quarta-feira, 27 de maio de 2015

AMUNPAR - Proposta de mudança do traçado da Ferrovia Norte/Sul será analisada pela ANTT

Se a ANTT aceitar a proposta, a linha férrea passará por Diamante do Norte, Nova Londrina e Paranavaí.


Prefeitos que compõem a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense) estiveram reunidos ontem (26) em Brasília, DF, com o diretor Geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Luiz Bastos, expondo o contraprojeto que prevê a mudança do traçado da Ferrovia Norte/Sul para que a linha férrea entre no Paraná pelo Extremo-Noroeste do estado. “Vou enviar esse projeto que vocês expuseram para análise dos técnicos da ANTT, os argumentos colocados hoje serão discutidos na próxima reunião da ANTT” afirmou Bastos.

Além dos prefeitos da Amunpar participou da audiência a prefeita de Rosana, SP, Sandra Aparecida de Souza Fasai que também vem defendendo a mudança do traçado da Ferrovia Norte/Sul. “A mudança do traçado da Ferrovia além de promover o desenvolvimento em toda essa região do estado de São Paulo e do Paraná é também viável economicamente para os cofres públicos da União”, enfatizou a gestora que ocupa a vice-presidência da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema).

Para o prefeito Paulo Peroba o resultado da audiência com o diretor Geral da ANTT foi vital para o início do trabalho político que o tema merece. “A Amunpar acionou todos os seus prefeitos para que mobilizassem seus deputados e senadores que compareceram na reunião, só com essa união vamos conseguir promover o desenvolvimento econômico e social em toda a nossa região”, disse Peroba que também preside a Amunpar.

O deputado federal Luciano Ducci, disse estar acompanhando todo o processo em Brasília. “Já protocolamos para a Amunpar o projeto proposto, e agora vamos acompanhar de perto a análise da ANTT”, disse o parlamentar que foi responsável por marcar a audiência com o diretor da ANTT.

EXPLICAÇÃO TÉCNICA - O técnico Sérgio Orlandini explicou com riqueza de detalhes os pontos negativos do traçado proposto pela ANTT que está em andamento. “Com traçado do projeto do trecho do Paraná em vigor, a região de Paranavaí ficaria fora da rota do transporte ferroviário, que vai até a cidade de Dourados (MS), chegando até a cidade de Mundo Novo no mesmo estado, entrando no Paraná por Guaíra, os problemas com esse traçado serão vários”, disse o técnico.

A proposta apresentada ao diretor da ANTT é de que o traçado seja modificado, onde o trem passaria por Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul, e seguiria para a cidade de Primavera, no estado de São Paulo, e entraria no Paraná por Diamante do Norte até Maringá, passando por Nova Londrina e Paranavaí.  O traçado proposto interliga as Ferrovias Norte/Sul a Oeste/Leste, aproveitando a ponte sobre a Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, no Rio Paraná, na cidade de Primavera-SP.

VANTAGENS - Entre as vantagens apontadas na mudança do traçado está a não construção de uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Paraná na região de Guaíra, orçada inicialmente em R$ 115,4 milhões. Na mesma região de Guaíra, onde inicialmente está previsto o traçado da ferrovia, ainda existem problemas com áreas de demarcação indígena e com sítios arqueológicos.

A proposta apresentada ontem também prevê a diminuição do traçado entre os trechos entre Panorama e Dourados em cerca de 4 quilômetros. A interpolação proposta pela ANTT entre Dourados, Panorama e Maringá é de aproximadamente 635 quilômetros, enquanto que a interpolação proposta no projeto apresentado, entre as cidades de Dourados, Primavera, Panorama e Maringá a distância é de 534 quilômetros, ou seja 101 quilômetros a menos do projeto proposto pela ANTT, o que geraria uma economia considerável aos cofres da União, cerca de R$ 1 bilhão.

LIDERANÇAS REUNIDAS

Estiveram participando da Audiência da ANTT

- Prefeito de São Carlos do Ivaí - Paulo Peroba
- Prefeito de São João do Caiuá - José Carlos Maia
- Prefeito de Cruzeiro do Sul - Ademir Mulon
- Prefeito de Diamante do Norte - Daniel Domingos Pereira
- Prefeito de Paranavaí - Rogério Lorenzetti
- Prefeito de Santa Isabel do Ivaí - Beto Campos
- Prefeito de Santo Antonio do Caiuá - José Alves de Almeida
- Deputado Federal - Luciano Ducci
- Deputado Federal - Ênio Verri
- Deputada Federal - Christiane de Souza Yared
- Vice-prefeito de Santa Isabel do Ivaí - Tuica
- Vereadores de São Carlos do Ivaí e Santa Isabel do Ivaí
- Representante da senadora Gleisi Hoffmann
-Representante do deputado federal João Arruda.

Fonte: Diário do Noroeste - Ricardo Paiva - Brasília, DF

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