Um trabalho da professora Elmita Simonetti Pires do Curso de Letras - FAFIPA
O livro resgata histórias que atravessam gerações e que ainda hoje povoam o imaginário das pessoas e que corriqueiramente estão presentes nas rodas de bate-papo, no encontro com amigos ou familiares...
A micro Região do noroeste paranaense assim como em todos os lugares do mundo tem sua forma de explicar o inexplicável, são as chamadas "histórias que o povo conta", lendas, hitórias de assombração é o folclore vivo e forte presente em nosso meio.
Elmita Simonetti Pires |
"As manifestações culturais populares, o modo peculiar de ser e estar no mundo, a diversisade cultural dos brasileiros ... Todos esses aspécitos foram tomados como norteadores nas diferentes etapas desta pesquisa.
A narrativa popular encerra lições, aborda e discute os mais diversos temas, além de questões éticas relevantes na convivência cotidiana, sem perder o conteúdo literário e a beleza das histórias que brotam das diversas tradições culturais presentes entre nós.
Memória e Oralidade: narrativas da micro região do extremo Noroeste do Paraná é um convite para a reflixão sobre aspectos fundantes de nossa identidade como nação multicultural". (Elmita Simonetti Pires)
O livro é um trabalho de campo da autora e professora Elmita onde foram colhidos os contos nas casas dos narradores nas cidades de Alto Paraná - Amaporã - Cruzeiro do Sul - Diamante do Norte - Guairaçá - Inajá - Itaúna do Sul - Loanda - Marilena - Mirador - Nova Londrina - Paraíso do Norte - Paranapoema - Paranavaí - Planaltina do Paraná - Santa Cruz de Monte Castelo - Santa Isabel do Ivaí - Santo Antonio do Caiuá - São Carlos do Ivaí - São joão do Caiuá - São Pedro do Paraná e Terra Rica.
Parabéns professora Elmita por este livro que serve como documento histórico da cultura popular da nossa região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário