Neste tempo de consumismo intenso, de capitalismo dominante e de anseio pelo possuir, pensemos por um instante em Diógenes, o filosofo que aderiu ao cinismo e tornou-se o maior propagador deste estilo de vida dentro da filosofia.
Segundo o conhecimento filosófico, o cinismo é o fato de considerar que a riqueza do homem não está nos bens materiais, mas único e exclusivamente no seu conhecimento, em sua intelectualidade. Para os cínicos da filosofia, os bens materiais são banais, o homem não deve prender-se, nem apaixonar-se e muito menos corromper-se por coisas inúteis, a natureza é necessária e suficiente para suprir as necessidades do homem...
Diógenes viveu nos dias de Alexandre Magno. Andava pelas ruas em plena luz do dia com uma lamparina acesa procurando por um homem de verdade. Diógenes morava dentro de um barril, e por renunciar aos bens materiais, tornou-se mundialmente conhecido.
Certa vez em uma de suas caminhadas, Diógenes viu um menino bebendo água em uma fonte usando as mãos em forma de concha, ao ver esta cena, Diógenes concluiu que ainda possuía coisas supérfluas e jogou fora uma cuia que usava para matar a sede.
Assim foi Diógenes e seu desapego pelas coisas materiais. Conta-se que certa manhã, Diógenes tomava sol sentado ao lado de seu barril. Alexandre o grande, andava por aquelas terras e de muito ouvir falar no homem que renunciou a tudo para morar em um barril, quis conhecê-lo.
Diógenes viveu nos dias de Alexandre Magno. Andava pelas ruas em plena luz do dia com uma lamparina acesa procurando por um homem de verdade. Diógenes morava dentro de um barril, e por renunciar aos bens materiais, tornou-se mundialmente conhecido.
Certa vez em uma de suas caminhadas, Diógenes viu um menino bebendo água em uma fonte usando as mãos em forma de concha, ao ver esta cena, Diógenes concluiu que ainda possuía coisas supérfluas e jogou fora uma cuia que usava para matar a sede.
Assim foi Diógenes e seu desapego pelas coisas materiais. Conta-se que certa manhã, Diógenes tomava sol sentado ao lado de seu barril. Alexandre o grande, andava por aquelas terras e de muito ouvir falar no homem que renunciou a tudo para morar em um barril, quis conhecê-lo.
Informado de onde se encontrava o filosofo, Alexandre montado em seu Bucéfalo, pôs-se frente a frente com Diógenes e com este, travou o mais memorável de seus diálogos:
- “Eu sou Alexandre o grande, diante de mim prostram-se os reinos, eu sou possuidor de muitas riquezas” disse o general.
Diógenes sem esboçar interesse algum, unicamente lhe respondeu:
- “Eu sou Diógenes, e isto me basta”.
Alexandre, pasmo com a reação indiferente de Diógenes frente a sua imponência, ainda tentou persuadi-lo, com o pretexto de fazer o filosofo segui-lo:
- “Ouvi muito sobre sua sabedoria, e te ofereço metade de minhas riquezas se quiser acompanhar-me”.
Diógenes para a surpresa de Alexandre e de todos que estavam em volta, prontamente respondeu:
- “De você não quero nada, desejo apenas que saia da frente do meu sol pois sua sombra me atrapalha”.
Os soldados do temível general ainda quiseram zombar do filosofo, mas foram censurados por Alexandre que repreendeu-lhes:
- “Não zombem deste homem, pois se eu não fosse Alexandre Magno, eu queria ser Diógenes.
Alexandre Magno então se retirou, deixando em paz o filósofo sem nunca esquecer o exemplo de Diógenes, tendo também a certeza de que estivera diante do mais diferente homem de seu tempo.
Hoje nós, consumistas de primeira grandeza, vivemos nos dias do conforto tecnológico e do apego ao vil metal. Cientes do que pregou o cinismo de Diógenes, conseguiríamos sobreviver apenas do que nos oferece a natureza? Aceitaríamos o fato de que ter conhecimento e a busca pelo mesmo é a maior de todas as riquezas e preocupações?
A natureza segundo o cinismo, seria fonte essencial de subsidio para todos os animais, independentes de terem ou não raciocínio, hoje mais do que nunca, os bípedes implumes se tornaram escravos do consumo, seduzidos por coisas supérfluas inventadas pelo próprio homem para fazer do homem um prisioneiro. O mundo está carente de pessoas que tenha se não em tudo, pelo menos um pouco do raciocínio de Diógenes.
Por: Mateus Brandão de Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário