quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Paraíso do Norte é a 5ª cidade na geração de empregos no PR

“Entre as agroindústrias que mais geraram empregos na cidade estão o abatedouro de frangos da GT/Foods e a Coopcana. O desafio é de manter o crescimento ordenado”, diz o prefeito Beto Vizzotto do PT.


O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgou o ranking dos municípios paranaenses que mais geraram empregos em 2015. A cidade de Paraíso do Norte figura como a 5ª na geração de empregos em todo o estado do Paraná, com 911 vagas abertas.

“Esta boa classificação é o resultado do planejamento e do trabalho que vêm sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos na cidade, que tem como carro chefe a agroindústria”, comemorou Beto Vizzotto, prefeito de Paraíso do Norte, a 32 km de Paranavaí.

A cidade também figura com a 20ª no ranking brasileiro na geração de empregos diretos em 2015, na frente de cidades como Maringá, Londrina e Curitiba.

Para o prefeito Beto Vizzotto, que está em seu último ano do segundo mandato, é um grande desafio fazer com que a cidade cresça ordenadamente.

“Não basta gerar empregos, temos que dar condições dignas para os nossos trabalhadores, com moradias, infraestrutura, acesso a educação e saúde de qualidade”, disse. Ele destacou ainda que não é a primeira vez que Paraíso do Norte fica entre as 10 melhores na geração de empregos no Paraná.

Paraíso do Norte, além dos pequenos agronegócios ligados a agricultura familiar, onde são gerados dezenas de empregos diretos e indiretos, também conta com uma indústria de abate de frangos, que vem investindo sistematicamente na ampliação da unidade.

Também tem a Coopcana, responsável pela admissão de mais trabalhadores de Paraíso do Norte e cidades vizinhas. “As nossas agroindústrias têm atraído trabalhadores de toda a região, onde a oferta de empregos tem diminuído”, argumentou Vizzotto.

No mesmo período o Caged informou que foram fechados mais de 75 mil postos de trabalho com carteira assinada no Paraná. A maior parte desses cortes ocorreu em Curitiba, onde quase 32 mil vagas foram fechadas no ano passado. Também houve enxugamentos expressivos em São José dos Pinhais com saldo negativo 6,7 mil, Maringá com menos 3,1 mil, Londrina com 2,9 mil e Arapongas onde foram fechadas 2,7 mil vagas.

Confira as 10 cidades que mais geraram empregos no estado

Empregos no Paraná em 2015

1ª Pontal do Paraná   2.265

2ª Matinhos               1.936

3ª Medianeira            1.272

4ª Matelândia            1.270

5ª Paraíso do Norte      911

6ª Ortigueira                 694

7ª Palotina                    585

8ª Telêmaco Borba       483

9ª Araucária                 404

10ª Cafelândia              404

Nenhum comentário:

Postar um comentário