quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Dois municípios da região Noroeste receberão vacinas contra a dengue


Terá início neste sábado a primeira etapa de vacinação contra a dengue. A campanha estadual de imunização se estenderá até o dia 3 de setembro, tendo como público-alvo pessoas que tenham entre 15 e 27 anos.

 Em todo o Paraná, 30 municípios serão contemplados nessa fase, dois deles na região Noroeste: Cruzeiro do Sul e Santa Isabel do Ivaí.

O critério para definir os municípios que participarão da campanha de vacinação contra a dengue segue diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). São locais considerados endêmicos, ou seja, com incidência constante da doença. Os 30 municípios escolhidos no Paraná concentram 80% dos casos positivos.

Também entram na lista a cidades com três ou mais epidemias entre 2010 e 2015; acima de 500 casos para 100 mil habitantes, proporcionalmente; e hospitalização por dengue grave. A escolha levou em conta, ainda, o fato de que os 30 municípios concentram 93% dos casos graves e 82% das mortes pela doença no Estado.

A campanha de imunização consistirá na aplicação de três doses da vacina. Após o primeiro período (de 13 de agosto a 3 de setembro), os pacientes deverão receber nova dose em fevereiro de 2017, completando o ciclo no segundo semestre do ano que vem. Os locais de distribuição serão definidos em âmbito municipal.

No Noroeste do Paraná, o lançamento da campanha será feito em duas cerimônias, no sábado. A primeira, às 9 horas, em Santa Isabel do Ivaí. A segunda, às 10 horas, em Cruzeiro do Sul, com a presença do coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro. O público-alvo compreenderá 1.758 habitantes em Santa Isabel do Ivaí e 1.082 em Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário