segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Entendendo a música se essa rua fosse minha.

 *Esclarecendo, citei apenas um trecho desta música, sei que muitos pensam que vou explicar a música em seu contexto, porém não é isso, quando escrevi esse texto, foi para calhar com os problemas da minha cidade onde as ruas se encontravam em duradouro abandono pela administração municipal, portanto, o texto é para uma determinada localidade, e para um dado momento histórico, não esperem que eu vá aqui esmiunçar a letra e a música, pois não foi esta a minha intenção.


♫ "Se essa rua, se essa rua fosse minha
 Eu mandava eu mandava ladrilhar
 Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
 Para o meu, para o meu amor passar" ♫

Assim nos diz a cantiga de roda que aprendemos quando criança, ela fala na necessidade de se pavimentar, ladrilhar uma rua, a nossa rua  para que a pessoa a quem amamos passe por ela com dignidade. O autor que é desconhecido, mostrou preocupação com a rua de seu bairro e lamenta ele não ter as condições de fazer a melhoria que sua rua necessita, percebemos que na música, o autor também já perdeu as esperanças de que sua rua será um dia melhorada, e  num devaneio de mente assistido apenas aos que amam, ele sonha com sua rua transformada, pavimentada com pedrinhas de brilhante, fazendo deste sonho a descrição deplorável e atual de sua rua. 
O autor sonha com uma rua que seja contrária com aquela em que ele vive, uma rua sem buracos, sem poeira, uma rua dígna de se morar de se andar de se transitar, a lamúria deste autor é para que sua rua seja provida das condições de uso, para que não o envergonhe, para que não transtorne nem a ele e nem ao amor de sua vida quando este vier lhe fazer uma visita.
"-Ah, se eu morasse numa rua bonita!... esta é a descrição que o autor faz de sua rua, esta é a mensagem que ele passa, a de que sua rua está sem condições de ser percorrida, em forma de cantiga ele faz o seu lamento, de forma subentendida,  ele pede socorro a quem seja responsável pelas ruas, ele clama, "Arrumem minha rua, pois eu já não aguento mais viver nestas condições, basta de transtorno com esta rua!"

Portando prezado leitor, esta é a real mensagem que o autor passa nesta música, a informação de que sua rua está abandonada e precisa de cuidados, no desespero do abandono, ele sonha com ele próprio, provendo as necessidades de sua própria rua, e num cuidado de extremo esmero, ele se imagina pavimentando sua rua com pedrinhas de brilhante, pois é tamanha as péssimas condições que se encontra sua pobre, porém querida rua. 

Há músicas que dizem muito sobre nós, com quem nos identificamos, parece que determinadas músicas falam com exatidão sobre nossa vida.
É claro que não esperamos milagres, é óbvio que não esperamos pisar em pedras de brilhantes servindo de pavimentação em nossas ruas, queremos apenas vê-las mudadas, em condições que não nos transtorne, esta é a real mensagem do autor na cantiga "Se esta rua fosse minha". 

Se você não tem este costume, passe a prestar atenção em determinadas músicas, analise suas letras, as mensagens que elas passam, a grande maioria das músicas são moldadas nas condições do cotidiano das pessoas, e muitas músicas se assemelham com a nossa história de vida, até mesmo as cantigas de roda tem muito de nós inserido em suas letras. A partir de agora, ouça as músicas buscando o sentido de suas mensagens, elas falam muito de você, elas dizem muito sobre nós, pensemos nisso.

Mateus Brandão de Souza, graduado em história pela FAFIPA.

5 comentários:

  1. Qualquer semelhança com fatos locais, terá sido mera coincidência!!!

    ResponderExcluir
  2. cara, vc ignoro o resto da musica intera, eu vim ler imaginando uma analise sobre os outros detalhes, tipo o bosque que se chama solidão, ou o anjo que mora em "solidão"... sinceramente, nota 3 D:

    ResponderExcluir
  3. *Esclarecendo, citei apenas um trecho desta música, sei que muitos pensam que vou explicar a música em seu contexto, porém não é isso, quando escrevi esse texto, foi para calhar com os problemas da minha cidade onde as ruas se encontravam em duradouro abandono pela administração municipal, portanto, o texto é para uma determinada localidade, e para um dado momento histórico, não esperem que eu vá aqui esmiunçar a letra e a música, pois não foi esta a minha intenção.

    ResponderExcluir
  4. Não é essa a interpretação da musica, o eu lirico perdeu sua amada, o sentido de "se esta rua fosse minha" é que se ele fosse dono do destino, ele iria melhorar a vida da amada, só para ver ela passar, ja que em outros trechos, se comprova que ela está morta.

    ResponderExcluir
  5. Olá, só para contribuir com teu texto... o autor não é desconhecido... foi Mário Lago quem a compôs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...