A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Serão, no total, 133 dias.
Em 2010, segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado.
O horário de verão é realizado sempre nessa época do ano devido ao aumento na demanda de energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.
No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol. Com isso, a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando o relógio em uma hora.
A novidade é no estado da Bahia, que voltará a ter horário de verão depois de oito anos. Portanto, partir do dia 16 de outubro, os relógios deverão ser adiantados em uma hora também naquele estado, que será o único no Nordeste a aderir à medida.
O governo baiano atendeu a um pedido de empresários, que alegaram sofrer com os horários antecipados de fechamento de bancos, da bolsa de valores e de outros setores. Foi realizada uma pesquisa com a população de Salvador e região metropolitana para avaliar se a mudança teria efeito no dia a dia e, no geral, as pessoas informaram não ter nenhum problema.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário