dia em que Fátima Bernardes olhou soturnamente para a câmara e disse, na sua melhor voz de velório: “Hoje faz quatro meses que começou o escândalo do mensalão!” Penso que em seguida ela deve ter tido um orgasmo, depois daqueles quatro meses conseguindo levar o povo de cabresto, quase todo o país de olhos, narizes e emoções concentrados em Brasília e no Jornal Nacional, sem a menor chance de conseguir olhar para nada que se passasse um pouco além das nossas fronteiras.

Este é um dos grandes males de nosostros, brasileños: para a esmagadora maioria da nossa população, o mundo começa e acaba em Brasília, e o que acontecer além de Brasília não existe, o que quer dizer que coisas assim também não existam em outros países – vi um livro didático do Canadá que dava vontade de chorar: as crianças das escolas canadenses descobrem que há o Canadá – ao redor existem animais selvagens e alguns poucos homens ”selvagens” – portanto, para elas, nosostrossequer existimos.

Portanto, lá no começo do milênio ficamos quatro meses tão fascinados pelo escândalo do mensalão que sequer nos demos conta do que ele queria esconder: no nosso vizinho tão próximo, encostadinho, o Paraguai, naqueles quatro meses foram aprovadas leis que permitiam a instalação de uma base estadunidense naquele país, que concordavam que os soldados estadunidenses podiam roubar, matar, estuprar, torturar, em território paraguaio, sem sofrer sanções – e naqueles quatro meses a tal base foi devidamente instalada em Mariscal Estigarribia, ao norte do Paraguai, pertinho pertinho do Brasil, e tem lá um aeroporto IMENSO (4.000 m de pista – 3,85 m de espessura, em concreto), capaz de receber todo o tipo de aeronave, e eu fui lá vi tudo isso com estes olhos que a terra há de comer, e meu amigo que estava junto até tirou fotos de tudo! Portanto, a qualquer momento qualquer aeronave pode subir, lá, e encher de bombas lugares como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Porto Alegre, sem contar que fica facilzinho facilzinho bombardear, também, lugares como La Paz, Caracas ou Buenos Aires. E nós, aqui, bobos, a gemer de raiva orquestrados pela voz melíflua e fúnebre de Fátima Bernandes, sem dar a mínima para o que acontecia do lado de lá da fronteira. Alguém importante deve ter dado os parabéns à Fátima Bernardes, elogiado sua atuação ao fazer um país inteiro ficar surdo e mudo para o mundo por conta do fascínio dela, enquanto se armava a grande arapuca para a nossa área!
(Em tempo: acabo de consultar São Google, e lá tem de tudo sobre a tal base e o aeroporto – embora também tenha gente lá dizendo que é tudo mentira. Mas que vi, vi, e, inclusive, junto com outros passageiros de um ônibus, fui bastante humilhada pelos tais soldados estadunidenses numa estrada ao norte do Paraguai, ali por perto.)

Então, agora, andava me coçando: o que é que estava acontecendo, DE VERDADE, por detrás do caso Cachoeira, que há meses mantém, de novo, os brasileiros de cabresto, a olhar para Brasília? Algo havia que ter, e coisa séria – cheguei a comentar tal coisa com algumas pessoas. Procurava ver, mas não clareava – mas para o público do Jornal Nacional estar tão fascinado pelo Cachoeira que acho que já nem se importa mais com futebol, coisa grossa estava à vista, mas eu ainda não conseguia enxergar. Ontem, então, a coisa ficou clara, claríssima: num sórdido golpe de estado que eu assisti passo a passo via Telesur (facilzinho de pegar via Internet: WWW.telesurtv.net – clicar senal en vivo), o presidente Lugo, do Paraguai, foi deposto pelo Congresso daquele país, e um títere foi colocado no seu lugar. Lugo acatou, saiu – não quis ver sangue inocente derramado nas praças de Assunción, aquela cidade tão linda e tão querida, que é um bálsamo para o meu coração e um tesouro na minha vida , impedindo, assim, o massacre de milhares de pessoas que já lá estavam para defender a legalidade da democracia e que já estavam levando bala de borracha e gás lacrimogêneo.

O Condor volta a voar nas Américas. Faz três anos devorou Honduras; agora, foi a vez do Paraguai – amanhã ou depois será a nossa vez. Se você ainda não sabe o que é a Operação Condor, sugiro que se informe, pois muito sangue e muita lágrima já correu aqui na nossa Terra de Santa Cruz e em outros lugares por causa dela, e parece que tudo se repete. Com São Google, hoje, não há como se manter ignorante de coisas assim, das quais depende o nosso futuro. E quando o Jornal Nacional começar a falar demais no mesmo assunto, ligue as antenas: alguma maldade MUUUUITO maior está para acontecer.

Aqui, choro, como chorei tanto ontem, pelo nosso irmão Paraguai que está tão dentro do meu coração. Assunción, a linda e a doce, onde estão as flores das árvores pejadas de História das tuas praças? Ainda haverá primavera para ti, minha querida Assunción, ou só te restará ser o ninho podre daquele Condor de voos baixos e rasantes, ao contrário dos livres voos dos condores das altas montanhas?
Ah! Assunción, minha querida, fico aqui torcendo pela tua primavera. Ao se despedir, ontem, Lugo disse que o povo era forte, forte, forte... Quem sabe possa voltar a primavera? Por enquanto, é tempo de chorar, e choro.


Via Direto da Redação |

Urda Alice Klueger  é escritora, historiadora e doutoranda em Geografia pela UFPR.


Via Dag Vulpi

domingo, 24 de junho de 2012

As sombras estão se aproximando da América Latina.


As sombras estão se aproximando da América Latina. O golpe paraguaio, apresentado como um processo democrático, faz lembrar a ditadura brasileira, que em tese respeitava as instituições da república, mas na prática significou o abandono do diálogo e do respeito com a sociedade civil. O presidente eleito e legítimo foi deposto sem possibilidade de defesa. Em Assunção, os grandes empresários estão satisfeitos com a mudança repentina, mas não o povo, que está indo às ruas clamar pela volta de Lugo. Resta-nos o espanto e a descrença na nossa estabilidade política, muito próxima daquilo que aconteceu no Paraguai.



No Movimento Direito Para Quem

Mohammed Morsi é eleito presidente do Egito


Mohammed Morsi, candidato da Irmandade Mulçumana, venceu a eleição presidencial do Egito, divulgou neste domingo o comitê eleitoral estatal. Morsi derrotou o Ahmed Shafik, brigadeiro da reserva e último premiê do regime de Hosny Mubarak, deposto em 2011.

Após a divulgação do resultado da eleição, a praça Tahrir celebrou a vitória de Morsi.

O presidente da Comissão, Farup Sultan, anunciou que Mursi obteve 13.230.131 votos (51,73% do total), ante 12.374.380 votos do rival (48,27%), o general aposentado Ahmed Sahiq, no segundo turno das eleições presidenciais, realizado nos dias 16 e 17.

Dessa forma, Mursi torna-se o primeiro presidente do Egito após a queda de Hosni Mubarak, em fevereiro de 2011, e leva à Irmandade Muçulmana ao poder pela primeira vez nos 84 anos de sua história, a maioria transcorrida na ilegalidade.


sábado, 23 de junho de 2012

O que os Estados Unidos podem ganhar com o golpe no Paraguai




A reação de Washington ao golpe “democrático”  no Paraguai será, como sempre, ambígua. Descartada a hipótese de que os estadunidenses agiram para fomentar o golpe — o que, em se tratando de América Latina, nunca pode ser descartado –, o Departamento de Estado vai nadar com a corrente, esperando com isso obter favores do atual governo de fato.

Não é pouco o que Washington pode obter: um parceiro dentro do Mercosul, o bloco econômico que se fortaleceu com o enterro da ALCA — a Área de Livre Comércio das Américas, de inspiração neoliberal. O Paraguai é o responsável pelo congelamento do ingresso da Venezuela no Mercosul, ingresso que não interessa a Washington e que interessa ao Brasil, especialmente aos estados brasileiros que têm aprofundado o comércio com os venezuelanos, no Norte e no Nordeste.


Hugo Chávez controla as maiores reservas mundiais de petróleo, maiores inclusive que as da Arábia Saudita. O petróleo pesado da faixa do Orinoco, cuja exploração antes era economicamente inviável, passa a valer a pena com o desenvolvimento de novas tecnologias e a crescente escassez de outras fontes. É uma das maiores reservas remanescentes, capaz de dar sobrevida ao mundo tocado a combustíveis fósseis.


Washington também pode obter condições mais favoráveis para a expansão do agronegócio no Chaco, o grande vazio do Paraguai. Uma das preocupações das empresas que atuam no agronegócio — da Monsanto à Cargill, da Bunge à Basf — é a famosa “segurança jurídica”. Ou seja, elas querem a garantia de que seus investimentos não correm risco. É óbvio que Fernando Lugo, a esquerda e os sem terra do Paraguai oferecem risco a essa associação entre o agronegócio e o capital internacional, num momento em que ela se aprofunda.

Não é por acaso que os ruralistas brasileiros, atuando no Congresso, pretendem facilitar a compra de terra por estrangeiros no Brasil. Numa recente visita ao Pará, testemunhei a estreita relação entre uma ONG estadunidense e os latifundiários locais, com o objetivo de eliminar o passivo ambiental dos proprietários de terras e, presumo,  facilitar futura associação com o capital externo.

Finalmente — e não menos importante –, o Paraguai tem uma base militar “dormente”  em Mariscal Estigarribia, no Chaco. Estive lá fazendo uma reportagem para a CartaCapital, em 2008.  É um imenso aeroporto, construído pelo ditador Alfredo Stroessner, que à moda dos militares brasileiros queria ocupar o vazio geográfico do país. O Chaco paraguaio, para quem não sabe, foi conquistado em guerra contra a Bolívia. Há imensas porções de terra no Chaco prontas para serem incorporadas à produção de commodities.



O aeroporto tem uma gigantesca pista de pouso de concreto, bem no coração da América Latina. Com a desmobilização da base estadunidense em Manta, no Equador, o aeroporto cairia como uma luva como base dos Estados Unidos. Não mais no sentido tradicional de base, com a custosa — política e economicamente custosa — presença de soldados e aviões. Mas como ponto de apoio e reabastecimento para o deslocamento das forças especiais, o que faz parte da nova estratégia do Pentágono. O renascimento da Quarta Frota, responsável pelo Atlântico Sul, veio no mesmo pacote estratégico.

É o neocolonialismo, agora faminto pelo controle direto ou indireto das riquezas do século 21: petróleo, terras, água doce, biodiversidade.

Um Paraguai alinhado a Washington, portanto, traz grandes vantagens potenciais a interesses políticos, econômicos, diplomáticos e militares estadunidenses.



Fonte: Vio o MundoImagem: Google - Via BURGOS (Cãogrino)