Cuba pretende se tornar o centro regional de logística de mercadorias com o porto de Mariel, no qual são executadas obras de ampliação e desenvolvimento com o financiamento majoritário do Brasil, informou nesta quinta-feira a imprensa oficial.
O terminal de contêineres que vem sendo construído em Mariel, 45 km ao oeste de Havana, "será uma importante rota de entrada e saída do comércio cubano e o coração" da Zona Especial de Desenvolvimento dessa instalação portuária, ressaltou uma reportagem da televisão estatal.
Os detalhes da obra foram revelados depois que os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e do Brasil, Dilma Rousseff, visitaram na terça-feira o complexo de Mariel, cujo investimento ronda US$ 900 milhões, dos quais US$ 640 milhões correspondem a um crédito fornecido pelo país sul-americano.
A construção é executada por especialistas e técnicos da Associação Econômica Internacional Mariel Quality - formada por Cuba - e a companhia de obras de infraestrutura pertencente à brasileira Odebrecht.
Uma vez remodelado, o porto de águas profundas de Mariel permitirá "uma logística e uma organização eficiente" do comércio, de exportações e importações, aproveitando a posição geográfica de Cuba como a "chave do Golfo" para se tornar um centro regional de mercadorias, indicou a reportagem.
Na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, como foi denominada a instalação, está sendo construído um píer que medirá mais de dois mil metros e um terminal com capacidade para receber três milhões de contêineres por ano. O terminal deverá iniciar as operações de maneira parcial em 2013, enquanto sua construção prosseguirá.
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