"A Bolívia desenvolverá a energia atômica com caráter pacífico", assegurou nesta segunda-feira (11) o vice-presidente Alvaro García Linera, na cidade de Tarija, durante inauguração das Olimpíadas Científicas Estudantis.
Vamos implementar um programa de energia atômica com caráter pacifico”
|
“Vamos implementar um programa de energia atômica com caráter pacifico”, destacou o também presidente da Assembleia Legislativa, ainda não ofereceu mais detalhes sobre o tema e enfatizou que o governo aposta de maneira dedicada ao desenvolvimento tecnológico.
Garcia Lineira ressaltou a construção do satélite de comunicações Túpac Kataricomo uma mostra do interesse governamental para desenvolver o país, além dos investimentos na indústria do lítio e de hidrocarbonetos.
Para o vice-mandatário, o país necessita consolidar uma vanguarda científico-tecnica com profissionais talentosos e comprometidos, que podem ser formados nos centros de estudos estrangeiros, como ocorre com os que operarão o satélite, que se preparam na China.
No ano anterior foram enviados para a China 64 jovens, depois de uma rigorosa seleção, onde operarão o Túpac Katari, enquanto vários estudam pós-graduação relacionada com a produção de lítio e 35 em hidrocarbonetos.
O governo do presidente Evo Morales pretende dar valor agregado para as matérias primas e além disso da construção de novas industrias, precisa pessoal capacitado para operá-las.
Fonte: Prensa Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário