As cabeças dos cangaceiros mortos no ataque surpresa a grota do Angico, Foto colorizada por Sérgio Roberto. |
No ultimo dia 28 de Julho de 2023 foi marcado os 85 anos da morte do maior expoente da história do cangaço nordestino... Foi numa manhã de chuva fina que a volante sorrateira liderada pelo tenente João Bezerra chegou para dar fim a Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, o vacilo do rei do cangaço foi fatal, outra chuva deu lugar ao cenário naquele local denominado Grota do Angico, onde Lampião e seus asseclas estavam acoitados, era a chuva de balas que vitimou não só Lampião, neste infortúnio, além de Virgulino, morreram sua companheira Maria Bonita e outros nove cangaceiros.
Os que tiveram tempo de correr escaparam, ao final da rajada de balas, a carnificina foi ainda mais requintada, os corpos que tombaram, tiveram suas cabeças cortadas e expostas em público como troféu pelo feito.
Da volante de João Bezerra apenas uma baixa, um soldade por nome Adrião...
Do grupo de Lampião tombaram os seguintes integrantes:
Virgulino Ferreira da Silva o Lampião, Maria Gomes de Oliveira (c. 1911 – 1938), conhecida como Maria Bonita, e os cangaceiros Alecrim, Colchete, Elétrico, Enedina, Luiz Pedro, Macela, Mergulhão, Moeda e Quinta-feira. Foram todos decapitados. Ha 85 anos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário