A revista americana Playboy anunciou que não vai mais trazer
fotos de mulheres nuas, como parte do novo posicionamento da publicação.
Os executivos da revista disseram ao jornal americano New
York Times que com a internet a nudez na revista não faz mais sentido. Segundo
o jornal, revistas de pornografia, "mesmo as respeitadas como a Playboy,
perderam seus valores comercial e de choque e sua relevância cultural".
A circulação da revista americana caiu de 5,6 milhões de
cópias em 1970 para 800 mil atualmente.
No entanto, os editores deixaram claro que ela continuará a
conter fotos com mulheres em poses provocativas, mas não inteiramente nuas.
A decisão foi tomada, aparentemente, no mês passado durante
uma reunião com o fundador da Playboy e atual editor-chefe Hugh Hefner.
Executivos da revista admitiram que a Playboy, fundada em
1953, foi superada por mudanças ligadas ao seu próprio pioneirismo, ainda
segundo a reportagem do New York Times.
O CEO da empresa, Scott Flanders, disse que a
"conjuntura" teve de ser "superada", pois agora "você
está a um clique de distância de todo o conteúdo sexual possível".
De acordo com o correspondente da BBC em Nova York Nick
Bryant, também foi superado o tempo em que a revista trazia entrevistas com
personalidades importantes, como Martin Luther King Jr., Malcolm X e Jimmy
Carter, que fizeram a publicação ter um importante peso cultural e político.
O site da Playboy já havia parado de publicar nudez, em
partes para transferir esse conteúdo para suas redes sociais. A medida fez com
que a popularidade da revista aumentasse rapidamente, com mais acessos via
Facebook e Twitter.
Assim, segundo o correspondente da BBC, a marca conhecida
pela obscenidade está tentando melhorar sua imagem – tudo, aparentemente, com a
bênção de seu fundador, Heffner, do alto de seus 89 anos.
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