E a tão falada “vantagem numérica” de Aécio Neves sobre
Dilma Rousseff, segundo o Jornal Nacional — que trombeteou assim o resultado —
se resume a dois míseros pontos percentuais, dentro da margem de erro.
No Datafolha, em votos válidos, 51% a 49%. No Ibope, 51% a
49%.
Já a soma dos que consideram o governo Dilma ótimo, bom ou
regular, é de 72% no Ibope e de 77% no Datafolha.
Jamais se esqueçam: o Ibope foi aquele que, no dia do
primeiro turno de 2014, em pesquisa de boca-de-urna no Rio Grande do Sul, disse
que Tarso Genro (PT) teria 35% a 29% dos votos válidos contra Ivo Sartori
(PMDB); Satori teve 40%, Genro 33%.
Datafolha é aquele que, em pesquisa de boca-de-urna, disse
que Fernando Henrique Cardoso seria eleito prefeito de São Paulo, derrotando
Jânio Quadros… que venceu (clique aqui para ler).
Agora temos explicação para as duas pesquisas divulgadas
anteriormente às do Ibope e do Datafolha, do Instituto Paraná e do Instituto
Véritas, trombeteadas pelo site 247.
Na pesquisa do Instituto Paraná, dirigido por uma pessoa que
foi nomeada para compor o futuro secretariado do governador Beto Richa, do
PSDB, Aécio tinha 54% a 46%. A pesquisa foi divulgada com grande alarde pelo
site da revista Época… adivinharam, das Organizações Globo!
Já a “pesquisa” do Instituto Véritas, alardeada pelo 247,
dava Aécio com 54,8% contra 45,2% de Dilma.
Pesquisas encomendadas para dar a impressão de que Aécio
tinha uma vantagem insuperável? Quem sabe? Quem pagou para fazê-las? Quem pagou
para disseminá-las? Só o tempo dirá.
Chamou a atenção, hoje, a paginação do Jornal Nacional, ou
seja, a sequência das notícias determinadas pelos editores.
Para quem não tem intimidade com televisão, os telejornais
seguem o que é chamado, no jargão dos telejornalistas, de “espelho”.
O espelho, ou seja, a sequências de notícias, é determinada
pelos chefes. Por gente graúda. Eles é que escolhem a notícia supostamente
“mais importante” do dia.
Eles é que determinam o que virá primeiro, no momento de
maior audiência do telejornal.
Eles é que determinam o que será falado com destaque,
naquele pingue-pongue entre os apresentadores, na abertura do telejornal: as
manchetes ditas com grande ênfase pelo William Bonner e a Patrícia Poeta.
Pois bem, como começou o Jornal Nacional de hoje?
Abertura acusando sem provas três partidos de terem recebido
propina da Petrobras: PT, PP e PMDB, com direito a sílabas vagarosamente
pronunciadas por William Bonner.
Em seguida, as pesquisas registrando “vantagem numérica” de
Aécio Neves.
Depois, cinco ou seis minutos dedicados à denúncia de
véspera de eleição.
Indepententemente das denúncias serem verdadeiras ou falsas
— qualquer pessoa pode dizer o que bem entender ao Ministério Público Federal
—, os depoimentos “coincidentemente” foram marcados para esta quarta-feira e as
gravações vazaram… para o Jornal Nacional.
Como me disse um advogado esta tarde, é a desmoralização da
“delação premiada”, usada para fins eleitorais.
Coincidência destas a gente só viu… em 2006.
Então, as fotos do dinheiro supostamente usado pelo PT para
comprar um dossiê contra o candidato José Serra, do PSDB — fotos feitas dias
antes — “coincidentemente” vazaram para os jornais e as emissoras de TV na
antevéspera do primeiro turno.
Naquela ocasião, ajudaram a levar a eleição para o segundo
turno.
Desta vez, curiosamente, o resultado das pesquisas e a longa
reportagem sobre as denúncias do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e
do doleiro Alberto Youssef foram seguidas… pela propaganda eleitoral do PT.
O Jornal Nacional sabia, com certeza, que logo depois da
longa denúncia, viria a propaganda de Dilma.
Sabe o que separou a denúncia da Petrobras da propaganda
eleitoral do PT?
Uma notícia sobre um campeonato de vôlei e um anúncio do
programa global The Voice.
Como se vê, foi tudo muito bem arquitetado no Jardim
Botânico.
Ah, sim, a pesquisa propagandeada pelo site 247 (Aécio 54% x
Dilma 46%) foi reproduzida no programa eleitoral de Aécio Neves.
Entenderam?
PS do Viomundo: No ótimo programa de Dilma Rousseff,
Fernando Henrique Cardoso foi justamente detonado por dizer que os 40 e tantos
milhões de eleitores da petista são ignorantes!
Luiz Carlos Azenha
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