segunda-feira, 26 de outubro de 2020

O TÚMULO ACORRENTADO

MURILLO O MENINO QUE CAIU DA TORRE

Arquivo pessoal de Luiz Fernando Azevedo, túmulo do Murillo,no Cemitério Nossa Senhora da Conceição.

Por Luiz Fernando Azevedo

Ha 91 anos uma tragédia entraria para o imaginário popular na cidade de Queluz,atual Conselheiro Lafaiete em Minas Gerais.

 Na noite de 29 de maio de 1929,por volta das 20 horas,o menor Murillo Arcanjo Araújo,foi precipitado da torre da Matriz Nossa Senhora da Conceição e caiu no passeio sendo que ele morreu na hora fraturando o crânio e a população ficou abalada.

 Naquela época as coroações de maio eram muito festivas e o pároco da Matriz,era Padre Barreto,e as noites costumavam tocar os sinos.

 Segundo Antônio Perdigão,no seu livro "De Villa Real de Queluz a Conselheiro Lafaiete,na página 43 e 44,ele diz sobre o Murillo:

"Um sadio menino de treze anos,ele era um dos coroinhas que ajudavam o padre Barreto. Alegre,querido por todos,era uma espécie de líder entre seus colegas. O antigo sino da Matriz era grande e pesado. Havia certas solenidades da igreja em que o sino deveria ser dobrado;isto é,dar uma volta completa dentro da torre...

 Certa noite,após as rezas que se realizavam no mês de maio,Murillo,acompanhado de alguns colegas,sem permissão do padre,resolveu imitar o Marcos,dobrando o sino e depois tentaram pará-lo. Havia uma enorme diferença que ele ignorava;a estatura e a força. Murillo era leve,baixo,braços curtos,e não conseguiu se igualar ao forte Marcos. No momento ele usava uma rodada capa de lã,pois era inverno rigoroso. Quando o sino estava com a boca para cima,em velocidade,Murilo tentou abraçar a parte de madeira;não conseguiu segurá-la e foi lançado para fora da torre caindo nas pedras do chão. Teve morte instantânea. "

 Segundo o jornal de Queluz de 1/6/1929,diz que ele caiu da torre numa altura de 20 metros. A tragédia ocorreu numa quarta feira,véspera da quinta feira dia 30,dia de Corpus Christi. O jornal diz que ele foi enterrado no dia 30,e até choveu.

 Nota: Marcos era um ajudante na Matriz.

 MURILLO

 Era filho do tenente José Teixeira de Araújo,e morava no bairro Rosário,e era aluno da Escola Domingos Bebiano.

 De acordo com a placa do túmulo diz que ele nasceu em 5 de janeiro de 1916,faleceu aos 13 anos,em 29 de maio de 1929,e está enterrado no Cemitério Nossa Senhora da Conceição,e o túmulo tem o formato de uma torre de igreja,tem uma estampa de Santa Terezinha e localiza na entrada do cemitério,na quadra 2 sepultura 33.

 

Histórias que o povo conta em Conselheiro Lafaite:

Do Facebook, no grupo Clube dohorror e medo, contada por LR Loby

“Essa história aconteceu ha muitos anos e assustou os moradores da cidade.

Havia um sino muito grande na matriz e o responsável por ele era um menino de apenas 13 anos chamado Murillo, todo dia as 18 horas, ele largava a brincadeira com os amigos na praça e ia até a torre para tocar o sino.

Certo dia, sua mão ficou presa na corda enquanto badalava e quando o sino girou, puxou o menino, que acabou sendo lançado da torre da igreja.

Após sua morte, o sino da igreja começou a tocar sozinho a noite, os moradores da cidade assustados pediram ao padre que fizesse um exorcismo ou algo do tipo para que parasse a assombração, mas nada parava as badaladas do sino a noite, até que um dia, alguém teve a idéia de passar correntes em volta do túmulo, não sei qual a finalidade das correntes,  mas funcionou,  a partir desse dia o sino não tocou mais.

Essa é uma história real, a cidade é Conselheiro Lafaiete MG,  o túmulo está no cemitério Nossa Senhora da Conceição, é um dos primeiros e até hoje é cercado de correntes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário