terça-feira, 27 de outubro de 2020

O túmulo da cigana

 


Por Ivan Durand Junior

Xanxerê – Além da tradição religiosa, muitas outras coisas podem ser encontradas nos cemitérios. Lendas e histórias que são contadas de geração em geração. Muitas verídicas, outras que se confundem com o passar do tempo.

No cemitério municipal de Xanxerê encontramos uma dessas histórias sepultadas entre os diversos túmulos: o túmulo da Cigana.

As pessoas mais antigas dizem que em um dos túmulos do cemitério está enterrada uma senhora cigana, sepultada há anos e que é motivo de visitação e rituais religiosos.

De acordo com Rosane Scaini de Quadros na década de 60 muitos ciganos acampavam em Xanxerê e que entre eles havia uma senhora, muito querida e que faleceu e foi enterrada no cemitério municipal. Rosane explica que muitas pessoas visitam o túmulo da Cigana com oferendas e pedidos. “Os ciganos vinham a Xanxerê e acampavam por um período. Essa senhora faleceu e foi enterrada. Esse túmulo começou a ser visitado por todo mundo e diz que ela faz até milagres. As pessoas vêm e trazem flores, bebidas, cigarro e colocam sobre o túmulo. É muito visitado o ano todo”.

Aide Branchi diz que conviveu com os ciganos na época e explica com mais detalhes a história da Cigana. “Eu era uma meninota quando os ciganos vinham acampar aqui. Eles acampavam perto do hospital Bom Jesus, do Hospital São Paulo, e ali eles tinham amizade com os moradores locais. Eles faziam porco assado, pipoca, tinha dança música, era muito legal. E tinha uma senhora sempre com eles, uma cigana bem de idade e ela faleceu e foi enterrada aqui. Algumas religiões espíritas fazem seus rituais aqui e dizem que ela atende os pedidos”.

Via – Foco na Notícia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário